quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FUNASA recebe novo laborátorio para análise da água

Tendo em vista a análise e melhoramento de água potável abastecidos por poços artesianos, a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) está executando no novo laboratório móvel recebido esta semana, a análise de água para consumo humano em todo território baiano. O investimento foi fornecido pelo Ministério da Saúde.
 
Com o propósito de melhorar a qualidade da água existente no interior do estado, a FUNASA, disponibilizou o equipamento para o beneficiamento sendo um laboratório regional. “O laboratório regional de monitoramento, controle e qualidade de água para consumo humano já existia, mas não era atuante na capital, então trouxemos para Feira de Santana e conseguimos pôr em ação vários projetos que estavam em andamento”, declara José Marques, assessor assistente da instituição.
 
Com dois anos de atuação em Feira de Santana, além de comunidades, órgãos, fundações e associações de diversos municípios e distritos baianos, tendo como outro tipo de abastecimento como poços artesianos, açudes ou carros pipas, o laboratório móvel também já atendeu aldeias, no qual desde o inicio do ano, passaram a ter uma secretaria especial indígena. “Nós contamos com uma equipe de técnicos, bioquímicos, técnico de manutenção e toda estrutura inclusive caminhonete e dois carros com tração nas quatro rodas para melhorar o atendimento tornando-o eficaz”, declara José Marques. A equipe conta também com uma moto para maior rapidez no processo de recolhimento do material, no qual geralmente obtém o resultante em 24 horas com relatório e sugestões de melhoria do uso da água.
 
Até o momento, não houve rejeição da população. “Existe ainda pessoas que preferem o gosto da água de barro, mas nem toda água limpa significa que esta tratada”, comenta o assessor. “A água do poço, pode estar com bom sabor e limpa, mas podem causar doenças graves se ingeridas sem tratamento adequado”, completa. Denúncias feitas pelo Ministério Público também são analisadas pelo laboratório regional quando solicitadas, caso haja dúvidas sobre procedimentos. A FUNASA segue com o projeto da construção de um laboratório de maior porte na região de Juazeiro.
Para obter o serviço, o representante deve enviar um ofício para o órgão, sendo atendido de acordo com a prioridade e agendamento e água deve ser para consumo o humano que não seja tratado pela Empresa Baiana de Agua e Esgoto (EMBASA), pois a mesma já executa este serviço. A FUNASA fica na Rua Barão de Rio Branco,882, Centro.




 
 

3 comentários:

  1. olá gostaria de saber se vcs fazem analise de agua para comercializar

    ResponderExcluir
  2. bom dia
    vcs fazem análise para domicílio privado ?

    ResponderExcluir
  3. boa tarde gostaria de saber se vc trabalham com analise domiciliar



    ResponderExcluir