segunda-feira, 9 de julho de 2012

COMO PROCEDER PARA RECLAMAR A POLUIÇÃO SONORA MOTIVADA POR VEÍCULOS AUTOMOTIVOS

INFORMAÇÃO A COMUNIDADE DE COMO PROCEDER PARA RECLAMAR A POLUIÇÃO SONORA MOTIVADA POR VEÍCULOS AUTOMOTIVOS

 
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) solicita a comunidade que esteja sendo importunada por veículos automotores produzindo poluição sonora, a reclamação ao 156 Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV), em razão da responsabilidade em fiscalizar este tipo de poluição ser da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT).
De acordo com os Artigos 228 e 229 da Lei Federal 9.503 de 23 de setembro de 1997- Código de Transito Brasileiro, os mesmos declaram:
Artigo 228 : “Usar o veículo com equipamento de som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Infração- Grave. Penalidade- Multa. Medida Administrativa: Retenção do veiculo para regularização.”
Artigo 229: “Usar indevidamente no veículo aparelho de alarme  ou que produza sons e ruídos que perturbem o sossego público em desacordo com normas fixadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) (Resolução 3.798) Infração- Média. Penalidade - Multa  e  apreensão do veículo Medida Administrativa: Remoção do veiculo.”

Devido a isto, toda e qualquer pessoa que se sinta importunada pela poluição sonora, deverá entrar em contato com o teleatendimento.





3 comentários:

  1. E quando a poluição sonora vem do som muito alto de uma residência vizinha, sobretudo após as 22 horas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veículos automotivos, cabe a SMTT, com isso ligar para 156. No caso de vizinhança após o horário determinado por lei, é necessário fazer uma ligação para 158 e logo após a empresa responsavel fará a intermediação com a Secretaria de Meio Ambiente. Se for possivel, poderá também solicitar uma fiscalização na própria Secretaria de Meio Ambiente, telefone 3322-9300.

      Excluir
  2. Bom dia,
    Moro próximo a um bar que constantemente independente de horário, volta e meia somos importunados com um som muito alto, e o pior tocando musicas com letras extremamentes desreipeitosas, gostaria de solicitar uma fiscalização no estabelecimento bar e mercearia boa vista que se encontra à rua maragojipe, no bairro barroquinha.

    ResponderExcluir