sexta-feira, 13 de julho de 2012

Minicurso ViaBahia parte 2


Último encontro do Minicurso para capacitação de professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana foi marcado com aulas práticas através de dinâmicas ecológicas educativas. O evento foi promovido pelo Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) em parceria com a ViaBahia.




Com o tema “Atividades de educação ambiental na sala de aula”, o dia de ontem (12) teve experiências de aulas práticas executadas pela bióloga e educadora ambiental da ViaBahia, Patrícia Lopes, a mesma afirma que “remoldar o pensamento sobre a natureza deve ser o principal foco dos educadores para o futuro das gerações.” Professores motivaram-se em produzir novos materiais recicláveis e elaboração de projetos educacionais. “Permear todas as instâncias da educação básica, abrangendo as idades e suas respectivas necessidades ambientais, pode mudar o comportamento da sociedade” completa a bióloga.
Rafael Medeiros, professor da Escola Municipal de tempo integral Celida Soares Rocha, mantém a Oficina de Educação Ambiental, com projetos práticos de conscientização e preservação. Exemplo disso é o Projeto Girassol, onde alunos plantam em garrafas de água mineral doadas pela Embasa, sementes de girassol para embelezar o quintal da escola e auxiliar na educação dos alunos do ensino fundamental. “Neste mês conseguimos arrecadar 100 garrafas pets, 2 litros em média de óleo de cozinha usado, além de atividades de reciclagem, fortificando a prática da educação ambiental”, afirma Rafael Medeiros.
Hoje (13), a reciclagem foi o assunto principal do encontro que teve seu encerramento à tarde com outras dinâmicas e troca de experiências de professores em suas respectivas escolas. Os participantes aprenderam a fazer uma sacola retornável de jornal que tem capacidade de suportar até 5 kg. “É maravilhoso contar com as experiências de outras pessoas e poder mostrar essas atividades com nossos alunos” relata.






Ângela Mara Magalhães, professora do Colégio Civilização, única escola particular de ensino fundamental que tem o título de Guardiões do Meio Ambiente.

Cartilha da ViaBahia com personagens do próprio curso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário