sexta-feira, 30 de novembro de 2012

AGROECOLOGIA E AGRICULTURA FAMILIAR ENCERRA 16º EDIÇÃO DAS QUARTAS AMBIENTAIS


No último encontro do Projeto Quartas Ambientais, a comunidade pode contemplar a abordagem sobre diversos aspectos da “Agroecologia e agricultura familiar”, realizada na quarta- feira (28). O evento foi promovido pelo Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).

De acordo com o palestrante Pedro Carlos Pacheco, a agricultura familiar encontra importância na produção agrícola, com produtos cultivados da terra realizados por pequenos produtores. “O mercado e a mídia praticamente impõe o que deve ser ingerido. A soja transgenica, por exemplo, é muito encontrada enquanto não se vê mais um milho fresco na rua”, declarou Pacheco.

Segundo Carlos Pacheco, a agricultura familiar é uma forma predominante de produção agrícola em varias áreas do país conhecida como geração de emprego e renda a baixo custo de investimento por sua capacidade de produzir alimentos a menor custo e danos, sendo diversificada. “A padronização alimentar esta sendo explicitamente colocada na sociedade e perdendo a principal característica: a qualidade e diversidade dos produtos naturais”, comentou.

Já o engenheiro florestal Marcelo Grassi, indagou sobre a importância da agroecologia nas fazendas e pequenas hortas sem uso do desmatamento. “A terra é um meio de sustentação e de vida. Interagir novas tecnologias, como o plantio em círculos, com o meio ambiente é um forma sustentável de continuar com o processo de agricultura familiar”, afirmou. Durante o evento, Marcelo Grassi indagou que muitos produtores não conseguem colocar seus produtos no mercado por serem um pouco mais caros. “Os produtos tem uma melhor qualidade e a população não consegue ter essa acessibilidade, então recorre as feiras, onde pode escolher  seus alimentos”, encerrou.

Durante a palestra, Antonia de Jesus Santana e Josete Bispo dos Santos, tiveram a oportunidade de demonstrar e comercializar produtos da agricultura familiar do distrito de Maria Quitéria, onde residem. Castanhas, beijus, sequilhos e cocadas são as principais fontes de renda da família. “É gratificante poder perceber o rosto da pessoa que comprou algum produto e compra outro porque gostou. Ficou muito feliz”, disse Antonia.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CONCURSO NATAL ECOLÓGICO


As atividades ambientais executadas durante o ano pelos alunos e gestores da rede municipal de ensino de Feira de Santana serão finalizadas no dia 10 de dezembro com a apresentação do Concurso Natal Ecológico. O evento é promovido pelo Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).

O concurso visa promover a integração e criatividade das escolas com a confecção de árvores de Natal feitas com qualquer tipo de material reciclado e em tamanho. As árvores serão expostas com no Museu de Arte Contemporânea a partir das 09 horas. A amostra será aberta a visitação pública, inclusive para alunos, pais e gestores de escolas públicas.

O Museu de Arte Contemporânea fica situado na Rua Germiniano Costa, centro.
 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

16ª EDIÇÃO DAS QUARTAS AMBIENTAIS FINALIZA O ANO COM O TEMA "AGROECOLOGIA E AGRICULTURA FAMILIAR"


A “Agroecologia e agricultura familiar” será o tema abordado na 16ª edição das Quartas Ambientais na próxima quarta (28). O encontro será no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde e é promovido pelo Departamento de Planejamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).

Encerrando os encontros esse ano, o evento contará com os palestrantes Pedro Carlos Pacheco de Oliveira, mestre em ciências agrárias e Marcelo Grassi, chefe do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da SEMMAM.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do telefone (75) 3322-9319 ou pelo e-mail deameioambiente@gmail.com. Estudantes universitários receberam certificado com carga horária de 4 horas.

REFLORESTAMENTO


As atividades econômicas do nosso tempo exige matéria-prima para a fabricação de bens duráveis e não duráveis. Minerais, água, plantas e madeira, são alguns exemplos de matéria-prima. A madeira que tem um valor enorme no mercado é resultado do corte de árvores em grande escala. Quantidades enormes de matas e florestas já foram desmatadas para atender a indústria ou simplesmente para abrir caminho ao desenvolvimento de cidades, estradas, plantações, pastagens, entre outras.

Foi então que em 1934 o então presidente Getúlio Vargas criou o código florestal e em 1965 ele sofreu modificações por meio da Lei 4.771, passando a exigir o reflorestamento das áreas devastadas.
"As viagens pelo mundo do “Patriarca da Independência”, José Bonifácio, lhe deram a conscientização de que era preciso manejar as áreas de florestas para que estas perdurassem. A grande parte das florestas pertencem ao Estado, que administra essas áreas para o setor privado. No Brasil, a preservação recai muito mais sobre os agricultores. Um estudo do Ibama, feito em 2007, mostra que 68% das florestas brasileiras estão sobre domínio privado."
Podemos chamar também de reflorestamento o processo de arborização de áreas específicas onde não havia vegetação nas últimas décadas. Neste processo, são criadas pequenas florestas, principalmente com espécies lenhosas. Este processo é voltado principalmente para criação de áreas de lazer ou para melhorar a qualidade do ar em áreas que sofrem com a poluição ou aquecimento do ar (ilhas de calor).
O uso do eucalipto

As indústrias de madeira e celulose também realizam o reflorestamento, usando principalmente o eucalipto. Esta espécie é utilizada em função de seu crescimento rápido e pelo fato da madeira ter boa aceitação comercial.

Importância

O processo de reflorestamento é de grande importância para o meio ambiente. Ele é capaz, quando executado com eficiência, de recuperar áreas verdes com espécies nativas, melhorando ecossistemas degradados. Usando o processo de reflorestamento, muitas empresas deixam de comprar madeira proveniente do corte ilegal, poupando a natureza.  O processo de reflorestamento é aplicado também em áreas de encostas com o objetivo de impedir deslizamentos de terras. Neste contexto, ele também é eficaz no combate à erosão do solo.



FONTE: JORNAL NOITE E DIA DE 16 a 22 de novembro de 2012, caderno 2 pág 4

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PARTICIPA DA FEIRA DO CONHECIMENTO DA ESCOLA ADVENTISTA DE FEIRA DE SANTANA


A Escola Adventista de Feira de Santana promoveu na ultima quarta-feira (14) a II Feira de Conhecimento (FECOM). O evento contou com o apoio do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMAM).
 
Com o tema Compromisso com o meio ambiente, alunos da instituição demostraram de formas variadas como preservar e conservar a natureza, orientados pelos professores, coordenação e direção do colégio. “Esse evento da continuidade do projeto “Feira te quero mais verde”, onde visualizamos outra prática pedagógica”, declara Luiz Penteado, diretor. “Nosso objetivo é transformar no que seria lixo em objetos decorativos. Nós tínhamos vários cd’s sem uso e transformamos em uma bandeja e isso é prática de sustentabilidade”, afirma Alice Duarte, estudante do 9º ano.
 
Todas as series foram mescladas para execução dos trabalhos e stands. “Proporcionamos essa mistura para que os discentes possam aprender a serem multiplicadores desse aprendizado”, disse Sara Alves, professora de língua portuguesa. “Observar a troca de conhecimento e saber delegar funções, é uma forma de prepara-los para serem lideres”, completa.
 
Durante o período de preparação do projeto, os alunos visitaram locais em Feira de Santana como nascentes de rios, locais preservados e abandonados com lixo para compor, paródias, pinturas em telas, poemas, artesanatos com material reciclado, maquetes e a representação de uma fazenda inundada.  
 
De acordo com os visitantes, o destaque foi a preparação da sala de aula em uma cidade ecologicamente correta, com adaptação de luz solar para estádio de futebol, ruas limpas e organizadas pelos habitantes e aprendizado da execução do  papel reciclado ao vivo. “Se esses alunos foram capazes de produzir essa cidade na maquete, na prática teremos daqui a 10 anos uma nova Feira de Santana. Estão de parabéns”, comentou Helena Gracendes, que participou da feira recebendo um convite na rua da escola.




 

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PARTICIPA DE VIII ENCONTRO DE PESQUISAS DA FACULDADE NOBRE


Entre os dias 08 a 11 de novembro a Faculdade Nobre (FAN) promoveu o VIII Encontro de Pesquisa. O evento contou com a participação do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMAM).

Com o tema: Compartilhando saberes, a ciência e a sociedade em busca de um mundo sustentável, os alunos da FAN compartilharam informações diversas sobre o meio ambiente e a sociedade sustentável com as presenças de estudiosos do assunto como o Professor Pós-doutor Fábio Bandeira, experiente em pesquisas relacionadas à ecologia e sustentabilidade e o Professor Pós-doutor Júlio Rocha, atuante na área do Direito Ambiental.

Na abertura, a SEMMAM foi representada pela diretora do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental (DPEA), Millena Carvalho, onde foram expostos objetos confeccionados com materiais reciclados. Na sexta-feira (09), quando os visitantes observavam o stand da SEMMAM, Millena Carvalho explicou como os objetos eram feitos e quais materiais eram utilizados. “Iniciativas como essa precisam ser apoiadas pela sociedade. É gratificante participar de um evento como esse oportunizando a demonstração de objetos confeccionados pelo Departamento de Planejamento e Educação Ambiental. O desenvolvimento dessas ações ambientais deve continuar favorecendo as práticas sustentáveis participativas e mais conscientes”, afirmou.

“O avanço tecnológico na produção de carvão vegetal” foi o tema do palestrante Marcelo Grassi chefe do DPEA. “A busca de uma nova matriz energética alternativa para o semiárido nordestino de maneira sustentável deve atender as necessidades das comunidades locais a partir de florestas plantadas com baixo impacto ambiental”, comentou.


 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

SECA NO NORDESTE


Dentre os muitos aspectos apresentados pela Região Nordeste o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome. A partir dessa temática é importante entender quais são os fatores que determinam o clima da região, especialmente na sub-região do Sertão, área que mais sofre com as secas.

Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região Nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do Norte de Minas Gerais.

As principais causas da seca do Nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe baixa influência de massas de ar úmidas e frias, vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no Sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).

Apesar dos avanços registrados nos últimos anos nas atividades industriais e turísticas do Nordeste, em termos de emprego de mão de obra, a economia dessa região ainda é muito dependente do setor agrário, com o agravante aspecto de que menos do que 3% do total de área agricultável da região é irrigada, e, portanto, muito susceptível a um possível déficit de precipitação. Isso significa que, em época de secas moderadas a extremas há um grande fluxo de migrantes em direção as grandes cidades da região Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza). Essa situação leva a um enorme aumento da população dessas regiões metropolitanas, o que acarreta uma crescente necessidade de fornecimento de água com boa qualidade, além de esgotamento sanitário, geração de emprego e renda, combate à criminalidade, dentre outros problemas.

Os rios que estão situados nas áreas do Sertão nordestino, são influenciados pelo clima semiárido, dessa forma não há grande incidência de chuvas. A maioria dos rios do Sertão e do Agreste da região Nordeste é caracterizada pelo regime pluvial temporário, isso significa que nos períodos sem chuva eles secam, no entanto, logo que chove, enchem novamente. Nas regiões citadas é comum a construção de barragens e açudes, como meio de armazenar água para suportar períodos de seca.

A integração do Rio São Francisco com outras bacias hidrográficas da região Nordeste, a chamada “transposição do São Francisco” é um projeto do governo federal que visa a construção de dois canais, denominados Norte e Leste, (totalizando 700 quilômetros de extensão) para levar água do Rio São Francisco para regiões semiáridas do Nordeste. Desta forma, diminuirá o impacto da seca sobre a sofrida população residente nessa região, ela facilitará o desenvolvimento regional, com a abundância de água potável por onde passar.

O governo abrirá uma linha de crédito especial para agricultores e setores agroindustriais do Nordeste atingidos pela estiagem. A Presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de recursos orçamentários e de créditos extraordinários, em reunião com governadores do Nordeste, em Sergipe, no último dia 23 de abril. Nessa reunião, Dilma Rousseff anunciou a abertura de um crédito emergencial para atender pequenos, médios e até grandes agricultores, com juros de 1% ao ano, para pequenos e médio e, de até 3,5% ao ano, para os grandes produtores. A informação é do Ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra, coordenador do Programa Água para Todos e fez parte da reunião com a Presidente Dilma e os governadores do Nordeste. Esses recursos serão do FNE – Fundo Constitucional do Nordeste.
 

 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

BRAVO Caminhões executa SIPAT com participação da SEMMAM


Realizada entre os dias 05 a 11 de novembro, a Semana SIPAT da Empresa BRAVO Caminhões.  O evento contou  com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).
O objetivo principal era informar e conscientizar os participantes sobre a água e sua função na sociedade. “É importante salientar a importância da preservação das águas, principalmente ao que se trata da conservação do Rio Subáe”, indagou Sergio Aras, técnico de segurança do trabalho da SEMMAM. No evento foram distribuídos folders sobre educação ambiental e suas características.

LODO DE ESGOTO SE TRANSFORMA EM EXCELENTE ADUBO PARA A AGRICULTURA

Lodo de esgoto ou biossólido é o nome de um produto derivado do tratamento dos esgotos que está sendo testado pela EMBRAPA Meio Ambiente no que se refere á utilização agrícola e avaliação do impacto ambiental na agricultura.

A pesquisa com o Iodo de esgoto é feita a longo prazo, pois os estudos dessa natureza devem ser realizados por pelo menos dez anos e envolver todos os componentes do agrossistema, como os efeitos na comunidade de organismos do solo, nas propriedades físicas, químicas do solo, nas propriedades físicas no solo, na sobrevivência de patógenos humanos, no desenvolvimento das plantas e na contaminação do meio ambiente por possíveis poluentes (metais pesados e outros) que possam existir nos lodos, principalmente para aqueles oriundos de cidades altamente industrializadas.

Os experimentos, inicialmente com a cultura do milho, na EMBRAPA Meio Ambiente estão sendo feitos com lodos de esgotos gerados em Franca,SP- cidade que tem esgotos da Grande São Paulo, região extremamente industrializada.

Os experimentos estão sendo realizados em 3 mil m² na área experimental da Unidade em Jaguariúna,SP e tem a finalidade de avaliar possíveis problemas com a utilização na agricultura deve ser feita de maneira cuidadosa, de modo a não provocar danos ao ambiente, á cultura ou a quem o aplica.
 

Destino de pneus usados em Feira de Santana

Com o objetivo de discutir ações e estratégias sobre a destinação adequada para pneus inservíveis, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), em parceria com as secretarias de Serviços Públicos e Saúde, promoveu nesta terça- feira (6) uma reunião com representantes do ramo pneumático em Feira de Santana, no auditório do Hotel Acalanto.

A iniciativa visa coibir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Segundo o engenheiro agrônomo da Semmam, Eduardo Macário, diversas sugestões eficazes foram apresentadas durante a reunião.

“Iremos pontuar cada sugestão para que possamos melhorar a logística, para que a destinação seja mais eficiente. Uma das propostas favoráveis é a instalação de ecopontos exclusivos para pneus inservíveis. Este é um trabalho que depende da colaboração de todos”, explica.

O próximo encontro será realizado no dia 6 de dezembro, em local a ser definido. Participaram da reunião secretário da Sesp, Alexandre Monteiro, a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), Kérsia Carneiro, agentes de endemias e representantes das empresas Nipe, CBL, Pirelli, entre outros.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O destino de pneumáticos e o combate a dengue


“O destino de pneumáticos e o combate a dengue” será o tema discutido amanhã (06) com empresários do ramo no Hotel Acalanto a partir das 08 horas.O evento será promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) e conta com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP)e Saúde (SMS).
“A reunião servirá para definir as atividades que foram sugeridas e propostas no evento anterior para a coleta de pneus e sua destinação”, afirma Roberto Dias, engenheiro químico da SEMMAM. Ainda na reunião, será debatida com as empresas a melhor forma dessa destinação não afetar a população contra a dengue, doença que vem atingindo quase 50 % da população feirense. “Os colaboradores terão a possibilidade de oferecer uma atividade intensa de prevenção da doença, colocando o pneu em local adequado como a CBL, que recicla os pneus em prol da sociedade”, ressalta.