segunda-feira, 18 de junho de 2012

Teatro Musical encanta público infantil

Mágia, encanto e aprendizado marcaram o dia de hoje (14) através da Cia de Teatro Q- Trem (MG), que apresentou a peça musical infantil “A Fantástica Floresta” no CUCA, para crianças do infantil ao 5º ano de escolas particulares de Feira de Santana com o objetivo de mostrar de forma lúdica como preservar o meio ambiente.


A Cia CUCA de Teatro tem executado o Projeto Fantasia, um Caminho para Educação este mês de junho que visa realizar apresentações específicas em celebração ao mês do meio ambiente. “Nós percebemos que existe a problemática de aprendizado teórico nas escolas e com o teatro as crianças entendem de uma forma lúdica a refletir e preservar a natureza como todo, tornado-se responsáveis pelo próprio futuro”, comenta Elizete Desttéfani, coordenadora da Cia CUCA de Teatro. “Foi bem interessante entender como o avô ensina para seu neto a preservar a natureza, como meu pai faz comigo” informou Maria Eduarda, 7 anos, estudante do 3º ano da Escola Prisma, que levou ao teatro cerca de 130 crianças para assistirem ao espetáculo. Segundo a professora do 4º ano Arlete Rios da Silva, os alunos vinculam aprendizados de outro projeto criado pela escola chamado Meio Ambiente Minha Casa, que induz os alunos a preservarem a natureza de forma prática dentro de casa com o auxílio dos pais e comunidade.


A Escola 5 Amiguinhos que recebe em seu estabelecimento crianças especiais como forma de inclusão social, também esteve presente. Valdicelma da Cruz Ferreira, estudante do 3º ano, indagou a importância de preservar a natureza e cuidar da fauna para encontrar animais que hoje estão em extinção, ainda vivos futuramente.


A tarde a programação seguiu normalmente com a participação da Escola Municipal Judith Alencar, do bairro Campo Limpo,onde compareceu alunos do Grupo 5, que inclui crianças de 5 e 6 anos e a Escola Sabedoria Divina com crianças do infantil ao 4º ano.


Outro propósito inserido chamado Movimento Mirim pelo Meio Ambiente (MMMA) da Cia CUCA de Teatro, auxilia as crianças com aprendizado prático sobre reciclagem e preservação ambiental com a parceria de Ivamara Bastos bióloga e Millena Carvalho, diretora interina do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), que ensinam como fazer brinquedos e utensílios de garrafa pet e materiais recicláveis. “Quando se fala em valorização dos recicláveis, deve-se dar importância a coleta seletiva, pois se o lixo for segregado em sua fonte geradora, a matéria prima secundaria será mais alta, então a oficina de material reciclável é um instrumento de educação ambiental ” declara Millena. A Cia de Teatro CUCA conta com a parceria a relação escola-cultura-sociedade da SEMMAM em todos os eventos de conservação ambiental e recicláveis.














Nenhum comentário:

Postar um comentário