sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sons e Ruídos


(Alterado pela Lei Complementar 042/2009)
Art. 167- A emissão de sons e ruídos, em decorrência de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda, obedecerá aos interesses da saúde, da segurança e do sossego público, observando os padrões, critérios e diretrizes estabelecidas nesta Lei, incumbindo os município disciplinar.
Parágrafo Único- Para prevenir a poluição  sonora, incumbe ao Município disciplinar.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

1º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Desde 2007, a Escola Municipal Maria Antonia da Costa empreende ações em defesa do meio ambiente por entender o quanto pequenas atitudes no dia a dia fazem diferença para o alcance da qualidade de vida desta e das futuras gerações. Assim sendo, no 30 de Julho de 2011 será realizado o 1º Congresso de Educação Ambiental da Escola Municipal Maria Antonia da Costa. O evento simbolizará a culminância de uma sequência de atividades
que serão desenvolvidas ao longo do bimestre entrelaçando teoria e práticas acerca de questões ligadas ao desequilíbrio ecológico, às mudanças climáticas, ao destino dos resíduos, ao consumo consciente e às ações empreendidas em defesa do meio ambiente em Feira de Santana.

Objetivos: estreitar as relações entre a escola, a natureza e o papel do aluno enquanto sujeito de transformação;
- Sensibilizar os estudantes para a importância de valores e idéias de preservação da natureza e de responsabilidade para com as gerações futuras;
 
Publico alvo: estudantes do Ensino Fundamental I e II da Escola Municipal Maria Antonia da Costa e grupos representativos compostos de 25 estudantes e professores de 3 escolas localizadas no entorno da EMMAC.

No dia 01/08/2011- Serão realizadas mesas redondas contemplando os seguintes temas:

14h00 – Mesa redonda: Fazendo e acontecendo no meio-ambiente
Palestra 1- O que o homem faz pelo meio-ambiente? 
Professor- Adriano Amorim

Palestra 2- O que a Escola faz pelo meio-ambiente? 
Aluna- Rafaela Teodoro dos Santos

15:30 Palestra 3- O que tem sido feito em Feira pelo meio-ambiente ?
Professor- Horácio Amorim

Palestra 4- O que o mundo tem feito pelo meio-ambiente?
Professor- Valdemiro Marinho

Considerando a importância do evento, a Escola Municipal Maria Antonia Costa, está convidando delegações de outras escolas para que possam contribuir  na construção de novos valores e atitudes voltadas para a conservação dos recursos naturais e do equilíbrio socioambiental do município de Feira de Santana.

 Informações: 75- 3625 3817
 Endereço: Rua Rio Madeira nº 171 Santa Mônica

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dona Canô entrega relatório de despoluição do rio Subaé a Lula

Vestida de branco e conversando bastante, Dona Canô recebeu , em sua casa, no município de Santo Amaro da Purificação, a visita do governador Jaques Wagner, acompanhado da primeira-dama Fátima Mendonça e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante o encontro, Dona Canô entregou ao ex-presidente um projeto sobre a despoluição do Rio Subaé. “Este é mais um estudo sobre a despoluição do rio, que sempre foi o compromisso de Lula. Ele também demonstrou bastante preocupado com a saúde de Dona Canô, querendo saber se ela estava bem. Foi uma conversa de amigo, entre duas pessoas que se admiram”, disse o governador.

O encontro durou um pouco mais de uma hora, mas, segundo Dona Canô, foi inesquecível. “Lula gosta mesmo de mim. Não interesse nenhum, é amizade. Foi a melhor visita do Brasil”. O encontro com a matriarca dos Velloso foi para saber sobre a saúde. Ela esteve internada no Hospital São Rafael, após apresentar problemas respiratórios.

“Hoje é dia do amigo e decidi visitar uma amiga. Eu tenho um carinho muito grande por Dona Canô e quando soube de sua internação fiquei preocupado. Graças a Deus ela está saudável, melhor, com vontade de falar. É uma alegria vir aqui. Agradeço a Deus esta oportunidade de estar com ela”, afirmou Lula. (Secom/Ba)

Lojas de veículos são notificadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), notificou 18 estabelecimentos que comercializam veículos usados na avenida Maria Quitéria, por lançarem água com produto químico no asfalto. Mais duas lojas foram multadas em R$ 5 mil, cada, por não atenderem a notificação anterior.

A água lançada no asfalto é proveniente da lavagem de carros e tem causado o desgaste da pista, o que representa um prejuízo de aproximadamente R$ 50 mil à Prefeitura de Feira de Santana, conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho.

Segundo o secretário, o problema foi constatado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) no trecho entre os números 2.993 e 3.577, e comunicado ao prefeito Tarcízio Pimenta, que determinou a notificação. Coelho acrescenta que a Divisão de Fiscalização continua monitorando o cumprimento da notificação diariamente.

“Não é possível que os comerciantes queiram impor os prejuízos para o Município. Eles devem colaborar com a conservação do asfalto”, alerta o secretário. Caso os comerciantes persistam com a prática, Antônio Carlos Coelho afirma que a Semmam vai interditar os estabelecimentos e solicitar a cassação do alvará de funcionamento à Secretaria Municipal da Fazenda

quinta-feira, 21 de julho de 2011

9ª Edição do Projeto Quartas Ambientais foi realizada na CDL

Representantes de entidades e órgãos ligados ao meio ambiente, além de professores, diretores escolares e sociedade se reuniram na tarde desta quarta-feira (20) no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL) para a  9ª Edição do Projeto Quartas Ambientais. O projeto faz parte do programa Guardiões do Meio Ambiente promovido pela Secretaria

O evento é realizado mensalmente com a discussão de temas voltados para Educação Ambiental. Nesta edição, foi abordado o tema:  “As Novas Ferramentas para a Conservação  e Restauração Ambiental”. A doutora em Geo-referenciamento e Conservação, pela Universidade de São Paulo, Ana Paula Giorgi, falou da importância do uso de tecnologias como o geo-referenciamento e imagens de satélite na seleção de áreas para a Conservação do Meio Ambiente.

“Esses tipos de ferramentas são o primeiro passo para se traçar estratégias de ações para preservação das espécies. Às vezes, o ponto de ocorrência, ou seja, a área onde existe um maior número de espécies diverge da área estabelecida pelo poder público a ser preservada”, ressaltou.

Durante o evento os diretores do departamento de Educação Ambiental, Horácio Amorim e o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Jurandir Borges, apresentaram ações desenvolvidas pelo município relativas à preservação do Meio Ambiente.

Jurandir Borges destacou  problemas de impacto ambiental gerados pela má escolha das espécies para o plantio nas calçadas das residências no município. “Quando se planta uma árvore não apropriada surgem transtornos como rachadura nos muros, levantamento da calçada, entupimento da rede de esgoto, tornando a experiência com o verde uma experiência negativa” ressaltou.

O diretor informou ainda que a secretaria dispõe de um serviço de orientação à comunidade através do telefone 3602-8121, direcionado especificamente para o plantio de árvores.
"Passamos informações sobre técnicas de plantio, escolha da espécie e fornecimento de mudas. Uma cartilha com todas as orientações vai ser divulgada em breve. Queremos com isso recuperar um pouco a massa verde do município, estimulando as pessoas a plantarem árvores corretamente”.



 

terça-feira, 19 de julho de 2011

SEMMAM sedia 1º reunião da ANAMMA

Feira de Santana sediou na tarde de ontem (18) a 1º reunião com membros da coordenação estadual da ANAMMA( Associação Nacional de órgãos Municipais de Meio Ambiente). O órgão foi reestruturado no mês de maio, onde o secretário de meio ambiente de Feira de Santana, Antonio Carlos Coelho aproveitou o momento para convidar a organização a reestréiar na cidade.
 “O convite foi feito pelo secretário de Meio Ambiente da cidade e viemos prestigiar Feira de Santana. As reuniões irão ocorrer a cada dois meses, em diferentes municípios do estado, a Bahia é muito grande e por isso, esses encontros serão de grande valia para trocarmos experiências”, afirmou Fernanda Aguiar, presidente estadual da Anamma
Representantes da SEMA ( Secretaria Estadual de Meio Ambiente) aproveitaram a reunião para apresentar o novo formato da secretaria, que passou por uma reformulação.“Além da nova estrutura da Sema viemos falar sobre a 3º Conferencia Estadual de Meio Ambiente receber sugestões dos secretários e técnicos ambientais para melhorar a nossa conferencia”, explicou a diretora da Sema, Kitty Tavares.
O secretário de Meio Ambiente da cidade, Antonio Carlos Coelho,fala que uma das vantagens da reunião foi à possibilidade de trocar experiências em entre os municípios. “Essas reuniões que a Anamma oferece tem vários pontos positivos, entre eles a possibilidade de se discutir a política ambiental”, avalia o secretário.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Programa "Os Guardiões do Meio Ambiente: construindo uma cidade sustentável"



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos e Naturais, que tem por finalidade formular, coordenar e executar a política de desenvolvimento socioambiental do município, em boa hora, institui o Programa “Os Guardiões do Meio Ambiente: construindo uma cidade sustentável”, a ser desenvolvido no período de maio de 2009 a dezembro de 2012. Este programa se propõe motivar as instituições de ensino e as entidades representativas da comunidade para, em parceria com o poder público, possibilitar a construção de valores e atitudes voltados para formação de uma sociedade, cujo desenvolvimento ocorra com sustentabilidade ambiental. Relacionar os principais problemas ambientais existentes no município, as medidas já implantadas no sentido de reduzir os impactos e os projetos de educação ambiental em andamento.

Legislação Ambiental do Município de Feira de Santana




Lei complementar Nº 042/2009
Dispõe sobre a alteração de dispositivos da LEI COMPLEMENTAR Nº 41, de 03 de setembro de 2009 (que “Altera, modifica, amplia e dá nova redação à Lei nº 1.612/92, que institui o Código do Meio Ambiente e dispõe sobre o Sistema Municipal do Meio Ambiente para a Administração da Qualidade, Proteção, Controle e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Uso Adequado dos Recursos Naturais do Município de Feira de Santana”) e da LEI COMPLEMENTAR Nº 03, de 22 de dezembro de 2000 (Código Tributário e de Rendas do Município de Feira de Santana) e dá outras providências.



Leis diversas








  • [PDF]

    LEI Nº 10.431 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2006

    Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
    LEI Nº 10.431 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2006. Dispõe sobre a Política de Meio ... Art. 1º - Fica instituída a Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção à ...
    www.semarh.ba.gov.br/Legislacao/Leis%20Estaduais/Lei10431.pdf












  • Lei 12056/11 | Lei nº 12.056 de 07 de janeiro de 2011 da Bahia



  • 7 jan. 2011 ... Institui a Política de Educacao Ambiental do Estado da Bahia, ... 2º - Para os fins previstos nessa Lei, entende-se por Educação Ambiental o ...
    www.jusbrasil.com.br/legislacao/.../lei-12056-11-bahia-ba - Em cache












  • POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE SÃO PAULO LEI N° X.XXX




    L6938org
    Art 2º - A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, ... X - educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive





    L9795
    Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de .... A coordenação da Política Nacional de Educação Ambiental ficará a cargo de um órgão ...
    www.planalto.gov.br/ccivil










  • L12305

    LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010. ..... 19 da Lei nº 11.445, de 2007, respeitado o conteúdo mínimo previsto nos incisos do caput e observado o disposto ...
    www.planalto.gov.br/...2010/2010/lei/l12305.htm - Em cache - Similares





  • Política Nacional de Resíduos Sólidos





    L12187


  • 29 dez. 2009 ... Art. 1o Esta Lei institui a Política Nacional sobre Mudança do .... V - o estímulo e o apoio à participação dos governos federal, ... IV - a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais - Rede Clima; ...
    www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007.../lei/l12187.htm - Em cache





  • [PDF]

    Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos ...

    segunda-feira, 11 de julho de 2011

    Outdoors sem licença ambiental serão removidos

    As secretarias de Meio Ambiente e Recursos Públicos irão notificar outdoors colocados sem autorização, infringindo legislação ambiental do município. O prefeito Tarcízio Pimenta junto com o secretário de Recursos Públicos, Luiz Araújo, identificaram na Avenida Fraga Maia um outdoor colocado irregularmente no canteiro.
    De acordo com Luiz Araújo, os equipamentos que estiveram em situação irregular serão retirados, assim como este identificado na Avenida Fraga Maia.
    O prefeito destacou o combate a poluição visual e ressaltou que a instalação de placas e propagandas precisam de autorização  e licença da prefeitura.





    As informações são da Secom

    Reunião do CONDEMA no próximo dia 15/07

    Na manha do dia 15 de julho ás 8:00, no auditório da SEMMAM (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), será realizada uma reunião extraordinária com membros do CONDEMA para avaliar os processos com pedido de Licenciamento Ambiental.
     Dentre os assuntos pautados estarão incluídos os processos abaixo.
    ·         Processo nº. 051548 /10 - Igor Matheus Gloria Pinto
    ·         Processo nº. 010890 /11 - Viva Ambiental e Serviços LTDA. (LAL/ LAI – Licença Ambiental de Localização e Licença Ambiental de Implantação)
    ·         Processo n º. 005643/2011 – Pepsico do Brasil Ltda. (Licença Ambiental de Operação – LAO)
    ·         Processo n
    ·         º. 010685/11 – Viva Ambiental e Serviços (Aterro Sanitário Domestico – LAL e LAI ( Licença Ambiental de localização e Licença Ambiental de Implantação)
    ·         Processo n º. 0223 04/11 – Lugran Indústria e Comércio Importação e Exportação de Mármores e granitos Ltda.

    quarta-feira, 6 de julho de 2011

    SEMMAM multa empresa de telefonia claro

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) multou a empresa Claro no valor de R$ 50 mil, por instalar torre de telefonia celular sem a devida licença ambiental. O equipamento está instalado irregularmente na rua São Lucas, no bairro Sobradinho,  e vem sendo motivo de constantes reclamações por parte dos moradores.
    Segundo o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho, o alvará de construção já foi cassado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. “A antena de telefonia infringe o código de Meio Ambiente, pois não possui licença ambiental para funcionar. Uma comissão de fiscalização foi montada para realizar a medição do local e dará o parecer técnico dentro de oito dias. Caso seja confirmado que a antena não está construída a 15 metros de distância dos imóveis, não iremos liberar o funcionamento”, explica.

    Através do número (75) 3602-4553, o Disk Verde, serviço implantado pela Secretaria de Meio Ambiente, a população feirense pode realizar diversas denúncias relacionadas à crime ambiental no município.

    Semmam propõe criação da Guarda Ambiental

    Feira de Santana pode ganhar um importante reforço nas ações de preservação ao meio ambiente com a criação da Guarda Municipal Ambiental. O projeto será apresentado à Câmara Municipal no início do mês de agosto na reabertura dos trabalhos do Legislativo.
    A informação foi dada pelo secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho, após audiência com o prefeito Tarcízio Pimenta, no Paço Municipal Maria Quitéria. “O prefeito assegurou que o projeto será levado para apreciação do poder Legislativo. A proposta foi elaborada pelo Departamento Jurídico e técnicos da Semmam com o aval do gestor municipal”, informa.
    De acordo com o secretário, a corporação será inicialmente composta por efetivo de 15 homens, constituído através de concurso público, e terá comando próprio. “O Projeto de Lei prevê, ainda, que a Guarda Ambiental receberá treinamento dado pelos técnicos da Semmam. O efetivo irá atuar no apoio às ações realizadas por fiscais e técnicos do licenciamento ambiental”, explica.
    Ainda de acordo com Antonio Carlos Coelho, a operação Faxina da Cidade, que atua no combate a poluição visual, também contará com reforço. “Os guardas ambientais darão suporte a esse tipo de ação, além de atuarem também no apoio às iniciativas de combate à poluição sonora e patrulhamento de lagoas e do rio Subaé”, acrescenta.
    Ainda durante a audiência foi discutido o projeto de criação do Fundo de Defesa do Meio Ambiente (Fundema), que também será levado à Câmara de Vereadores para apreciação. “Achamos por bem propor a criação, através de projeto de lei, do Departamento do Fundema com uma diretoria e duas chefias de divisões financeira e contábil, objetivando assim regularizar o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) na parte administrativa”, destaca.
    Na oportunidade, o secretário de Meio Ambiente apresentou projeto propondo a alteração do quadro de funcionários da Prefeitura Municipal com a criação de 14 novas funções que deverão ser preenchidas através de concurso público.
    “Neste projeto pleiteamos a contratação de dois biólogos, dois arquitetos, dois engenheiros agrônomo, dois engenheiros ambiental, dois engenheiros civil, dois engenheiros químico e dois geólogos para atender às demandas da parte técnica da secretaria de Meio Ambiente”, informa Antonio Carlos Coelho.

    terça-feira, 5 de julho de 2011

    Práticas ambientais são temas de seminário em Feira de Santana

    As questões relacionadas ao meio ambiente e seus impactos foram discutidos no I seminário ambiental da cidade de Feira de Santana. Intitulado “Feira de Santana Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”, o seminário teve como objetivo discutir relações para acabar com a exploração ambiental, através de palestras e debates com secretários, representantes de empresas do Centro Industrial do Subaé e autoridades da cidade, municípios próximos e do Recôncavo Baiano.

    O seminário foi presidido pelo prefeito Tarcízio Pimenta e teve a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Splenger, na abertura. Durante o evento houve uma ampla discussão sobre o meio ambiente no município, com a participação de representantes de várias indústrias, que expos produtos produzidos em cada uma delas.
     Também participam do evento, prefeitos da Bahia, secretários municipais de Meio Ambiente, autoridades, membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), ambientalistas e estudantes de gestão ambiental e engenharia ambiental de Feira de Santana. 
     Esta foi uma oportunidade para a população trocar idéias, fazer explanações e exigências a respeito dos problemas ambientais da cidade. “O evento foi destinado a todos que se interessam pelo meio ambiente em prol da troca de informações a respeito do desenvolvimento sustentável” enfatiza Antonio Carlos Coelho, secretario do meio ambiente.
     O coquetel de encerramento foi marcado pelo lançamento do Manual do Licenciamento Ambiental; cartilha compostas com todas as orientações necessárias para uma empresa solicitar seu licenciamento junto à secretaria do meio ambiente

    Escola Pingo de Gente desenvolve ação de Educação Ambiental


    Com o objetivo de incentivar a promoção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade feirense na luta em prol do desenvolvimento sustentável, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, através do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental vem incentivando e apoiando ações e projetos nas escolas e em comunidades de Feira de Santana. Assim, é importante salientar que o município vive um momento bastante especial nos estudos de Educação Ambiental, que deve ser creditado ao empenho e dedicação empreendidos por educadores de diversas escolas públicas e particulares. Entre as unidades de ensino que receberam a equipe dos Guardiões do Meio Ambiente nos últimos dias podem se destacar: o Educandário Pingo de Gente e a Escola Cinco Amiguinhos, que certamente vão continuar trabalhando para possibilitar que os alunos cresçam e se desenvolvam sensibilizados pela necessidade da conservação dos recursos naturais existentes no município

    PSF do Campo do Gado novo desenvolve projeto de saúde Ambiental

    O PSF do bairro Campo do Gado Novo promoveu uma reunião com as presenças dos agentes de saúde e da equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais- SEMMAM, tendo como objetivo discutir sobre os problemas ambientais existentes na comunidade e suas conseqüências à saúde dos moradores.
    Durante o encontro foi exibido o vídeo “Tá Limpo” que trata sobre as estratégias adotadas por uma comunidade para reduzir os impactos ambientais e melhorar os índices de saúde da população. Ao tempo em que discutiram sobre a mensagem apresentada pelo vídeo, os agentes construíram uma lista com os principais problemas ambientais existentes nas comunidades que Ao atuam e definiram algumas estratégias de enfrentamento.
    Durante o encontro foi exibido o vídeo “Tá Limpo” que trata sobre as estratégias adotadas por uma comunidade para reduzir os impactos ambientais e melhorar os índices de saúde da população. Ao tempo em que discutiram sobre a mensagem apresentada pelo vídeo, os agentes construíram uma lista com os principais problemas ambientais existentes nas comunidades que Ao atuam e definiram algumas estratégias de enfrentamento

    segunda-feira, 4 de julho de 2011

    Mais de 400 estudantes em Caminhada Ecológica


    Mais de 400 estudantes da Escola Municipal Célida Oliveira, localizada no bairro Rua Nova, participaram da Caminhada Ecológica em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.
    A mobilização, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), contou, ainda, com a participação de estudantes da Escola Estadual Erasmo Braga e do Grupo de Percussão Gangazumba. 
    Segundo o diretor do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Semmam, Horácio Amorim, o objetivo da ação foi desenvolver a consciência ambiental na comunidade. “Percorremos as ruas do bairro como forma de fazer com que a comunidade entenda a importância de cuidar do meio ambiente, mantendo as ruas limpas, tomando os devidos cuidados para prevenir o surgimento da dengue. Enfim, através das crianças pretendemos estimular os adultos a ingressarem nessa luta”, explica.
    De acordo com a diretora da Escola Municipal, Ana Cláudia Bastos, a caminhada foi uma extensão das ações em prol da preservação ambiental desenvolvidas na instituição. “Os nossos alunos fazem em sala de aula uma série de atividades sobre questões de saúde, preservação da água e cuidados com o lixo. Com esta passeata pretendemos aproximar os moradores do bairro da comunidade escolar para lutarmos por estas causas”, declara.
    A estudante Ana Marta Oliveira, de 8 anos, ressalta a importância de iniciativas que visem a educação ambiental com jovens e adultos. “Estamos aprendendo como cuidar do nosso meio ambiente para no futuro a gente poder viver num mundo melhor, mais limpo e sem doenças”, afirma.
    Já no dia 09 a  Semmam vai realizar o I Seminário do Meio Ambiente no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, a partir das 8 horas. O evento tem como tema “Feira de Santana rumo ao desenvolvimento sustentável”.

    SEMMAM promoveu 2ª pedalada em comemoração ao dia mundial do Meio Ambiente


    A Secretária de Meio ambiente (SEMMAM), através do Secretário Antonio Carlos Coelho, o Departamento de Educação Ambiental e a Embasa promoveram a 2ª Pedalada Ecológica, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. 
    A 2ª Pedalada Ecológica visava estimular as pessoas a utilizarem de maneira mais corriqueira as bicicletas, por se tratar de um veículo não poluente e estimular a realização de atividades físicas. Além de conscientizar as pessoas sobre esse sério problema que acarreta o mundo, o encontro ajudou instituições carentes da cidade. Os ciclistas também poderam participar de sorteio de bicicletas e diversos prêmios.


     De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho, o evento visou conscientizar a população a deixar ao menos nos dias de lazer os veículos automotivos em casa. “Além de ser uma grandiosa atividade física, não poluir o meio ambiente é a nossa principal meta na realização da pedalada, vamos ao menos aos finais de semana fazer bem para o meio ambiente.”, destaca.