sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

RECICLAGEM E A COLETA SELETIVA DE LIXO


Junto com o aumento da população mundial e com o crescimento da indústria, aumenta também a quantia de resíduos orgânicos e inorgânicos na sociedade. Devido à grande quantidade de lixo, reciclar se torna uma atitude cada vez mais importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas. Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo.

Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento traz para o planeta Terra. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final, como aterramento, ou incineração. O processo de reciclarem gera riquezas, já que algumas empresas usam o procedimento como forma de reduzir os custos, e também contribui para a preservação do ambiente.

Os materiais mais reciclados são o papel, o plástico, o vidro e o alumínio. A coleta seletiva do lixo e a reciclagem são cada vez mais conhecidas em todo o mundo, uma vez que a reciclagem auxilia a redução da poluição do solo, do ar e da água. No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis, alumínio e outros materiais recicláveis deixados no lixo. Eles também trabalham na coleta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.

Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), ela é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento. O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, pouco mais que um quilo de lixo por dia.
Desta forma, será inevitável o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais não renováveis e a falta de espaço para acondicionar tanto lixo.

A coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

A reciclagem

No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.

Descarte apropriado de alguns tipos de lixos:

Pilhas, baterias comuns e de celular também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.

Medicamentos não devem ser descartados junto com o lixo orgânico, pois possuem substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água. Algumas redes de farmácias possuem pontos de coleta de medicamentos que não são mais usados.

Lâmpadas fluorescentes também necessitam de descarte especial. Em seu interior, uma lâmpada deste tipo possui vapor de mercúrio, gás tóxico, que contamina o ar quando quebrada. Algumas lojas de materiais elétricos e de construção possuem pontos de coletas destes materiais.

Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.

Importância

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.
FONTE E CRÉDITO: JORNAL NOITE  E DIA,14 a 20 de dezembro de 2012, caderno 2 pág 4
 

DESEQUILIBRIO ECOLÓGICO


O que é o Desequilíbrio Ecológico

A natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistemas. Porém, uma pequena mudança pode provocar o desequilíbrio ecológico.  O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.


Causas

A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas.


Exemplo e consequências


Homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrados. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número de sapos (alimento destas cobras).

Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos. Isso pode até provocar a extinção de certas espécies, caso elas sejam encontradas apenas naquela área. Com a diminuição das cobras, pode também aumentar o número de roedores (ratos, por exemplo) que podem invadir áreas residenciais próximas em busca de alimentos.
 
FONTE E CRÉDOTO: JORNAL NOITE E DIA, 30 de novembro a 06 de dezembro de 2012, caderno 2 pág 4

 

CONCURSO NATAL ECOLÓGICO PREMIA ALUNOS

 
Árvores de Natal confeccionadas por estudantes a partir da utilização de materiais reciclados. Idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o 1º Concurso Natal Ecológico atraiu a participação de alunos das escolas municipais. Nesta segunda-feira (10), uma comissão escolheu as melhores árvores.

As mais criativas estão expostas desde então na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O primeiro lugar foi conquistado pela Escola Municipal Antonio Eloi; em segundo, ficaram os alunos da Célida Soares. Os estudantes das Escola Municipal Cícero Carvalho ganharam o 3º e o 4º lugar. As árvores foram confeccionadas com garrafas pets, tampas diversas, CDs, DVDs, tintas, cartazes e plásticos, entre outros materiais.

"Foram excelentes trabalhos. Esperamos ter conseguido despertar a conscientização ambiental nessas crianças e adolescentes que participaram do concurso. Eles também tiveram a chance de trabalhar suas habilidades criativas e aptidões manuais", avalia Milena Campos Carvalho, diretora do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental.
 
FONTE:http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=13410

Projeto Natal Ecologico em escola municipal

Confecção de árvores de Natal com material reciclável
Os estudantes da Escola Municipal Doutor Cícero Barbosa de Carvalho, situada no bairro Jardim Cruzeiro, vão participar do projeto Natal Ecológico, no dia 10 de dezembro. A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), através do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental, prevê a confecção de árvores de Natal com material reciclável.
Segundo a diretora do departamento, Milena Carvalho, será eleita a árvore mais ecologicamente correta, isto é, a que for mais composta por material reciclável. “Pensamos em fazer o projeto para contribuir com o meio ambiente, pois quanto menos resíduos forem descartados, melhor será. Também levamos em consideração o período natalino”, disse. O projeto vai contar com a participação de estudantes do Ensino Fundamental I, e a escolha e julgamento das árvores será no Museu de Arte Contemporânea (MAC), localizado na rua Professor Geminiano Costa, 255, às 9 horas. A árvore que for considerada a mais ecologicamente correta será exposta na sede da Semmam, localizada na rua Leolinda Bacelar, 224, Kalilândia.

A diretora da escola, Gilyan de Brito, disse que os alunos pretendem confeccionar quatro árvores. “Devemos ter duas das turmas do quarto ano, e mais duas das turmas do quinto ano, sendo que uma já está pronta. Os alunos estão usando garrafas pets e CDs, e têm procurado modelos diferentes para variar. A iniciativa da secretaria foi ótima”, observa.

A comissão julgadora do projeto será composta por profissionais diretamente envolvidos com questões socioambientais da cidade. Serão avaliados os seguintes critérios: adequação do tema, criatividade, originalidade e diversidade de material.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

DESMATE NA AMAZÔNIA CAI 23% EM UM ANO

O desmatamento na Amazônia Legal caiu 23% entre agosto de 2011 e julho de 2012, apontam dados preliminares do Deter, o sistema de detecção rápida por satélite usado pelo governo federal. Nos últimos 12 meses, a floresta teria perdido cerca de 2 mil quilômetros quadrados. Dos nove Estados que compõem a região, apenas Roraima teve aumento no desflorestamento.
Os dados apresentados ontem pelo Ministério do Meio Ambiente, frutos de um sistema que varre a Amazônia Legal por satélite a cada dois dias, são considerados um indicativo para os números finais, levantados pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), mais preciso e divulgado no final do ano. "O Deter é uma base importante. Podemos dizer que há uma tendência de queda", disse a ministra Izabella Teixeira. De acordo com o Deter, o desmatamento teria diminuído em 10 dos 12 meses, caindo 50% de abril a junho. Houve dois picos, em novembro, com 10% de aumento em relação ao período anterior, e em janeiro, com 250%.
 
A maior queda aconteceu no Maranhão, que reduziu a um terço a área desmatada, na comparação com o período anterior. Pará, Amazonas e Acre também diminuíram muito suas áreas desflorestadas, mas Mato Grosso, que já tinha a maior área em risco no período 2010/2011, reduziu apenas 2,7% e é novamente o campeão de desmatamento em valores absolutos. Sozinho, o Estado desmatou 952 dos 2.050 km² de floresta derrubada desde agosto de 2011. Segundo Izabella, Mato Grosso tem áreas de Cerrado, onde a obrigatoriedade de reserva legal é menor - 35% em vez dos 80% da floresta amazônica - e o Deter não identifica que tipo de vegetação foi desmatada. No ano passado, disse, o Estado foi responsável por 17,5% do desmatamento registrado, atrás do Pará, com 46,9%. Ainda assim, reconhece, Mato Grosso tem uma enorme fronteira agrícola com cada vez mais pessoas chegando. "Muitas vezes essas pessoas não respeitam a lei. Isso aumenta a possibilidade de desmatamento."
 
Áreas menores. O tamanho das áreas desmatadas estaria caindo, o que vem dificultando a detecção no sistema por satélite. De grandes porções de terra de até 1 mil km², o desflorestamento agora acontece em pequenas áreas. "É o que eu chamo de 'desmatamento puxadinho'. Temos visto o crescimento desse tipo de ação nos últimos dois ou três anos", disse a ministra. Um novo satélite deve entrar em órbita em dezembro para melhorar a detecção. "Vamos colocar uns óculos no Deter", brincou ela.
Apesar da queda geral, duas cidades do Pará entraram na lista de municípios prioritários por terem registrado crescimento nos dois últimos anos. Anapu, em 2009, teve 26,5 km² de área desmatada. Passou para 226,8 km² em 2011. Senador José Porfírio foi de 3,6 km² a 101,9 km². Do outro lado, Ulianópolis (PA) saiu da lista. A cidade foi uma das beneficiadas por um projeto de novas fontes de desenvolvimento sustentável financiado com uma doação do governo da Noruega.
 FONTE : estadao.com.br
CRÉDITOS: JORNAL NOITE E DIA, CADERNO 02, pág 4 07 a 13 de dezembro de 2012

SOM ALTO EM VEÍCULOS É COM A SMTT, DIZ COELHO


“O abuso do som alto, do som em volume excessivo, que tanto incomoda as pessoas e é o motivo de muitas reclamações na cidade , notadamente os fins de semana, se for causado por equipamentos de som instalados em veículos, não é assunto da alçada da Secretaria de Meio Ambiente e sim da Secretaria de Transporte e Trânsito (SMTT).”
 
         A explicação é do titular da pasta do Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho, diante de reclamações que chegam aquela pasta sobre o assunto. Explica Coelho que o Código de Trânsito Brasileiro, artigos 228 e 229, e a resolução 3798 do CONTRAN, a notificação, multa e apreensão de veiculo por ruído excessivo (som alto) é assunto de exclusiva competência da autoridade de trânsito, no caso do município a Secretaria de Transporte e Trânsito gerida pelo tenente PM Flainton Frankeles.
 
         “A Secretaria de Meio Ambiente não pode agir nesses casos porque além de qualquer ato administrativo que dela emanasse ser nulo - sem qualquer valor -,ainda poderíamos ser alvo de uma ação por “abuso de autoridade”, portanto, as pessoas que se sentirem prejudicadas quando algum veiculo estiver com o som em volume excessivo devem se dirigir a SMTT”, relata Coelho.
 
         O secretário explica que a ação da sua pasta legalmente é direcionada para controlar o volume de som em bares, casas noturnas, clubes e outros ambientes similares a partir de equipamentos instalados nesses locais, o que não é o caso dos veículos automotivos que muitas vezes são estacionados em frente a um bar ou outro estabelecimento e até mesmo sem consentimento do dono da casa, ficam funcionando com o aparelho de som muitos decibéis acima do previsto legalmente. Ele recomenda que as pessoas prejudicadas possam ligar para a central de atendimento 156 e a Secretaria de Prevenção a Violência, poderá comunicar a SMTT.  
 
 
FONTE E CRÉDITO: FOLHA DO NORTE, caderno 01 pág 02