quarta-feira, 21 de novembro de 2012

REFLORESTAMENTO


As atividades econômicas do nosso tempo exige matéria-prima para a fabricação de bens duráveis e não duráveis. Minerais, água, plantas e madeira, são alguns exemplos de matéria-prima. A madeira que tem um valor enorme no mercado é resultado do corte de árvores em grande escala. Quantidades enormes de matas e florestas já foram desmatadas para atender a indústria ou simplesmente para abrir caminho ao desenvolvimento de cidades, estradas, plantações, pastagens, entre outras.

Foi então que em 1934 o então presidente Getúlio Vargas criou o código florestal e em 1965 ele sofreu modificações por meio da Lei 4.771, passando a exigir o reflorestamento das áreas devastadas.
"As viagens pelo mundo do “Patriarca da Independência”, José Bonifácio, lhe deram a conscientização de que era preciso manejar as áreas de florestas para que estas perdurassem. A grande parte das florestas pertencem ao Estado, que administra essas áreas para o setor privado. No Brasil, a preservação recai muito mais sobre os agricultores. Um estudo do Ibama, feito em 2007, mostra que 68% das florestas brasileiras estão sobre domínio privado."
Podemos chamar também de reflorestamento o processo de arborização de áreas específicas onde não havia vegetação nas últimas décadas. Neste processo, são criadas pequenas florestas, principalmente com espécies lenhosas. Este processo é voltado principalmente para criação de áreas de lazer ou para melhorar a qualidade do ar em áreas que sofrem com a poluição ou aquecimento do ar (ilhas de calor).
O uso do eucalipto

As indústrias de madeira e celulose também realizam o reflorestamento, usando principalmente o eucalipto. Esta espécie é utilizada em função de seu crescimento rápido e pelo fato da madeira ter boa aceitação comercial.

Importância

O processo de reflorestamento é de grande importância para o meio ambiente. Ele é capaz, quando executado com eficiência, de recuperar áreas verdes com espécies nativas, melhorando ecossistemas degradados. Usando o processo de reflorestamento, muitas empresas deixam de comprar madeira proveniente do corte ilegal, poupando a natureza.  O processo de reflorestamento é aplicado também em áreas de encostas com o objetivo de impedir deslizamentos de terras. Neste contexto, ele também é eficaz no combate à erosão do solo.



FONTE: JORNAL NOITE E DIA DE 16 a 22 de novembro de 2012, caderno 2 pág 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário