sexta-feira, 31 de agosto de 2012

LIXO E RESÍDUOS POLUENTES


Qual o destino dos resíduos produzidos diariamente pela sociedade?

A sociedade moderna acumula lixo e resíduos, e cada vez menos se encontra locais apropriados para o devido armazenamento onde estes podem levar até 1.000 anos ou mais para decompor no meio ambiente. Existem alguns materiais que além de levar um longo período para que o tempo exerça uma ação decompositora através de indivíduos como bactérias, micróbios ou fungos, contaminam o solo comprometendo o mesmo por diversas gerações. Esses materiais podem ser pilhas, baterias, produtos químicos entre outros diversos que causam problemas de grande escalão para a natureza.

            Graças a iniciativas de reciclagens e reaproveitamento de materiais como plásticos, vidro, metal, papel entre outros, consegui-se em diversas localidades ao longo do país reduzir o montante de lixo que se acumula. No entanto ainda não é suficiente, pois o lixo ainda é muito e não são todas as localidades que realizam a coleta seletiva. Além de tomar cuidado para não dispersar lixo em locais desapropriados, deve-se diminuir o lixo produzido de forma geral diariamente. Atitudes simples de como levar uma sacola de tecido para o supermercado, evitando trazer sacola plástica para casa, comprar alimentos ou objetos com o mínimo possível de embalagens e separar o lixo orgânico do seco, solicitando e reivindicando para que as empresas publicas e particulares realizem a coleta seletiva, amenizando o problema.

COLETA SELETIVA DE LIXO

Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartados em aterros sanitários ou usados para a fabricação de adubos orgânicos.

No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papeis, plásticos, metais e vidros. Existem industrias que reutilizem estas matérias-primas ou até mesmo de outros produtos. Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizadas, estes materiais ganham um destino à poluição do meio ambiente. Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma especifica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais. A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para a empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios, além de ser também importante para o desenvolvimento sustentável.
 
FONTE E CRÉDITO: JORNAL NOITE E DIA, de 31 de agosto a 06 de setembro de 2012

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CONVOCAÇÃO AO CONDEMA


Em razão do documento encaminhado pela autarquia Centro Industrial do Subaé, através do seu diretor senhor José Mercês de Oliveira Neto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais  convoca  o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), para uma reunião extraordinária no próximo dia 18 de setembro de 2012, ás 08:00 horas, tendo como local a sede da secretaria localizada na Rua Leonilda Bacelar 224, Kalilândia, para a discussão e apreciação do processo  de licenciamento ambiental de operação da PLACO do BRASIL Ltda. O conselheiro José Marcone Paulo de Souza, nomeado como relator do processo, relatará o respectivo processo no prazo de 10 (dez) dias úteis, após o recebimento do mesmo.
 
 

IINTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL NAS FEIRAS LIVRES


A “Intervenção socioambiental nas feiras livres” foi discutida na 14º edição das Quartas Ambientais ontem (29), promovida pelo Departamento de Planejamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).

O evento realizado na Secretaria Municipal de Saúde, contou com a presença de diferentes segmentos da sociedade, entre elas a mestra e especialista em Educação Ambiental Ozeneide Silva Gusmão. “Feira de Santana foi criada a partir de feiras livres, com isso também adquirimos os mesmos hábitos de consumo. É necessário praticarmos um processo continuo educativo”, afirmou.

Durante o encontro foram discutidas as intervenções tanta da comunidade consumista como empregatício das feiras livres para um melhor desenvolvimento social, econômico e ambiental da sociedade, como limpeza, adequação e reaproveitamento de alimentos, além de introdução ao uso da compostagem. Foram debatidos também assuntos como causas de acidentes nessas feiras. “Como geralmente a profissão de feirante é hereditária, os costumes de carregar peso, transportes de alimentos e mau uso da higiene também afetam as famílias, causando doenças muitas vezes graves”, declarou Roquenei da Purificação, fisioterapeuta especialista em biologia celular com ênfase em saúde pública.
 
Na programação, os visitantes puderam visualizar a exposição de matérias recicláveis da engenheira ambiental e artesã Simone Vasconcellos. A 14º edição das Quartas Ambientais teve o apoio da Secretaria de Trabalho Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETRAD), Secretaria de Saúde (SMS) e Vigilância Sanitária.

 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Gincana Ecológica na Escola Municipal Célida Soares

Mascotes, poesias e gritos de guerra marcam o dia de gincana


A Escola Municipal Célida Soares da Rocha do bairro Rua Nova tem motivado alunos, professores e funcionários para a campanha da Gincana Ecológica com parceria do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).
Hoje (27), os alunos levaram cerca de 300 garrafas pets onde durante uma semana, famílias e comunidade foram mobilizadas pela campanha, além dos 15 quilos de ração para serão doados a Associação Protetora de Animais (APA).
 
A escola foi separada por turmas do 1º ao 5º ano e nomeadas pelos elementos naturais. A Equipe AR apresentou a mascote em forma de tartaruga, a ÁGUA o golfinho. Já a equipe FOGO expos o curupira (personagem folclórico que tem uma tocha) e a equipe TERRA fez uma mascote no formato do globo terrestre de boné e calção, apelidado de “Preserve”. Durante a gincana, as equipe também declararam poesias de cunho ambiental.
“Nosso objetivo principal é fazer com que os alunos possam praticar os ensinamentos aprendidos na escola. Entre animados “gritos de guerra” as atividades são executadas com mais disposição e animação e isso faz diferença”, afirma Ana Claúdia Bastos Silva, diretora.





 

 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PEDALADA DA PRIMAVERA EM SETEMBRO


A primavera será recebida com a 1º Pedalada da Primavera que ocorrerá no dia 23 de setembro, as 08:00 horas com saída na Avenida Fraga Maia. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).

“Esperamos um grande número de pessoas, pois a estação mais florida do ano tem um clima agradável para reunir a família para apreciação da natureza”, afirma Antonio Carlos Coelho, secretário. Segundo a diretora do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da SEMMAM, Millena Carvalho, o objetivo da ação é desenvolver a consciência ambiental de forma agradável e familiar.

A Pedalada da Primavera também conta com a parceria e apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), Guarda Municipal, Policia Militar e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, além do apoio de empresas que irão brindar a população com bicicletas e acessórios através de sorteio.

As inscrições são feitas com um quilo de alimento não-perecivel, óleo de cozinha usado ou garrafas pet. Os interessados devem ser dirigir a sede da SEMMAM, na Rua Leonilda Bacelar, 222, Kalilândia. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 08 ás 17 horas, pelo telefone (75) 33229319 ou pelo e-mail pedaladadaprimavera@gmail.com.

COMEMORAÇÕES A PRIMAVERA


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), atendendo a dispositivo legal que consta na Lei Complementar 041/2009, que é obrigatória a comemoração no dia 21 de setembro o Dia Municipal da Arvore que foi instituído na própria complementação da lei. Para tanto, o Departamento de Planejamento e Educação Ambiental , elaborou a seguinte programação:

21 de setembro de 2012

O9:00 Participação de alunos da Rede Municipal de Ensino, onde é aplicado o projeto Os Guardiões do Meio Ambiente, junto com o Departamento de Áreas Verdes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e outros órgãos envolvidos no processo ambiental da cidade, irão plantar alguns mudas de árvores na Avenida Fraga Maia. A SEMMAM fará doção de uma quantidade significativa de mudas ao Departamento de Áreas Verdes para plantio.

23 de setembro de 2012

Pedalada da Primavera, com saída na Avenida Fraga Maia e premiações de bicicletas e acessórios. As inscrições são gratuitas, mas a população pode doar 1 kg de alimento não perecível, garrafas pet ou óleo usado na sede da SEMMAM , na Rua Leonilda Bacelar, 222, Kalilândia, telefone (75) 3322-9319 de segunda a sexta-feira das 08:00 as 17:00 horas ou e-mail pedaladadaprimavera@gmail.com.

ANDAR DE BICICLETA BENEFICIA O CORPO

Provavelmente, ao falar de bicicleta, você se lembra do tempo de criança, quando saía pedalando pelas redondezas de sua casa ou apartamento, certo? Acontece que este exercício é tão completo que ele nunca deveria deixar de ser praticado. Seja para passear, se exercitar ou se locomover, andar de bicicleta pode ser uma forma muito prazerosa de prevenir problemas de saúde, manter o bem-estar e a qualidade de vida e, de quebra, preservar o meio-ambiente.
 
A prática, além de ser prazerosa para o corpo e para a mente, é um excelente exercício aeróbio, ideal para quem quer queimar calorias. Só para você ter uma idéia, uma hora de pedalada, em uma intensidade moderada, queima, em média, 350 calorias. Segundo o personal trainer Paulo H. P. Almeida, pedalar é excelente, também, para enrijecer a musculatura dos glúteos, coxa, panturrilha e abdominal, regiões que sofrem com o acúmulo de gordura localizada. “O exercício contribui também para melhora do funcionamento do sistema cardiovascular”, complementa.
 
Atualmente, a maioria das cidades possui ciclovias e parques com pistas próprias para a prática. Para que o exercício funcione melhor, a dica é procurar lugares com aclives e declives, que exigem mais da musculatura. “Opte por locais longe da poluição, como parques e ruas tranqüilas, que permitem que você melhore os resultados da atividade, alternando a intensidade do treino, ao mesmo tempo que beneficiam a mente e ajudam a liberar o estresse do dia-dia”, garante Paulo.
 
Apesar de ser um exercício de baixo impacto, deve ser realizado com cautela por pessoa com problemas nos joelhos e na coluna, pois a posição e os movimentos podem piorar o quadro. Segundo Paulo, estas pessoas somente podem iniciar na prática com o acompanhamento de um profissional qualificado. “Pessoas muito obesas também necessitam deste acompanhamento, já que o exercício exige muito do sistema cardiorespiratório”, afirma o personal.
 
Confira agora as dicas do personal trainer Paulo H. P. Almeida para pedalar sem correr riscos e obter melhores resultados da atividade:
- Antes de iniciar, consulte um médico e realize exames para assegurar que você está apta a realizar essa atividade. Se você tem algum problema de saúde ou mais de 40 anos, a consulta ao médico é ainda mais importante;

- Escolha uma bicicleta que seja compatível com seu biótipo. A altura do quadro é muito importante para que o exercício não ofereça perigo ao corpo;
- Ajuste o banco de forma que a coluna fique reta, o abdome contraído e as pernas semiflexionadas;
- Use roupas adequadas, como calças justas, leves e flexíveis, além de capacete e luvas;

- Para quem pretende andar em vias publicas, atenção redobrada às regras de trânsito;
- Faça alongamento antes e depois e não pedale mais do que seu corpo permite. Você é o único que sabe dos limites do seu corpo, por isso respeite-os;
- Ao percorrer longas distâncias, lembre-se de ingerir líquidos durante o percurso e também de aplicar protetor solar.

FONTE: http://local.artigosinformativos.com.br/Compreenda_os_beneficios_de_pedalar_Feira_de_Santana_Bahia-r1193525-Feira_de_santana_BA.html

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ESCOLA CASTRO ALVES DE FEIRA DE SANTANA PROMOVE GINCANA ECOLOGICA

Alunos realizam Seminário Ecológico: Mundo Sustentável em Mãos Tão Pequenas com encanto e criatividade

 
Alunos realizam Seminário Ecológico: Mundo Sustentável em Mãos Tão Pequenas com encanto e criatividade

A escola Castro Alves (ECA) promoveu o Seminário Ecológico: Mundo Sustentável em Mãos Tão Pequenas buscando inspirar nas crianças um olhar mais sensível acerca do que está acontecendo no mundo. Ao todo 40 alunos da Educação Infantil estiveram imbuídos de apresentar temas importantes relacionados à sustentabilidade e a reciclagem. A consciência ambiental, proposta oriunda da disciplina Natureza e Sociedade, foi exposta em forma de arte e com muita criatividade.
 
O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (10), no auditório da ECA. De acordo, com a coordenadora do evento Jussara Portugal, todos os anos as classes da Educação Infantil realizam o Seminário Ecológico com temas diversificados e direcionados ao estudo do meio ambiente relacionado com os animais, a vida marinha e a flora. “No entanto, pensamos em falar de um tema bem discutido pela sociedade e a mídia em geral, que é a ação humana na natureza e a maneira pela qual o homem pode diminuir tais impactos”, explica. Contando com o envolvimento dos pais do alunado, a exposição foi baseada em três subtemas: A professora Manuela Conceição desenvolveu junto aos alunos do Infantil I a temática “Em busca de um Mundo Verde”, mostrando a importância de cuidar das plantas. “Atitudes Sustentáveis; Passe Adiante” foi à proposta abordada pela turma do Infantil II orientada pela professora Manuela Conceição, enfatizando como as ações humanas contribuem para agredir o meio ambiente.
 
Já os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental junto a professora Railda de Sá destacaram a necessidade da reciclagem com o sub-tema: “Reciclar é Preservar” . Para a comerciante Márcia Patrícia Santos, mãe da pequenina Maria Fernanda Santos, de cinco anos de idade, é muito interessante que as crianças desde cedo compreendam assuntos tão relevantes para a nossa sociedade. “Fico bastante ansiosa para prestigiar as apresentações da minha filha e de toda a escola. Os eventos são sempre bem feitos e de alto nível", afirmou. Os trabalhos que os alunos desenvolveram em sala de aula ficaram em exibição na sala de Projeção da Educação Infantil, enriquecendo ainda mais o evento. "No dia-a-dia eu sempre acompanhava as atividades de Maria e me surpreendia com os trabalhos que eram solicitados. A ideia de criar brinquedos com materiais recicláveis, como o caso de robôs e bonecos que geralmente agente vê na TV e presenteá-los foi muito legal”, relata Márcia. A diretora da Escola Castro Alves, Lusinete da Silva Boaventura, também conhecida como Bibi, afirma que foi um prazer prestigiar e perceber o quanto os pais das crianças estão envolvidas com a educação das mesmas e abraçam com toda dedicação mais um evento de alto nível e criatividade. “Podemos notar como a utilização da reciclagem pode ser benéfica para a sociedade de forma consciente e ainda transparecendo beleza. Parabenizo aos alunos, pais, professores e a coordenação”, ressaltou.
 
 
FONTE: http://www.escolacastroalves.com.br/noticias.php?id=415

JORNAL TRIBUNA FEIRENSE , página 16  de 17 de agosto de 2012
 

Gincana sobre Reciclagem estimulam alunos de rede municipal e ganham prêmios

 
 
Vencedora da Gincana “Reciclar é Transformar”, promovida pela Empresa de refresco Tang, a Escola Municipal Professor Antônio Alves Lopes, situada no conjunto Viveiros, se tornou referência nacional no quesito preservação ambiental. A competição aconteceu nos meses de maio e junho, em escolas dos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará, sendo cinco de Feira de Santana.

A unidade recolheu 3.620 embalagens de refrescos em pó através dos alunos, comunidade e Escola João Paulo I. “O empenho da comunidade e dos alunos da Escola Professor Antônio Alves, em Feira de Santana, foi surpreendente. A escola conseguiu mobilizar outras instituições para a causa da reciclagem e, com isso, venceu a gincana na Bahia. Foi uma inspiração para todos e um exemplo para os participantes da nova onda da competição”, destaca Juliano Rodrigues, gerente de Marketing da Kraft Foods.

A ideia do projeto foi estimular os alunos a trazerem de casa embalagens de qualquer marca de refresco em pó para serem depositadas no Reciclômetro, um recipiente exclusivo para armazenar o material recolhido pelos estudantes. A Escola Municipal levou o prêmio de R$ 15 mil para melhorar a estrutura física. Além dos serviços de reforma do pátio e projetos de paisagismo, a unidade está recebendo ambientação com produtos reciclados, a exemplo de pneus e garrafas peti tornando a estrutura da instituição de ensino da rede municipal muito mais ecológica.

Os bancos do pátio agora são de madeira reciclável e os pneus que seriam descartados estão sendo utilizados para a plantação de espécies decorativas. Através do prêmio, a área externa da unidade recebeu pintura padronizada nas cores verde, vermelho e branco, e a área interna também ganha nova pintura nesta segunda-feira (20). Para comemorar a premiação e a obra, a escola vai realizar uma festa neste sábado (25), às 13 horas, com shows, brincadeiras, atividades educativas e muita diversão para as crianças.


JORNAL FOLHA DO ESTADO ,Cadreno Geral, página 03


 

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Empresa se compromete na recuperação de area ambiental após denúncia


Uma empresa de indústria alimentícia de porte médio que foi denunciada no dia 18 de julho por crime ambiental, recebeu na última quarta-feira (15) a visita da Diretora do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) de Feira de Santana, Millena Carvalho, para auxiliar na intermediação entre a comunidade e a empresa com o intuito de identificar e contribuir com soluções prestadas para melhoria do meio ambiente e seus afluentes. “Através de um encontro informal, toda comunidade mostrou – se bastante receptiva, onde a empresa está de acordo com a participação das atividades interativas de educação ambiental, em  cumprimento ás normas ” , afirma.  
A denúncia de poluição do solo a da água da Bacia do Rio Subaé, especificamente da Lagoa do Totonho, localizado no Povoado o Fulô, Distrito de Humildes, tem sido uma das reivindicações da comunidade que solicitou a presença da SEMMAM no local, onde foram encontrados depósitos inadequados de efluentes industriais não tratados, causando degradação da área. Inspeções técnicas e coletas de material foram feitas pelo laboratório da EMBASA para identificar os responsáveis pela degradação com a finalidade de comprovar a contaminação. A empresa foi autuada com auto de infração de multa no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), onde a mesma argumentou que as transformações ambientais causadas foram de baixo impacto, justificando uma redução do valor da multa.
O dano ambiental de área predominante rural impactou prejuízos aos agricultores de pequeno porte da região que utilizam da água fluente do Rio Totonho, para irrigação das suas plantações e hortaliças, pelo não cumprimento da operação correta da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da indústria.  O efluente da empresa é encaminhado através de uma rede hidráulica e ao final desta etapa, lança em uma área encharcada. A umidade dessa várzea é alimentada por águas de chuvas advindas de maneira direta e indireta por drenagem superficial. A carga poluidora da ETE atingiu a várzea causando a perda da horta da comunidade.
A comunidade participará das atividades da empresa a partir da intervenção SEMMAM, para que a empresa tenha uma apresentação de plano de recuperação da área degradada e redução em 90% da multa aplicada, caso cumpra o acordo. “Dessa forma tanto a comunidade como a empresa ganham e contribuem para o cenário econômico, social e ambiental do município, desenvolvendo ações ambientais que favorecem práticas sustentáveis participativas e conscientes ”, declara Millena Carvalho.  

Cavaletes de propagandas politicas só podem ser retiradas com autorização judicial

Os cavaletes e placas políticas de vários formatos em todo percurso da cidade de Feira de Santana, estão atrapalhando a visibilidade tanto de pedestres como de motoristas podendo provocar acidentes, além da poluição visual, segundo a população.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, as placas podem ser retiradas somente com autorização da Justiça Eleitoral, já que a propaganda é liberada pela mesma. “Concordo que os cavaletes e algumas propagandas atrapalham a visibilidade, mas nesses casos não podemos interferir”, afirma Antônio Carlos Coelho, secretário. Apenas as publicidades já proibidas pela Justiça Eleitoral, podem ser retiradas pala secretaria, a exemplo de faixas em postes. “Vamos mobilizar autoridades de trânsito para fazermos um remanejamento, caso a justiça nos autorize.”

Nos carros de som e estabelecimentos comerciais, a Justiça Eleitoral autoriza a propaganda com o limite de no máximo 70 decibéis e caso não cumpra este procedimento, os fiscais da secretaria podem recolher o material que ficará a disposição da poder judiciário, se ocorrer flagrante. Caso o limite estabelecido seja ultrapassado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tomará providencias.  Os veículos particulares com potentes caixas de som devem ser denunciados, quando a particularidade de combate e providencias é da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. “Em caso de reclamações a pessoa pode anotar a placa do carro e ligar para a central de atendimento, 156. Não podemos de imediato dar o atendimento porque primeiro temos que obedecer ao que diz o Código de Meio Ambiente. Nós notificamos, depois advertimos para só então fazer a apreensão e aplicar a multa” declarou.

FONTE : http://www.acordacidade.com.br/noticias/94823/secretaria-de-meio-ambiente-nao-pode-retirar-cavaletes-das-avenidas-diz-secretario-.html

FOTO: DANIELA CARDOSO

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

HEROIS VERDES

Conheça pessoas cujos negócios ajudam a criar um futuro mais sustentável para o nosso planeta


Por David Derbyshire


A energia do vento

Arjen van der Veen, 37 anos, Holanda

Em 2009, Arjen van der Veen, juntamente com dois amigos, lançou o veleiro Tres Hombres de 32 metros para sua viagem inaugural. Alguns meses depois, o barco transportava ajuda para o Haiti após o terremoto devastador, de onde voltava carregado de rum – tudo usando apenas o poder do vento.

“É possível produzir e vender bens de forma sustentável, mas, se não se consegue fazer o transporte desses bens de uma forma que seja amiga do ambiente, é uma cadeia com um elo partido”, explica Arjen.

Atualmente, a empresa que mantém com os amigos, a Fairtransport, utiliza dois veleiros e uma tripulação de 15 pessoas que transportam todo o tipo de produtos, desde cobertores a azeite, chocolate ou café, através do Atlântico. Há planos em estudo para uma frota de “Ecoliners”, navios de 8 mil toneladas movidos a vento.

 Uma ideia (ou várias) na cabeça

Fernando Ximenes, 46 anos, Brasil


Desde pequeno a curiosidade move o cearense Fernando Ximenes, dono da empresa Gram Eollic, que nunca deixou de inovar. Após as crises do “apagão” de 2001, o engenheiro mecânico decidiu buscar fontes de energia renováveis. “Se você tem um aparelho novo, encosta o antigo. O mesmo pode acontecer com as energias: quando tivermos uma melhor, aposentaremos as usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares.”


Uma de suas invenções mais promissoras é a placa PVT, criada a partir da fibra do coco, para captar energia solar e gerar eletricidade. Segundo o engenheiro, a placa tem capacidade de produzir até 120 KW/h por mês. Ela funciona mesmo em dias nublados ou à noite e ainda é mais barata do que as placas convencionais. O projeto – em negociação com o governo para instalação da placa em casas de conjuntos habitacionais populares – pode beneficiar milhares de famílias brasileiras.

Suas criações não param por aí. Ximenes também desenvolveu um poste de iluminação pública à base de luz solar e energia eólica, e um carro quadriflex – movido a gasolina, álcool, luz solar e energia eólica.


Benefícios em rede

Heidi Ruud, 30 anos, Noruega

Sobras de redes de pesca plásticas, boias, caixas e flutuadores espalham-se durante décadas pela costa nórdica, pondo em risco a vida marinha e a navegação. Por isso, Heidi Ruud e o sócio, Oistein Aleksandersen, decidiram agir. “A poluição de plásticos é mesmo um grande problema”, explica Heidi, “especialmente quando as redes se perdem ou são largadas no mar, onde continuam a prender e a matar peixes. A indústria do lixo não quer as redes, porque se emaranham no equipamento de triagem dos aterros sanitários.”

A empresa, chamada NoFir, recolheu no ano passado cerca de 2.500 toneladas de lixo, principalmente o plástico indesejado pelos pescadores. O destino é a revenda para ser reciclado em tapetes, roupas de ginástica e painéis para automóveis.

 A urgência da partilha

Philipp Rogge, 32 anos, Alemanha


Philipp Rogge estava num pátio, num dia ensolarado em Munique, rodeado pelas bicicletas de seus vizinhos. “Eu queria dar uma volta de bicicleta, mas não podia usar nenhuma porque não fazia ideia de a quem pedir”, conta ele. “Comecei a pensar que deveria haver uma forma fácil de partilhar coisas com amigos e vizinhos.”

O resultado é o Frents, um site que permite a milhares de alemães partilharem ou alugarem bens – desde livros a DVDs, de cortadores de grama a carros.

Philipp diz: “Um produto disponível no Frents não tem de ser feito centenas de vezes, e isso poupa energia e custos de produção. Há vários produtos que podem ser usados num raio de cerca de um quilômetro de casa sem que você tenha de comprar,”declara.

Sol Purificante
Petra Wadström, 60 anos, Estocolmo

Águas impróprias matam todos os anos cerca de dois milhões de crianças, sendo que a maior parte destas mortes ocorre nos países mais soalheiros do Mundo.
Petra Wadström, inventora, artista e avó, desenvolveu o Solvatten, uma caixa que purifica a água utilizando o calor do sol para fazer elevar a temperatura, de modo que os raios ultravioletas matem os micro-organismos. «Estava a viver na Austrália e surpreendeu-me que as pessoas não usassem a energia solar para aquecer água», explica Petra. Num sítio com sol, uma caixa pode criar 10 l de água segura para consumo humano em duas a seis horas.
Atualmente, as caixas, com um preço médio de 80 euros, são usadas por cerca de 40 mil pessoas em 20 países.

Reciclar com Estilo
Markus e Daniel Freitag, 42 e 41 anos, Zurique, Suíça
As malas Freitag tornaram-se um acessório imprescindível para os ecoguerreiros fashion. A inspiração surgiu quando os irmãos Markus e Daniel Freitag eram ainda estudantes e viviam junto a uma autoestrada movimentada de Zurique. Markus recorda que «todos os camiões que passavam tinham uma lona imunda a cobrir a carga. Nós pensámos que as lonas não duravam muito e imaginámos o que podíamos fazer com aquele material».
Da sua primeira lona, criaram duas malas impermeáveis para bicicleta. A empresa, atualmente, vende por ano 300 mil malas e acessórios feitos de quase 400 t de lona. Possui nove lojas e emprega mais de 130 pessoas, quatro delas a tempo inteiro e com a única função de encontrarem reservas de lonas velhas. Os dois modelos originais estão em museus de design de Nova Iorque e de Zurique.




O QUE ACESSIBILIDADE TEM A VER COM ECOLOGIA


Sabemos que a biodiversidade é essencial para a cadeia alimentar e, por isso, não precisamos saber exatamente qual o papel de uma espécie em um ecossistema para preservá-la. Em sociedade, a sociodiversidade nunca pareceu necessária para que se mantenha a cadeia produtiva. Talvez aqui precisemos descobrir o papel de cada “espécie” para incluí-las ao sistema social.

Há algum tempo conversei com a coordenadora do projeto Sou Capaz, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Responsável por incentivar e viabilizar a participação de Pessoas com Deficiência (PcD) nas empresas, Cristiane Gouveia me contou como as PcDs são competitivas e, no lugar certo, são até mais eficientes. Nas linhas de produção, pessoas com deficiência intelectual são mais concentradas e obedecem com facilidade a instrução de não manter conversas. No setor alimentício, os deficientes visuais são os melhores degustadores. Têm um paladar sensível e dão um diagnóstico mais preciso dos produtos em teste.

Meio ambiente já foi um assunto para o qual balançávamos afirmativamente a cabeça em ato de boa educação. “Preserve a natureza!” era questão de respeito; ninguém sabia calcular quanto o desrespeito custava. A sociodiversidade está nesse tempo hoje: respeitamos, somos bem educados. Mas ainda precisamos aprender a real importância dos nossos mais diversos cidadãos.

Talvez aí, em nosso mundo lógico e científico, a sociobiodiversidade passe então dos valores que pregamos beirando a hipocrisia, para uma prática transformadora – quem sabe, beirando a sustentabilidade.


FONTE: http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/o-que-acessibilidade-tem-a-ver-com-ecologia/

Por Ana Carolina AmaralCOLABORAÇÃO PARA A SUPERINTERESSANTE

Consciência Ambiental no país aumentou, diz pesquisa


Os brasileiros estão mais conscientes sobre a importância do meio ambiente do que há 20 anos. Na comparação entre os primeiros e últimos resultados, divulgados em junho, a pesquisa O Que o Brasileiro Pensa do Meio Ambiente e do Consumo Sustentável, realizada desde 1992, mostrou que a consciência ambiental no país quadruplicou.

As versões do levantamento mostram, que enquanto na primeira edição, que ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, 47% dos entrevistados não sabiam identificar os problemas ambientais. Este ano, apenas 10% ignoravam a questão.Na média nacional, 34% sabem o que é consumo sustentável atualmente. “Esta é uma pesquisa que mostra claramente tendências”, explicou a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Brollo de Serpa Crespo.Nessa projeção, a população da Região Sul mostrou-se mais engajada ambientalmente. Mais da metade dos sulistas sabem o que é consumo sustentável. “A diferença do Sul é impressionante em termos dos mais altos índices não só de acertos mas de atitudes corretamente ambientais”, disse .

Ao longo de duas décadas, os mais jovens e os mais velhos são os que menos conhecem a realidade ambiental, mas a consciência aumentou. Há 20 anos, quase 40% dos entrevistados entre 16 e 24 anos não opinaram sobre problemas ambientais, assim como mais de 60% dos brasileiros com 51 anos ou mais. Este ano, as proporções caíram para 6% entre os jovens e 16,5% entre os mais velhos.“ Isso tende a mudar ainda mais, porque agora temos todo um trabalho de educação ambiental nas escolas, o que vai refletir nas faixas seguintes ao longo dos anos”, disse Samyra, acrescentando que o nível de consciência ambiental “cresce à medida que a população é mais informada e mora em áreas urbanas, porque significa acesso à informação. E, na área rural, ainda há o habito de queimar o lixo”.

Atitudes ambientalmente corretas

Samyra afirma que os resultados mostram que a população, além de mais consciente, mostra maior disposição em relação a atitudes ambientalmente corretas e preocupação com o consumo.

A questão relacionada ao lixo, por exemplo, é um dos problemas que mais ganhou posições no ranking dos desafios ambientais montado pelos brasileiros. O destino, seleção, coleta e outros processos relativos aos resíduos que preocupavam 4% das pessoas entrevistadas em 1992, agora são alvos da atenção de 28% das pessoas.

Este ano, 48% dos entrevistados, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, afirmaram que fazem a separação dos resíduos nas residências. “Muitas vezes a disposição da população não encontra acolhimento de politicas públicas. Muitas vezes o cidadão separa em casa e a coleta do lixo vai e mistura os resíduos”, disse a secretária. Na análise geral do país, os índices ainda são baixos, sendo que menos de 500 municípios têm coleta seletiva implantada. Enquanto a separação do lixo é um habito de quase 80% das pessoas que vivem na Região Sul atualmente e de mais da metade dos moradores de cidades do Sudeste. No Norte e Nordeste, mais de 60% não separam resíduos.

Entre os problemas ambientais apontados, o desmatamento das florestas continua no topo da lista elaborada pelos entrevistados. “A preocupação com rios e mares [que continua na segunda posição do ranking] se eleva a partir de 2006. Já é impacto da Politica Nacional de Resíduos Sólidos [criada em 2010]”, disse ela. “O bioma Amazônia continua sendo considerado o mais ameaçado na opinião das pessoas”, disse Samyra Crespo, comparando as edições da pesquisa. Em 2006, por exemplo, 38% dos entrevistados estavam dispostos a contribuir financeiramente para a preservação do bioma. Este ano, o índice cresceu para 51%.

Samyra Crespo ainda aposta que a Política Nacional de Resíduos Sólidos vai provocar mudanças econômicas, criando um ambiente de estímulo à reciclagem. “Temos que trabalhar tanto na desoneração da cadeia produtiva, como com a conscientização ambiental. Os produtos corretos concorrem hoje nas mesmas condições”, disse ela, acrescentando que “não é tão simples porque você trabalha toda a cadeia do produto e temos poucos estudos de ciclos do produto”.

No decorrer dos últimos vinte anos, a população também mudou a forma como distribui as responsabilidades sobre meio ambiente. “Em 1992, o governo federal era o maior responsável. Isso vai diminuindo e a responsabilidade foi sendo atribuída às prefeituras. Continua a tendência a achar que é o governo [federal], mas cada vez mais o governo local é priorizado”, disse Samyra Crespo.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Bebês expostos a ambiente poluído sofrerão reações alérgicas mais fortes


A exposição de recém-nascidos à poluição acarreta reação exacerbada a estímulos alérgicos na fase adulta, aponta pesquisa do Departamento de Farmacologia da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com a professora Soraia Pereira Costa, o estudo constata que os poluentes das grandes metrópoles deixam os indivíduos predispostos ao desenvolvimento de inflamações alérgicas, como a asma. A pesquisa comparou a trajetória de camundongos expostos a uma substância resultante da combustão do diesel durante a fase neonatal e outro grupo de animais protegidos da poluição.

Os animais mantidos na área poluída foram expostos durante 15 minutos, em três dias alternados, a um ambiente com baixa concentração do poluente 1,2-naftoquinona (1,2-NQ). Na fase adulta [dois meses após o nascimento], todos os camundongos foram submetidos a outra prova: receberam a proteína ovoalbumina, capaz de desencadear inflamações alérgicas. “O grupo submetido à poluição desenvolveu inflamação mais potente, se comparada aos que não foram expostos”, explica Soraia Costa. Ela destaca que qualquer estímulo ambiental desencadeará reação inflamatória pulmonar, alérgica ou não, muito mais intensa.

A pesquisadora explica que isso ocorre porque, nos indivíduos expostos à poluição, há forte aumento da expressão e ativação dos receptores TOLL 4 no pulmão. Estes receptores são associados a resposta inflamatória. Para a professora, os resultados podem explicar a grande incidência de doenças inflamatórias do pulmão em pessoas que nascem e vivem em áreas com alto teor de poluição atmosférica.

A exposição alérgica, que nos camundongos foi feita com uma proteína encontrada no ovo, está presente na vida humana em diversas substâncias, como pólen, pelo, entre outros, informou a professora. “Muitos estudos apresentaram dados epidemiológicos e clínicos na relação dessas doenças com a poluição, mas não ficava deixava claro qual o poluente envolvido nisso” reforça a pesquisadora.

Soraia Costa destaca que estudo aponta o caminho para o desenvolvimento de medicamentos capazes de bloquear esses receptores. “Identificamos os efeitos para que no futuro sejam desenvolvidas ferramentas farmacológicas e terapêuticas”, disse.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O que significa Reciclar?


O termo reciclar significa transformar objetos materiais usados (ou lixo material) em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelas pessoas comuns e governantes, a partir do momento em que observou-se os benefícios que a reciclagem apresenta para o nosso planeta.

Importância e benefícios da reciclagem

Desde a década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis cresceu significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países industrializados. Muitos governos e ONGs (Organizações Não Governamentais) estão cobrando das indústrias atitudes responsáveis. Neste sentido, o desenvolvimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio, plástico e papel, já são corriqueiras em várias cidades do mundo.

No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera renda, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo. Muitas empresas estão reciclando materiais como uma maneira de diminuir os custos de produção de seus produtos.

Outro importante benefício gerado pela reciclagem é a quantidade de novos empregos que ela tem gerado nos grandes centros urbanos. Muitas pessoas sem emprego formal (com carteira registrada) estão buscando trabalho neste ramo e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio, por exemplo, já são comuns nas grandes cidades do Brasil.

Diversos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um índice de reaproveitamento de aproximadamente 100%. Derretido, ele volta para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.

Várias campanhas de educação ambiental têm despertado a atenção para o problema do lixo nos grandes centros urbanos. Cada vez mais, os centros urbanos, com altos índices de crescimento da população, tem encontrado dificuldades em obter locais para instalarem depósitos de lixo (aterros). Logo, a reciclagem mostra-se como uma solução viável do ponto de vista econômico, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos educadores a separarem o lixo em suas casas. Outro fato interessante é que já é muito comum nos grandes condomínios residenciais a reciclagem do lixo.

Em regiões de zona rural a reciclagem também está acontecendo. O lixo orgânico (sobras de vegetais, frutas, grãos e legumes) é utilizado na produção de adubo orgânico para ser usado na agricultura.

Como podemos verificar, se o ser humano souber utilizar os recursos que a natureza oferece, poderemos ter, muito em breve, um ambiente mais limpo desenvolvido de forma sustentável.

Curiosidade: Você sabia que muitos produtos levam muitos anos para serem absorvidos pelo meio-ambiente? Veja abaixo uma relação das substâncias e o tempo que elas levam para serem absorvidas no solo.

· Papel comum: de 2 a 4 semanas
· Cascas de bananas: 2 anos
· Latas: 10 anos
· Vidros: 4.000 anos
· Tecidos: de 100 a 400 anos
· Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos
· Couro: 30 anos
· Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
· Cordas de náilon: de 30 a 40 anos
· Chicletes: 5 anos
· Latas de alumínio: de 80 a 100 anos



FONTE: http://www.todabiologia.com/ecologia/reciclagem.htm

Alunos da Escola Municipal Dr Cicero Carvalho plantam horta e usam na alimentação

Alunos cultivam plantas ornamentais e horta em escola municipal

O plantio feito na manhã desta terça (14) de árvores e plantas ornamentais deixa a frente da Escola Municipal Dr. Cícero Barbosa de Carvalho mais bonito, com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) através do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental.

Durante a ação a diretora Gylian de Brito Assis aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância desse projeto e a criação da horta com plantio de salsa, coentro e cebolinha. “As crianças aprendem na prática a importância do plantio, cultivo e cuidado das árvores e plantas que enfeitam nosso jardim e horta. É muito gratificante ver as crianças animadas e entusiasmadas em todos os eventos desse tipo” afirma. As hortaliças estão sendo utilizadas na alimentação da própria escola.

A escola tem promovido ativamente várias atividades em prol da preservação ambiental, através do Projeto Meio Ambiente In Foco, tendo como principal objetivo a preservação da natureza. “Estou gostando muito de plantar as arvores do meu colégio. Quando eu crescer vou mostrar para os meus filhos que foi eu que plantei”, declara Pedro Souza, 10 anos, aluno do 2º ano.




terça-feira, 14 de agosto de 2012

Crime Ambiental é denunciado pelo 156

A Parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) e Secretaria de Serviços Públicos (SESP), através dos departamentos de Planejamento de Educação Ambiental e Parques e Jardins, tem auxiliado no plantio e conservação de árvores pela cidade.

Denunciadas pelo Disque Denúncia 156, na manhã do dia 07 de agosto, duas árvores foram encontradas derrubadas entre dois traillers na Avenida João Durval, próximo a Escola Polivalente. Segundo a denúncia, as árvores foram retiradas, pelo dono de um dos traillers para expandir seus negócios infringindo a Lei Ambiental. Com isso foi feito a reposição do plantio de espécie própria no mesmo local e o dono do trailler foi notificado.

 “Vale resaltar que as árvores são de fundamental importância para a manutenção do equilíbrio climático e contribuem de maneira decisiva para o bem estar das pessoas que vivem em centros urbanos, diminuem os consumos energético e reduzem a poluição atmosférica”, afirma Millena Carvalho, diretora do departamento de Planejamento e Educação Ambiental.

De acordo com Eliane Araujo, coordenadora do Disque Denuncia, desde de 1 de julho ate hoje, foram feitas cinco solicitações, 31 denuncias de poluição atmosférica, seis pedido de corte e poda de arvores e uma denuncia de degradação do meio ambiente na cidade. “É interessante que a população denuncie para que possamos enviar as informações para os órgãos competentes e poder solucionar da melhor maneira possível”, declara.



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Gincana Ecológica motiva alunos da Escola Celida Soares

Alunos aprendem a fazer cofrinho de garrafa pet

O Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), realizou na manhã dessa segunda-feira (13), na Escola Municipal Celida Soares mais uma oficina de materiais recicláveis para auxiliar na educação ambiental de Feira de Santana.

A escola esta promovendo a 1º Gincana Ecológica com o tema “Semeando o Futuro”. Além dos alunos, seus respectivos pais e professores também põem em prática aprendizagem das oficinas. É o caso da Deilse Oliveira, 46 anos, mãe de Luana do Carmo, aluna do 4º ano da mesma escola. Ela começou a fazer artesanato após o desemprego dela e doença do marido. “Senti-me impotente com a situação, então comecei a usar varas do guarda-chuva quebrado com papel crepom e comecei a fazer artesanato com flores, daí passei a usar papelão para caixas enfeitadas além de isopor e garrafas pet para lembrancinhas”, afirma Deilse.

As atividades foram executadas pelos estagiários do departamento. Os alunos puderam aprender a fazer um cofrinho feito de garrafa pet. “Já estou pensando em colocar minhas moedas para comprar uma boneca no Natal” afirmou Geilsy Lima Ramos do 4º ano.





sexta-feira, 10 de agosto de 2012

INDICE DE DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA SOFRE QUEDA DE 23% EM UM ANO

O desmatamento na Amazônia Legal caiu 23% entre agosto de 2011, apontam dados preliminares do Deter(Detecção de Desmatamento em Tempo Real) , o sistema de detecção rápida por satélite usado pelo governo federal. Nos últimos 12 meses, a floresta teria perdido cerca de 2 mil quilômetros quadrados. Dos nove estados que compõem a região, apenas Roraima teve aumento no desflorestamento.

 Os dados apresentados pelo Ministério do Meio Ambiente, frutos de um sistema que varre a Amazônia Legal por satélite a cada dois dias, são considerados um indicativo para os números finais, levantados pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), mais preciso e divulgado no final do ano. “O Deter é um base importante. Podemos dizer que há uma tendência de queda”, disse a ministra Izabella Teixeira.

De acordo com o Deter, o desmatamento teria diminuindo em 10 dos 12 meses, caindo 50% de abril a junho. Houve dois picos, em novembro, com 10% de aumento cem relação ao período anterior e em janeiro com 250%. A maior queda aconteceu no Maranhão, que reduziu a um terço a área desmatada, na comparação com o período anterior. Pará, Amazonas e Acre também diminuíram. Segundo Izabella, Mato Grosso tem áreas de Cercado, onde a obrigatoriedade de reserva legal é menor- 35% ao invés dos 80% a floresta amazônica – e o Deter não identifica que tipo de vegetação foi desmatada. “No ano passado, o Estado foi responsável por 17,5% do desmatamento registrado, atrás do Pará, com 46,9%. Ainda assim, reconhece, Mato Grosso tem uma enorme fronteira agrícola com cada vez essas pessoas chegando. Muitas vezes essas pessoas não respeitam a lei, aumentando assim a possibilidade de desmatamento”, declara Izabella .

O tamanho das áreas desmatadas estaria caindo o que vem dificultando a detecção no sistema por satélite. De grandes porções de terra de ate 1 mil km², o desflorestamento agora acontece em pequenas áreas. “É o que eu chamo de desmatamento puxadinho. Temos visto o crescimento desse tipo de ação nos últimos dois ou três anos”, disse a ministra. Um novo satélite deve entrarem órbita em dezembro para melhorar a detecção. “ Vamos colocar uns óculos no Deter”, declarou a ministra.

Apesar da queda geral, duas cidades do Pará entraram na lista de município prioritários por terem registrado crescimento nos dois últimos anos. Anapu, em 2009, revê 26.5 km² de área desmatada. Passou para 226.8 km² em 2011. Senador José Porfírio foi de 3,6 km² a 101,9 foi de 3,6 km² a 101,9 km². Do outro lado, Ulianopolis (PA) saiu da lista. A cidade foi um das beneficiadas por um projeto de novas fontes sustentáveis financiadas com uma doação do governo da Noruega.


FONTE E CREDITO: JORNAL NOITE E DIA 10 A 16 de agosto de 2012