quinta-feira, 12 de julho de 2012

Minicurso da ViaBahia motiva professores para educação ambiental

Realizado o primeiro encontro do 4º e último modulo do minicurso da ViaBahia nesta quinta (12) no Hotel Acalanto. Com o tema “Atividades de educação ambiental na sala de aula”, educadores da rede municipal de ensino do município de Feira de Santana, receberam instruções sobre práticas de meio ambiente.


Na primeira parte do evento, foi revisado alguns eventos importantes do meio ambiente:

SMOG, 1952 evento de fumaça e neblina em Londres

1956 Parlamento Inglês cria o evento da Lei do Ar Puro

1965 Conferencia na Educação  na Universidade de Keele, Grã Bretanha

Década de 70 Crescimento da questão ambiental com nascimento de Organização Não Governamental (ONG’s) e eventos com relação a poluição.

Em 1976 Primeiro curso de 1º grau para professores no Brasil e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) constitui um GT para elaboração de um documento de Educação Ambiental definir seu papel no contexto brasileiro.

Em 1987- Divulgação do relatório da Comissão Brundtland, Nosso Futuro Comum e Congresso Internacional sobre a Educação e Formação relativas ao Meio Ambiente (UNESCO) em Moscou.

1988 É promulgada a Constituição Brasileira

1989 Criação do IBAMA

1990 ONU decreta o Ano Internacional do Meio Ambiente

1992 ECO 92 Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e criação do Ministério do Meio Ambiente. A Agenda 21, Tratado de Educação Ambiental e Carta Brasileira de Educação Ambiental são planejados e executados no Brasil.



1995 Rio + 5

1997 protocolo de Kioto , Mudanças Climáticas

1999 Criação da Diretoria Nacional de Educação Ambiental

2002 Rio +10

2009 COP 15- A 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima

2012 Rio +20

Paulo Nogueira Neto- considerado “o primeiro ambientalista brasileiro”, auxilia na maioria dos eventos.

De acordo com o Artigo 1º, da Lei 9.795/99, “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

“Remoldar o nosso pensamento sobre a natureza deve ser nosso foco”, afirma Patrícia Lopes, Bióloga e educadora Ambiental da ViaBahia.

Márcio Batista , policial ambiental, mostrou a Operação  Andaraí, para resgate de animais silvestres que estavam  presos em cativeiro. O policial também participa da Sala verde do Ministério do Meio Ambiente, com apoio do professor Valdemiro Lopes Marinho (Pepita).

No encontro também foram abordados temas como:

Plano Nacional de Educação Ambiental (PNEA) http://www.semarh.ba.gov.br/pdf/20100312_pea.pdf

Aspectos da Educação Ambiental

Princípios da educação ambiental (conscientização, planejamento e execução

Técnicas para Educação Ambiental- percepção ambiental na história de vida, na educação formal e informal.

Aspetos pedagógicos de Educação Ambiental na Escola

O cone da aprendizagem segundo Edgar Dale :

“Permear todas as instancias da educação básica e abranger as idades e suas respectivas necessidades ambientais regionais, locais, nacionais e globais” completa.

Rafael Medeiros , professor e  incentivador de preservação da Escola Municipal de tempo integral Celida Soares Rocha, mantém uma Oficina de Educação Ambiental, com projetos práticos de conscientização e preservação. Exemplo disso é o Projeto Girassol, onde alunos plantaram em garrafas de água mineral doadas pela Embasa, sementes de girassol para embelezar o quintal da escola e auxiliar na educação dos alunos do ensino fundamental. “Neste mês conseguimos arrecadar 100 garrafas pets, 2 litro em média de óleo de cozinha usado, além de atividades de reciclagem”, afirma Rafael Medeiros.




No estado de São Paulo, é realizado o Estudo do Meio, onde alunos participam de aulas práticas de educação ambiental com trilhas e acampamentos mostrando diferenças no aprendizado.


A tarde, os professores fizeram atividades lúdicas com base da preservação da natureza e educação ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário