segunda-feira, 18 de junho de 2012

Projeto de Educação Ambiental move crianças em escola municipal

A Escola Municipal Vereador Antonio Carlos Coelho finalizou hoje (15) o Projeto Meio Ambiente IN FOCO, onde alunos e professores explanavam e exemplificavam de forma criativa diversas áreas da preservação do meio ambiente.


“É interessante notar como os alunos tem a sensibilidade de por em prática todas as informações passadas pelos professores. Até o nosso jardim que era apenas terra, hoje está bem florido e cuidado”, informou Eliane Marques Borges, diretora. O projeto deu sua iniciativa em maio, quando professores de todas as disciplinas promoveram atividades ligadas ao meio ambiente, preservação de animais e limpeza pluviais, colocando em prática os ensinamentos compreendidos em sala de aula, contudo divido em diversas áreas e temas.

CIRCO SEM BICHO

O Ministério de Meio Ambiente, IBAMA e ONG’s em defesa dos animais reforçam o posicionamento contra a utilização de qualquer espécie em circos, pois os órgãos afirmam que existem maus-tratos, inclusive de forma desumanas como choques, chicotes e bastões. Além disso, os animais criados em circo utilizam espaços pequenos e transportes inadequados quando trocam de cidade para apresentações. A exposição dos mesmos pode provocar riscos aos humanos, provocando acidentes, e transmitem doenças.Alguns estados no Brasil já proibiram o uso de animais como por exemplo: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

“Geralmente nos circos as crianças ficam encantadas com os bichos, mas não sabem que os animais são mal tratados e engaiolados, então resolvemos fazer um circo diferente, ao invés de tirar coelho da cartola, tiramos rosas e oferecemos preservação para a plateia”,afirmou Joana Santos, professora do Grupo 4. O evento com os alunos prove também a importância da profissão das pessoas que vivem do circo.



DESCOBRINDO A AMAZÔNIA

A maior parte da Floresta Amazônica está situada no território brasileiro, mais precisamente nos estados do Amazonas, Rondônia, Amapá, Acre, Roraima e Pará e possui uma rica biodiversidade, com muita multiplicidade de espécies de plantas e animais, e todo esse ecossistema em perfeito equilíbrio. Em relação a toda essa diversificação em seu ecossistema, a Floresta Amazônica vem sendo alvo de contrabandistas, cientistas estrangeiros, madeireiros e fazendeiros da região que em hipótese alguma estão preocupados com o desequilíbrio ambiental que suas ações podem causar. Ações como desmatamento de arvores nobres e queimadas ilegais, (biopirataria) contrabando de espécies de animais e plantas nativas da floresta.

“Os rios Negro e Solimões, que fazem parte do Rio Amazonas que se encontram, mas não se misturam, fazem parte da nossa floresta e encantam as pessoas, pena que elas não preservam o peixe boi e o boto cor de rosa”, declara Sabrina Santos de 5 anos.



VIDA DE BICHO


Os animais foram os destaques do evento com a participação de vários deles em exposição através de fotos e máscaras. Alguns animais de estimação dos alunos também participaram. “Eu aprendi que os caçadores querem ganhar dinheiro com a venda da pele da onça, o canto da arara- azul e a venda indevida de animais em mercados e feiras. Já falei para meus amiguinhos para não comprar nenhum desses animais se não eles não vão mais existir no mundo”,indagou Rebeca Santos de Lima, 6 anos. Todos os alunos do 1º ano compartilharam suas experiências de aprendizados com os convidados. Há muito tempo a Floresta Amazônica, juntamente com sua fauna e flora, está cada vez mais ameaçada de extinção, devido à intervenção humana.

CUIDADNDO DO NOSSO JARDIM

A professora Ivanildes Rodrigues de Cerqueira fez diferente. A mesma ensinou para os alunos todos o processo de tratamento do solo, plantio e cuidado com o jardim dentro da sala, ainda levando á pratica plantando varias patas- de –vaca no jardim da escola, onde na área principal da mesma já se encontra verde e colorida. “ Antes aqui só era terra, hoje percebemos que os próprios alunos cuidam de tudo”,afirma.

“Prepara o solo é mais importante do que plantar.”Comenta Lucas Souza Silva, 8 anos, aluno. As crianças visitaram o Parque da Cidade para ampliar os conhecimento antes do plantio da área da escola.

ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

O tema sugestivo foi bastante explorado pelos alunos do 3º ano da escola. “A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos.” Afirma Jihoney Oliveira dos Santos, 10 anos, falando seu texto com responsabilidade e dominio do assunto, próximo ao “rio transparente “ na sala de aula.

A poluição de águas nos países ricos é resultado da forma como a sociedade consumista está organizada para produzir e desfrutar de sua riqueza, progresso material e bem-estar. Já nos países pobres, a poluição é resultado da pobreza e da ausência de educação de seus habitantes, que, assim, não têm base para exigir os seus direitos de cidadãos, o que só tende a prejudicá-los, pois esta omissão na reivindicação de seus direitos leva à impunidade às indústrias, que poluem cada vez mais, e aos governantes, que também se aproveitam da ausência da educação do povo e, em geral, fecham os olhos para a questão, como se tal poluição não atingisse também a eles. A Educação Ambiental vem justamente resgatar a cidadania para que o povo tome consciência da necessidade da preservação do meio ambiente, que influi diretamente na manutenção da sua qualidade de vida.

LIXO É COISA SÉRIA



Com o tema “Lixo é Luxo”, os alunos do 4º ano tambem deram sua contribuição no projeto com versos e prosas sendo recitados por alunos e professores da instuição além de contar com exposição de materiais reciclaveis. No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento. No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.



A NATUREZA QUER VIVER

Uma consequência da desflorestação é o desaparecimento de absorventes de dióxido de carbono, reduzindo-se a capacidade do meio ambiente em absorver as enormes quantidades deste causador do efeito estufa, e agravando o problema do aquecimento global. No Brasil monitora a cobertura florestal da Amazônia com imagens do satélite Landsat desde o final da década de 1970.O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) conduz o mapeamento das áreas desmatadas na Amazônia através do projeto monitoramento da Floresta Amazônica por Satélite e gera estimativas de taxa de desflorestação anual para a Amazônia. A informação sobre a taxa de desflorestação é importante para planejar ações de combate à desflorestação em escala regional. Contudo, apenas informações sobre a taxa de desflorestação são insuficientes para o monitoramentoe controle da desflorestação em escala local - é também necessário saber onde a conversão florestal ocorreu e acompanhar as tendências da desflorestação.

O lixo eletrônico também foi debatido pelos alunos, em especial Davi Nunes Andrade, que explicou perfeitamente como o solo se degrada com o despecho desse tipo de material.

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