quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Encontro de Plano Municipal de Gestão de Resíduos em Feira de Santana


Criar um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) que tenha a identidade de Feira de Santana. Foi com esta proposta que a Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos Municipais Concedidos (ARSEPUC) promoveu na manhã desta terça-feira (31), no Museu Parque do Saber, Audiência Pública para discutir a revisão do Plano de Gestão de Limpeza Urbana (PGLU) com adequação ao novo plano do Município.

O evento contou com a presença de estudantes, empresários, diretores de associações comunitárias, e membros de cooperativas ligadas à reciclagem na cidade. Segundo o professor Luis Mário Queiroz, especialista em Tratamento de Resíduos Sólidos, o município feirense é um dos poucos que têm procurado adaptar-se ao corretamente ao plano. 
“A realização da Audiência Pública é de extrema importância para que a população conheça e entenda os processos de destinação final dos resíduos sólidos. Sempre que venho à cidade observo como esta tem evoluído na área de limpeza pública, mas é preciso a colaboração de todos para que continuemos a avançar com mais sustentabilidade”, frisa.
Para o diretor presidente da Arsepuc, Alexandre Monteiro, o principal objetivo do evento é ouvir as propostas da comunidade e adequar o plano a realidade do Município. “É importante que o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) tenha um viés social, para que possamos destinar apenas aquele material que for inservível. Através de um olhar social e ações educativas conseguiremos transformar o lixo em algo nobre”, ressalta.
Monteiro ainda informa que através dos ecopontos que serão instalados em pontos estratégicos da cidade os resíduos provenientes de entulhos terão a destinação correta.

“Diariamente são gerados aproximadamente 800 toneladas de entulho, que são descartados de forma irregular em terrenos baldios. Com a implantação dos ecopontos iremos transformar este entulho em agregado da construção civil. Além de colaborar com a renda de carroceiros, que serão remunerados ao depositar este tipo de material no local adequado”, explica.

FONTE E CRÉDITO : SITE FEIRADESANTANA.BA.GOV.BR http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=12537

Nenhum comentário:

Postar um comentário