terça-feira, 2 de outubro de 2012

AS FORMIGAS AFETAM O MEIO AMBIENTE LOCAL

Pesquisa da Universidade de Exeter revelou que as formigas têm um grande impacto no meio ambiente local, como resultado de suas atividades enquanto “engenheiras” do ecossistema e predadoras.


O estudo, publicado no Journal of Animal Ecology, descobriu que as formigas provocam dois diferentes efeitos sobre o meio ambiente local. Em primeiro lugar, elas afetam o nível de nutrientes do solo ao se movimentarem sobre e embaixo dele para construir ninhos e coletar comida. Isso pode impactar indiretamente as populações locais de muitos grupos de animais. E em segundo lugar, elas atacam uma ampla variedade de outros animais, incluindo presas maiores que podem ser atacadas por um grande número de formigas operárias.
 
Dirk Sanders, um dos autores do estudo disse: “As formigas são predadoras eficientes e que prosperam em um grande número. Elas também são muito agressivas quando o assunto é o próprio “território”. Tudo isso significa dizer que elas têm um forte influência sobre a área ao redor”.

A pesquisa estudou pela primeira vez o quão grande é esse impacto. Os pesquisadores descobriram que apesar de predadoras, a presença das formigas também pode levar a um aumento na densidade e diversidade de outros grupos de animais. Elas realmente desempenham um papel fundamental no meio ambiente local, tendo uma forte influência sobre a cadeia alimentar.

O estudo mostrou ainda que uma baixa densidade de formigas em uma determinada área aumentou a diversidade de outros animais no local, particularmente herbívoros e decompositores. Já a alta densidade de formigas não apresentou o efeito oposto. Isso significa dizer que o impacto das formigas sobre os níveis de nutrientes do solo têm um efeito positivo sobre outros grupos de animais em níveis baixo, mas quando há um aumento no número de formigas, o impacto predador das mesmas tem um efeito ainda maior.

FONTE: http://formigueiross.blogspot.com.br/2012/06/como-as-formigas-afetam-o-meio-ambiente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário