quinta-feira, 31 de maio de 2012

Educadores encantam-se na primeira Quarta Ambiental do ano

Realizado ontem (30) no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a abertura das quartas ambientais do ano do ano de 2012, promovida pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, que abordou o tema “A Educação Infantil e a Natureza”, com a presença de todos os segmentos da sociedade, professores da rede pública e particular, além de ONG’s (Organizações Não-governamentais).

As Quartas Ambientais teve seu início no ano de 2010, sendo uma idealização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Ambientais (SEMMAM), com o objetivo de propor uma reflexão a respeito do modo pelo qual o olhar e as ações da sociedade feirense se apresentam frente ás questões ambientais locais e globais. O objetivo geral do projeto é promover educação ambiental nas escolas e em comunidades de Feira de Santana, buscando a construção de uma cidade sustentável com a meta de atingir cerca de 40 encontros na última quarta de cada mês, constituído de palestras e seminários com temas sócio-ambientais e culturais gratuitamente, além de caravanas,mini-cursos, cartilhas e visitas técnicas. O programa vem contribuindo para a democratização do conhecimento na área ambiental e é avaliado de forma semestral, quando os representantes dos órgãos e/ou entidades parceiras se reunirão com este fim.
 
A abertura contou com a presença de Milena Campos, diretora interina do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que indagou que a consciência ambiental deve ser estimulada na infância. O evento continuou com a participação da palestrante Raphaela Dany Gonçalves, participante do núcleo de Educação Infantil, que indagou a importância do meio ambiente nas escolas. “Sem educação ambiental dificilmente se terá uma educação sustentável que é a base para qualquer educador começar a ensinar, incluindo família e comunidades. Organizações não- governamentais, igrejas, empresas e a família, devem complementar a educação ambiental, pois a mesma não pode ser fragmentada. Devemos então usar os 7 Rs: reduzir, reusar,reparar,reciclar,respeitar,refletir,recusar ”declarou.

 
A Professora Laura Ribeiro da Silva, representante da Secretaria Municipal de Educação indagou que a educação ambiental deve ser divido em aspectos sociais e naturais mantendo o equilíbrio do ambiente. Este exemplo de educação ministrada pelo município para implantação da proposta de educação ambiental infantil nas escolas municipais, pois muitas escolas já executam este trabalho.


Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação de Luciene Vitória dos Santos, presidente do Instituto Recicla Zona Rural, residente no distrito de Maria Quitéria, que através da troca de informações, ilustrações e demonstrações na prática de como o local está sendo modificado, aumentando a renda de donas de casa sem emprego, com o auxílio da própria comunidade e escolas, além da parceria com a SEMMAM, fazendo reciclagem do lixo, alimentícia e produtos descartáveis. A instituição recebe também doação de vidro para reciclagem, transformando em outros objetos utilitários. Luciene representará a ONG no RIO +20 no próximo mês.
 
A escola particular João Paulo I, representada por Norma Sueli Guimarães comentou que na escola particular não tem tanta dificuldade em formar as crianças para a educação infantil ambiental. A interação família – escola é o foco da escola, com tarefas cotidianas e educativas, onde os alunos aprendem a fazer objetos com material descartáveis. “A criança percebe que realmente nada se perde, elas mesmas fizeram os presentes do dia das mães com embalagens de papelão transformando em porta retratos, e as mães adoraram”, finalizou Norma.

Mudas de cactos foram doados aos convidados da palestra com a participação dos estagiários da secretaria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário