sexta-feira, 31 de agosto de 2012

LIXO E RESÍDUOS POLUENTES


Qual o destino dos resíduos produzidos diariamente pela sociedade?

A sociedade moderna acumula lixo e resíduos, e cada vez menos se encontra locais apropriados para o devido armazenamento onde estes podem levar até 1.000 anos ou mais para decompor no meio ambiente. Existem alguns materiais que além de levar um longo período para que o tempo exerça uma ação decompositora através de indivíduos como bactérias, micróbios ou fungos, contaminam o solo comprometendo o mesmo por diversas gerações. Esses materiais podem ser pilhas, baterias, produtos químicos entre outros diversos que causam problemas de grande escalão para a natureza.

            Graças a iniciativas de reciclagens e reaproveitamento de materiais como plásticos, vidro, metal, papel entre outros, consegui-se em diversas localidades ao longo do país reduzir o montante de lixo que se acumula. No entanto ainda não é suficiente, pois o lixo ainda é muito e não são todas as localidades que realizam a coleta seletiva. Além de tomar cuidado para não dispersar lixo em locais desapropriados, deve-se diminuir o lixo produzido de forma geral diariamente. Atitudes simples de como levar uma sacola de tecido para o supermercado, evitando trazer sacola plástica para casa, comprar alimentos ou objetos com o mínimo possível de embalagens e separar o lixo orgânico do seco, solicitando e reivindicando para que as empresas publicas e particulares realizem a coleta seletiva, amenizando o problema.

COLETA SELETIVA DE LIXO

Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartados em aterros sanitários ou usados para a fabricação de adubos orgânicos.

No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papeis, plásticos, metais e vidros. Existem industrias que reutilizem estas matérias-primas ou até mesmo de outros produtos. Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizadas, estes materiais ganham um destino à poluição do meio ambiente. Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma especifica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais. A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para a empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios, além de ser também importante para o desenvolvimento sustentável.
 
FONTE E CRÉDITO: JORNAL NOITE E DIA, de 31 de agosto a 06 de setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário