sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CONSCIÊNCIA ECOLOGICA ATRAVES DE TRILHA

Na manhã desta quinta-feira (13), jovens que participam do Projovem Adolescente no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Aviário tiveram a oportunidade de interagir na Trilha da Vida. A oficina de educação ambiental conta com a etapa com uma exposição de vídeo educativo e a passagem por uma trilha com espaços interativos.
 
A multiplicadora responsável pelo Trilha da Vida na Bahia, Marluce da Costa Feitosa, explica que o projeto é de autoria de um grupo de professores do Paraná, participantes da ONG Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI). A oficina apresenta um olhar crítico sobre o papel do homem enquanto agente atuante no meio ambiente. “O objetivo é passar a mensagem da conscientização adiante, principalmente através das experiências com os órgãos do sentido. Nós buscamos lembrar a todos que participam dessa atividade sobre os impactos da ação humana no meio ambiente, que costuma sempre deixar marcas de destruição” explica Marluce.
 
 
A estudante Juliana Pereira Gomes conta que já participou de outras atividades voltadas para a educação ambiental, como a gincana escolar, mas que a trilha é uma proposta bastante diferente. “Eu fiquei surpresa porque todo o percurso é feito no escuro total e a gente segue pegando, cheirando e ouvindo os sons das coisas. Para mim, um bicho ia aparecer a qualquer momento. O final é surpreendente” relata.
 
O CRAS e o Projovem Urbano funcionam no Centro Municipal de Formação Profissional Juiz Walter Ribeiro Costa Junior. Para Andrea Rios, coordenadora do Centro, o momento proporciona conscientização e um contato diferenciado com a natureza. “É uma oportunidade para falarmos do meio ambiente no nosso espaço” acrescenta.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário