quarta-feira, 13 de junho de 2012

CUIDADO, ABAIXE O VOLUME!

Walkman, discman, Mp3 player, a evolução da tecnologia continua nos ajudando a ouvir nossas músicas preferidas, carregando-as de um lado para o outro. Mas todo cuidado é pouco, pois se você pretende apreçia-las por mais alguns anos, abaixe o volume.

As vendas de playres digitais saltou nos últimos anos, e cerca de 50 a 100 milhões de pessoas fazem uso dos produtos diariamente, especialistas e representantes da indústria vão criar juntos normas mais rigorosas para preservar a audição da população. Dados do grupo de Estudo de Zumbido do Hospital das Clinicas de São Paulo apontam que 35% dos casos diagnosticados de problemas auditivos se devem á exposição prolongadas a sons lesivos. A Sociedade Brasileira de Otologia realizou ano passado uma campanha para alertar sobre os perigos do sons alto dos MP3 playres. Com o slogan “Abaixe o volume ou diminua para sempre sua audição”, alertam que os equipamentos podem causar perda auditiva.


A Câmara de Deputados analisa o Projeto de Lei nº 4524- 08 de autoria do deputado Jefferson Campos (PTB-SP), que proíbe a venda de tocadores pessoais de música em formato digital- MP3 e MP4 playres- cujo volume máximo exceda o limite de 90 dB. Além disso, obriga a inscrição de alerta para riscos do uso prolongado em alto volume (superior a 85 dB)em todos os aparelhos.


Os tocadores de MP3 atuais são tão potentes, que podem atingir uma intensidade sonora de até 120dB, em seu volume máximo. Para se ter uma ideia, isto equivale á intensidade de uma turbina de avião durante a decolagem. Mas o ouvido humano sofre com isso e quando expostos a sons acima de 85 dB por tempo prolongado, que seria o barulho do trânsito numa avenida movimentada, já pode apresentar perdas auditivas.

Estudos mostram que quatro em cada 10 pessoas expostas a ruídos de 90 decibéis(dB= unidade de medida de intensidade sonora) durante 40 anos tem chance de desenvolver perda auditiva. Pessoas mais sensíveis podem ter suas células sensoriais auditivas lesadas irreversivelmente por um único evento de som acima de 100 dB. Note que essa intensidade é facilmente atingida em cinemas, “baladas” e shows musicais. Além da perda auditiva, o som muito alto de tocadores de MP3, discotecas e shows, pode agredir o ouvido de outras formas, causando zumbido e dificuldade de entendimento. O grande problema é que este tipo de perda auditiva costuma ser irreversível. Uma única exposição a sons intensos pode prejudicar a audição para sempre, sendo a segunda causa de deficiência auditiva.

Jornal Noite e Dia, sexta-feira
Caderno referido de 08 a 14 de junho de 2012

Créditos: Jornal Noite e Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário