sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DIA DA ARVORE E INICIO DA PRIMAVERA

Em homenagem ao dia da árvore e inicio da primavera, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) promoveram na manhã de hoje (21) o plantio de árvores no percurso da Avenida Fraga Maia. O evento também contou com a presença de crianças de escolas municipais.

O Fundo Municipal em Defesa do Meio Ambiente (FUNDEMA), adquiriu 400 mudas doadas ao Departamento de Manutenção em Áreas Verdes da SESP para plantar em toda cidade durante a primavera. No decorrer na avenida foram plantadas 62 arvores das espécies pau-brasil, pau-ferro, sibipiruna e braunhinha, reforçando a intenção de melhoria de arborização do local com telas para proteção. Segundo o secretário da SEMMAM, Antonio Carlos Coelho o evento tem como objetivo promover a climatização da cidade. “Esse plantio é a necessidade de Feira de Santana se tornar uma cidade mais climática e preservada”, afirma.
 “Nós como serviço público temos o dever de manter a cidade mais agradável e fazer esse trabalho de arborização de Feira de Santana com árvores adaptadas a zona urbana e ao clima semi árido. Espero que esse evento de continuidade nos próximos meses e anos”,declara Antonio Carlos Coelho.
 O Departamento de Educação Ambiental também esteve presente no evento. De acordo com a diretora Millena Carvalho, a data é importante pois se comemora o dia da árvore. “A arborização de áreas urbanas é de extrema importância por suas diversas funções como a manutenção do equilíbrio climático, regularizando a umidade atmosférica, a temperatura, além de constituir refugio para a fauna local”, disse.

Objetivo geral do plantio segundo o Secretario da SESP Alexandre Monteiro, o programa deve plantar 60 mil arvores em Feira de Santana. “Esse programa foi deflagrado na semana do meio ambiente e iniciamos esse plantio na Avenida Eduardo Fróes da Motta e se expandiu por toda cidade”, disse. Quase 16 mil mudas já foram plantadas na cidade. “Nós estaremos plantando cinquenta mudas do pau Brasil que representa a figura principal do nosso país”, completa. A população teve uma boa recepção do evento abraçado à causa ambiental na cidade.

A coordenadora Francilene Argolo da Escola Municipal Dr Clovis Ramos Lima declarou a importância do evento para os alunos. “Conscientizar as crianças é muito importante para que eles tenham a prática da importância da natureza que hoje está tão esquecida. Essa semana inclusive, trabalhamos a preservação da arvore e os alunos participando desse evento trabalham com a oportunidade de melhoria de convivência ambiental”, completa. Stefani da Silva, 08 anos, aluna do 2º ano da Escola Municipal Dr. Clovis Ramos Lima comenta que “É bom plantar uma árvore por que eu conheço melhor o meio ambiente e também pretendo plantar uma no jardim da minha casa”. A Escola Municipal Demóstenes Alves de Brito também compareceu ao plantio, levando alunos da 5º serie.

O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Policia Militar e Secretaria de Educação.





Um comentário: