quinta-feira, 21 de julho de 2011

9ª Edição do Projeto Quartas Ambientais foi realizada na CDL

Representantes de entidades e órgãos ligados ao meio ambiente, além de professores, diretores escolares e sociedade se reuniram na tarde desta quarta-feira (20) no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL) para a  9ª Edição do Projeto Quartas Ambientais. O projeto faz parte do programa Guardiões do Meio Ambiente promovido pela Secretaria

O evento é realizado mensalmente com a discussão de temas voltados para Educação Ambiental. Nesta edição, foi abordado o tema:  “As Novas Ferramentas para a Conservação  e Restauração Ambiental”. A doutora em Geo-referenciamento e Conservação, pela Universidade de São Paulo, Ana Paula Giorgi, falou da importância do uso de tecnologias como o geo-referenciamento e imagens de satélite na seleção de áreas para a Conservação do Meio Ambiente.

“Esses tipos de ferramentas são o primeiro passo para se traçar estratégias de ações para preservação das espécies. Às vezes, o ponto de ocorrência, ou seja, a área onde existe um maior número de espécies diverge da área estabelecida pelo poder público a ser preservada”, ressaltou.

Durante o evento os diretores do departamento de Educação Ambiental, Horácio Amorim e o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Jurandir Borges, apresentaram ações desenvolvidas pelo município relativas à preservação do Meio Ambiente.

Jurandir Borges destacou  problemas de impacto ambiental gerados pela má escolha das espécies para o plantio nas calçadas das residências no município. “Quando se planta uma árvore não apropriada surgem transtornos como rachadura nos muros, levantamento da calçada, entupimento da rede de esgoto, tornando a experiência com o verde uma experiência negativa” ressaltou.

O diretor informou ainda que a secretaria dispõe de um serviço de orientação à comunidade através do telefone 3602-8121, direcionado especificamente para o plantio de árvores.
"Passamos informações sobre técnicas de plantio, escolha da espécie e fornecimento de mudas. Uma cartilha com todas as orientações vai ser divulgada em breve. Queremos com isso recuperar um pouco a massa verde do município, estimulando as pessoas a plantarem árvores corretamente”.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário