terça-feira, 20 de dezembro de 2011

III Conferência Municipal de Meio Ambiente promovida pela Semmam



stratégias em prol da causa ambiental, como ações de preservação, conscientização e educação foram discutidas, na quinta-feira (15), durante III Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento foi realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e contou com a participação de representantes da sociedade civil, ONGs, autoridades políticas e militares.

Durante solenidade de abertura da Conferência, realizada no auditório do Ceteb, na avenida Senhor dos Passos, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância do debate sobre a questão ambiental e parabenizou a equipe da Semmam pelo trabalho desenvolvido ao longo destes anos.

“Infelizmente muitos ainda tratam a questão ambiental como um empecilho para concretização de projetos. Mas, o Governo não pode avaliar esta questão com medo ou receio de desagradar. E sim agir e investir para garantir o bom equilíbrio do meio ambiente e, consequentemente, melhores condições de vida aos cidadãos”, destacou o prefeito.

Para o secretário municipal da Semmam, Antonio Carlos Coelho, a participação da sociedade é fundamental para o sucesso das ações realizadas para preservação da fauna e da flora, combate a todos os tipos de poluição, dentre outras. “A Secretaria tem atuado junto à sociedade, em escolas, empresas, para garantir o equilíbrio do meio ambiente. Esta Conferência é uma excelente oportunidade para que estes temas sejam debatidos”, afirmou.

A necessidade de criação de políticas públicas e o reforço das atividades educacionais foram enfatizados pelo diretor do Departamento de Planejamento e Educação da Semmam, Horácio Amorim. “O Governo Municipal está de parabéns pelo empenho em incentivar a consciência socioambiental. O meio ambiente deve ser discutido por todos os segmentos sociais para, que assim, possamos fazer valer que está previsto na Constituição Federal, que é um ambiente preservado, adequado para vivência e bem equilibrado”, enfatizou.

Na programação foram discutidos temas como “Fortalecimento da educação ambiental e do exercício da cidadania”; “Preservação, conservação e uso dos recursos naturais”; “Melhoria da Gestão e do acesso aos recursos naturais”; “Ampliação da oferta de serviços de saneamento básico”; e “Prevenção e enfrentamento às causas e efeitos das mudanças climáticas: desertificação, seca, riscos e desastres ambientais”, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário