quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ESCOLAS RECEBEM CARTILHAS AMBIENTAIS


Escolas municipais de Feira de Santana foram contempladas hoje (25) com as cartilhas confeccionadas pelos alunos do Mini curso de Gestão Ambiental da Via Bahia durante esse ano. A entrega foi realizada pelo Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).

Durante todo o curso, professores e administrados de escolas municipais puderam trocar informações sobre a conservação e preservação do meio ambiente e como esses ensinamentos podem auxiliar nas escolas. Exemplo disso foi o professor Rafael Medeiros da Escola Municipal Celida Soares, que ao preparar um dos materiais didáticos e ser impresso na cartilha, começou a trabalhar com os alunos para executarem um livro de contos feitos por eles baseado na cartilha. “É maravilhoso, pois é a interação da referência do professor no trabalho”, disse.

A Escola Municipal Elisabeth Johnson também foi contemplada. A coordenadora Malena Oliveira comentou os projetos feitos pelos alunos e como eles põe em prática o exercício da cidadania ambiental. “No ano passado fizemos a primeira gincana ecológica e isso deu resultados. Os próprios alunos mantém a escola limpa e organizada, pois eles entendem que cuidando do ambiente há melhorias”, declara.

“É um reconhecimento do nosso trabalho. Inserir essa cartilha nos projetos em andamento, dará continuidade a temática”, informou Maidia Alves de Lima, diretora da Escola Municipal Antonio Eloi da Costa, do bairro Baraúnas. A escola realiza projetos sociais como limpeza das praças próximas, arrecadação de garrafas pet para produção de materiais didáticos como brinquedos para matemática e português, coleta de material reciclável e recolhimento de óleo de cozinha usado para fabricação de sabão. A professora do 5º ano Hosana Amorim, relata que os alunos se sentem uteis tanto na escola como comunidade. “Eles ficam até chateados quando veem alguém derrubando as arvores que plantaram nas praças. Isso é um sinal que o trabalho que fazemos, faz com que eles percebam que fazem parte do meio ambiente”, declara. A escola ainda pretende executar uma horta de verão com material recolhido do lixo.

Outras escolas serão contempladas na próxima semana, com data não definida ainda, com a presença da Via Bahia Concessionária de Rodovias e Secretaria de Educação.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário