quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CARTILHAS AMBIENTAIS II



 Realizado hoje (31) no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira a entrega das cartilhas ambientais para as escolas municipais e estaduais de Feira de Santana com a presença de representantes da Via Bahia Concessionária. O encontro foi realizado pelo Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).
“Representar na prática os personagens vivos do minicurso é muito gratificante. Essa é a primeira das quatro cartilhas e os resultados desse trabalho já apareceu. É um trabalho concretizado”, comentou Gisele Resende, engenheira ambiental da Via Bahia. As cartilhas foram produzidas pelos próprios alunos, que são professores ou administradores das escolas da rede pública do município de Feira de Santana. Segundo a engenheira, o trabalho também serve para formar multiplicadores da preservação ambiental e atingir os 26 municípios além de Jequié, Vitória da Conquista e Simões Filho.
“Essa cartilha é importante, pois é um material didático lúdico que trata da temática ambiental, que pode ser trabalhado desde o ensino fundamental até o nono ano. É indispensável para discussão do dia a dia e sensibilizar toda sociedade”, alega professora Laura Ribeiro, representante da Secretaria de Educação.
Um dos personagens da cartilha ambiental é o “Romerinho”, Carlos Romero Carvalho, diretor da Organização Não Governamental (ONG) SOS Paraguaçu. “Esse trabalho foi elaborado com muito carinho e espero que seja bem aproveitado, pois a preservação do meio ambiente depende das informações recebidas na infância”, comenta.
 
 
 


 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ESCOLAS RECEBEM CARTILHAS AMBIENTAIS


Escolas municipais de Feira de Santana foram contempladas hoje (25) com as cartilhas confeccionadas pelos alunos do Mini curso de Gestão Ambiental da Via Bahia durante esse ano. A entrega foi realizada pelo Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).

Durante todo o curso, professores e administrados de escolas municipais puderam trocar informações sobre a conservação e preservação do meio ambiente e como esses ensinamentos podem auxiliar nas escolas. Exemplo disso foi o professor Rafael Medeiros da Escola Municipal Celida Soares, que ao preparar um dos materiais didáticos e ser impresso na cartilha, começou a trabalhar com os alunos para executarem um livro de contos feitos por eles baseado na cartilha. “É maravilhoso, pois é a interação da referência do professor no trabalho”, disse.

A Escola Municipal Elisabeth Johnson também foi contemplada. A coordenadora Malena Oliveira comentou os projetos feitos pelos alunos e como eles põe em prática o exercício da cidadania ambiental. “No ano passado fizemos a primeira gincana ecológica e isso deu resultados. Os próprios alunos mantém a escola limpa e organizada, pois eles entendem que cuidando do ambiente há melhorias”, declara.

“É um reconhecimento do nosso trabalho. Inserir essa cartilha nos projetos em andamento, dará continuidade a temática”, informou Maidia Alves de Lima, diretora da Escola Municipal Antonio Eloi da Costa, do bairro Baraúnas. A escola realiza projetos sociais como limpeza das praças próximas, arrecadação de garrafas pet para produção de materiais didáticos como brinquedos para matemática e português, coleta de material reciclável e recolhimento de óleo de cozinha usado para fabricação de sabão. A professora do 5º ano Hosana Amorim, relata que os alunos se sentem uteis tanto na escola como comunidade. “Eles ficam até chateados quando veem alguém derrubando as arvores que plantaram nas praças. Isso é um sinal que o trabalho que fazemos, faz com que eles percebam que fazem parte do meio ambiente”, declara. A escola ainda pretende executar uma horta de verão com material recolhido do lixo.

Outras escolas serão contempladas na próxima semana, com data não definida ainda, com a presença da Via Bahia Concessionária de Rodovias e Secretaria de Educação.



 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

RELIGIÃO E MEIO AMBIENTE

Com o tema “Dialogo religioso e seus aspectos socioambientais” a 15º edição das Quartas Ambientais discutiu hoje (24) no auditório da Secretaria de Saúde, como as religiões podem auxiliar na conservação e preservação do meio ambiente. O evento foi promovido pelo Departamento de Planejamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).

Com a presença de diferentes segmentos religiosos da sociedade,  o palestrante Clóvis Nunes, espírita e coordenador da Organização Não Governamental (ONG) MOV Paz, comentou que o tema foi bem elaborado e sugestivo para a sociedade feirense, pois é desafiador. “Infelizmente todo ser humano fica preso a religião e não a criação” declara. No decorrer do evento, o palestrante indagou que somente no ano de 2011, 250 mil pessoas morreram por algum dano causado a natureza, devido ao impacto da degradação do homem, principalmente pelo consumismo, que produz efeito grave tanto na vida social como ambiental e o planeta Terra, é agredido pela própria criação de Deus.  “Se todas as religiões chamassem todos os membros para cuidar do meio ambiente, em dez anos, nossa floresta estaria salva”, comentou.

No encontro, participantes de outras denominações também puderam demonstrar na prática religiosa, como cada religião pode colaborar com a preservação e conservação do meio ambiente. A Igreja Adventista foi representada pelo capelão Thiago Penteado, afirmou          que Deus fez a natureza e o homem deve cuidar dessa criação continuadamente, não sendo egocentrista. Ainda na palestra, foram comentadas as ações que a igreja e a instituição fazem, como, por exemplo, o Dia do Meio Ambiente comemorado no dia 05 de setembro em que as crianças puderam pôr em prática as ações ensinadas na escola. “Tanto a instituição como a religião pregam e praticam a conservação do meio em que vivemos. Deus quer restaurar sua imagem em nós hoje, e esse é nosso papel como família, religião e instituição”, relatou.

Já a Igreja Batista, representada pelo Sargento José Cruz, que também faz parte das forças armadas, afirma que a Bíblia declara a criação como uma das principais metas de ensino de convivência entre os seres criados, inclusive os humanos.  “Deus, fez. O homem, destrói. Esse paradoxo precisa ser destrinchado, pois só assim, voltaremos a ter harmonia de criação para com criação”, indagou.

Elizabeth Pirôpo, representante do Dispensário Santana alegou que o meio ambiente é um dos princípios bíblicos que, de acordo com a religião católica, o individuo é a criação-cuidadora do meio em que vive. “Somos responsáveis pelo  ambiente e estamos no planeta para retirar o lixo que o próprio homem constrói, ferindo os princípios religiosos”, afirma. Bairros como Brasília, Capuchinhos e Centro são beneficiados pelas palestras e ações socioambientais realizadas pelo dispensário. “Ensinamos e colocamos na prática mudanças podem ser feitas como trocar os copos descartáveis por plásticos e isso é um grande avanço”, disse.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

POLUIÇÃO: O PERIGO ESTÁ NO AR

Desde irritação nas mucosas dos olhos e nariz, ardor e desconforto de garganta até agravamento com sérias debilidades como bronquite crônica e enfisema, contribuindo para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e pulmonares. Na cidade de São Paulo, por exemplo, sete pessoas que já tem alguma doença grave morrem por dia pelos efeitos maléficos do ar.

No entanto, geralmente a ação da poluição na saúde é discreta, como o cigarro, que, ao o ser humano inala a fumaça, o individua não sente nada. Mas, após décadas de efeitos acumulativos, aparecem e são devastadores. O problema é que todas as pessoas estão expostas a poluentes diariamente. Pesquisas indicam que os riscos de câncer em indivíduos que vivem mais de 20 anos em grandes centros urbanos em 42%. Quanto mais poluída é a cidade, mais esse percentual é elevado.

 OS POLUENTES MAIS NOCIVOS

São os combustíveis á base de petróleo emitidos no ar pelos veículos, pois geram substâncias altamente tóxicas – como hidrocarbonetos e estrógenos. Ao serem inaladas, provocam alterações que vão desde uma simples irritação nos olhos ou nariz até o aumento das chances de cardiopatias e câncer. Os andrógenos liberam substâncias semelhantes aos estrógenos (hormônio feminino), aumentando os níveis desse hormônio no organismo dos homens. Isso compromete a qualidade do sêmen e está diretamente relacionado ao crescimento no número de nascimento de meninas. Outros poluentes são os metais que acabam sendo inalados facilmente por estarem presentes em micro partículas na atmosfera, com estudos que constatam alterações cerebrais em camundongos que respiram essas substâncias.
 

EXPECTATIVA DE VIDA

De acordo com estudos feitos pelo Laboratório de Poluição da Universidade de São Paulo sobre os efeitos da poluição na saúde, a expectativa de vida da sociedade em relação a poluição é de pelo menos dois anos em relação aos testes feitos por animais de laboratório.
 

OS GASES DOS AUTOMÓVEIS

Em determinadas situações de trânsito, o nível de poluição chega a cinco vezes maiores  dependendo da ventilação e do local de posicionamento do veiculo.
 
FONTE E CRÉDITO: JORNAL NOITE E DIA 19 A 25 DE OUTUBRO DE 2012, caderno 2 página 4

 

 

 

TÍTULO DOS GUARDIÕES SUSPENSO




A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), através do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental, informa que o evento da premiação e realização do evento “Os Guardiões do Meio Ambiente” no ano de 2012, foi suspenso temporariamente, em virtude do processo de transição de governo e da realização das atividades vinculadas ao fechamento anual e da gestão administrativa do município de Feira de Santana.


 

 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

TÍTULO GUARDIÕES DO MEIO AMBIENTE


A Secretaria de Meio Ambiente e Recurso Naturais (SEMMAM) através do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental, promoverá no dia 13 de dezembro de 2012, a premiação do Titulo "Os Guardiões do Meio Ambiente". O evento contará com a presença de autoridades públicas e privadas no Parque do Saber Ás 19:00 horas.

Uma das metas da valorização dos trabalhos relacionados de empresas e personalidades foi a contribuição em prol da preservação e conservação do meio ambiente. Na programação terá voz e violão, apresentação de dança e escolas participativas que durante o ano beneficiaram a sociedade feirense com projetos e ações em defesa da natureza.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

ONDE ESTÁ A ÁGUA DO PLANETA?


É comum depararmos com artigos, anúncios ou programas como tema “Água”. Normalmente induzindo a uma forma de economizar a água, fechando a torneira, não lavando calçadas, verificando vazamentos e etc.

É notório que o volume de água vem a cada ano diminuindo e já existem previsões das mais variadas credibilidades, em relação ao tempo restante para que o planeta Terra adote o racionamento de água, o que já acontece em diversos países. É possível identificar vários fatores aos quais podemos atribuir a redução de recursos hídrico do planeta.

O DESMATAMENTO

De forma irresponsável, visando aumento considerável dos lucros, sem se preocupar com o meio em que vivemos, seja por formação de pastagens ou comércio de madeira.

A PRODUÇÃO DE LIXO

Que por sua vez, quando não tratado com os devidos cuidados, tende a contribuir para a contaminação dos lençóis freáticos.

AUMENTO DA TEMPERATURA

Provocado pela redução ou falhas na camada de ozônio.

Sempre que se trata do assunto referente, procura-se de forma coerente, apontar um responsável ou culpado para um determinado problema e não é diferente em relação a água que vem ocupando um espaço onde a preocupação pela sua falta, aumenta a cada dia. Partindo do principio da evaporação, entende-se que são necessárias algumas etapas para que ela aconteça.


FONTE E CRÉDITOS: JORNAL NOITE E DIA, 11 a 18 de outubro de 2012

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FUNASA recebe novo laborátorio para análise da água

Tendo em vista a análise e melhoramento de água potável abastecidos por poços artesianos, a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) está executando no novo laboratório móvel recebido esta semana, a análise de água para consumo humano em todo território baiano. O investimento foi fornecido pelo Ministério da Saúde.
 
Com o propósito de melhorar a qualidade da água existente no interior do estado, a FUNASA, disponibilizou o equipamento para o beneficiamento sendo um laboratório regional. “O laboratório regional de monitoramento, controle e qualidade de água para consumo humano já existia, mas não era atuante na capital, então trouxemos para Feira de Santana e conseguimos pôr em ação vários projetos que estavam em andamento”, declara José Marques, assessor assistente da instituição.
 
Com dois anos de atuação em Feira de Santana, além de comunidades, órgãos, fundações e associações de diversos municípios e distritos baianos, tendo como outro tipo de abastecimento como poços artesianos, açudes ou carros pipas, o laboratório móvel também já atendeu aldeias, no qual desde o inicio do ano, passaram a ter uma secretaria especial indígena. “Nós contamos com uma equipe de técnicos, bioquímicos, técnico de manutenção e toda estrutura inclusive caminhonete e dois carros com tração nas quatro rodas para melhorar o atendimento tornando-o eficaz”, declara José Marques. A equipe conta também com uma moto para maior rapidez no processo de recolhimento do material, no qual geralmente obtém o resultante em 24 horas com relatório e sugestões de melhoria do uso da água.
 
Até o momento, não houve rejeição da população. “Existe ainda pessoas que preferem o gosto da água de barro, mas nem toda água limpa significa que esta tratada”, comenta o assessor. “A água do poço, pode estar com bom sabor e limpa, mas podem causar doenças graves se ingeridas sem tratamento adequado”, completa. Denúncias feitas pelo Ministério Público também são analisadas pelo laboratório regional quando solicitadas, caso haja dúvidas sobre procedimentos. A FUNASA segue com o projeto da construção de um laboratório de maior porte na região de Juazeiro.
Para obter o serviço, o representante deve enviar um ofício para o órgão, sendo atendido de acordo com a prioridade e agendamento e água deve ser para consumo o humano que não seja tratado pela Empresa Baiana de Agua e Esgoto (EMBASA), pois a mesma já executa este serviço. A FUNASA fica na Rua Barão de Rio Branco,882, Centro.




 
 

Associação Feirense de Assistencia Social é beneficiada pela SEMMAM



Na última manhã dos festejos da Semana da Criança, a Associação Feirense de Assistência Social (AFAS), foi beneficiada através do Projeto Ambiente Saudável Criança Feliz do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).
 
 
 
As crianças do 1 e 2 ano participaram de jogos lúdicos proporcionando soluções a preservação e conservação do meio ambiente. Segundo a coordenadora Maria José Silva, os alunos são mobilizados diariamente para o desenvolvimento na educação ambiental. “Quando a criança aprende essas questões, é mais fácil passar para a família e a escola possui extrema importância nesse aspecto”, afirma.


Gabriel Simas de 06 anos, participa com a família de projetos de reciclagem e visualiza todos os dias como é feito todo processo. “É bom brincar com o que eu vejo todo dia com o que minha mãe cata no lixo. Vou pedir para ela fazer esse brinquedo pra mim agora”, disse. Hoje a tarde, o último encontro será na Escola Municipal Luis Alberto no bairro Jardim Cruzeiro.
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

DIA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA MUNICIPAL MARGARIDA LISBOA


A manhã desta quarta-feira (10) foi marcada com jogos ambientais na Escola Municipal Margarida Lisboa. O evento dá continuação à comemoração da semana da criança do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).
 
 
Segundo a diretora Valeria Portugal, a escola já executa projetos e jogos ambientais. “Tirei fotos para fazermos esse mesmos jogos futuramente, por que eles aprendem o assunto mais rápido e tem um retorno eficaz. Proporcionar interatividade entre os alunos e despertar o interesse pelo meio ambiente deve ser um dever de todos independente da forma que é passada”, declara.
 

“Eles aprenderam mais sobre o meio ambiente. É mais interessante quando vem pessoas diferentes proporcionar esses mesmos ensinamentos de forma lúdica”, comentou Lucimar Cerqueira, professora do Grupo 5. “Gostei muito da brincadeira da bolinha por que derrubei a garrafa com fumaça e ganhei o prêmio”, declarou Erica de Jesus de 06 anos. Hoje à tarde, alunos da Escola Municipal Antonio Carlos Coelho, participarão do evento.




 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

ESTUDANTES DA TIA BERNA JÁ FESTEJAM O DIA DAS CRIANÇAS


Jogos ambientais marcaram a manhã desta terça (09), na Escola Creche tia Berna localizado no bairro Tomba. O evento foi realizado pelo Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).

 “Incentivar o respeito à natureza, para que quando eles cresçam possam usufruir dela. É uma ótima iniciativa na infância de saber o que deve ser feito para preservar o meio ambiente”, afirma Dona Berna, diretora da instituição. Além de palestras educativas, as crianças puderam aprender de forma lúdica como preservar e conservar o meio ambiente.

A professora Creusa Moreira agradou-se da equipe que desenvolveu atividades diferenciadas para cada idade. “As crianças se alegram com novidades como esta. Foi surpreendente”, declara. Já a Laura Ellen Silva de 05 anos gostou do jogo da memória. “È muito divertido saber qual é a figura que esta embaixo. Eu gostei”, comenta.

A tarde, as crianças da Escola Tio Jonas participarão do evento.







 

SEMANA DA CRIANÇA EM COMEMORAÇÃO


Em homenagem a semana do dia das crianças, de terça a sexta, o Departamento de Planejamento e Educação Ambiental através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) estará realizando atividades em prol da preservação e conservação ambiental.

Segundo o chefe do departamento, Marcelo Grassi o objetivo é promover atividades lúdicas com as escolas municipais. “É uma maneira de interagir a comunidade escolar com a semana da criança com atividades voltadas ao meio ambiente”, afirma. O evento contará com jogos interativos com brindes.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

DENGUE E DESTINAÇÃO DE PNEUS ABORDADOS EM REUNIÃO


Objetivando discussão e norteamento de solução para efetuar o recolhimento e adequada destinação de pneumáticos inservíveis no Município de Feira de Santana, foi realizado no Hotel Acalanto no ultimo dia 02 de outubro, no encontro, estiveram presentes os seguintes representantes: Roberto Nascimento Dias representando o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos – SEMMAM, Eduardo José Albuquerque Macário, Assessor Especial do Gabinete do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Antonio Sergio Aras, Técnico de Segurança da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recurso Naturais, Alexandre da Silva Monteiro e Roberto Barbosa Portugal, Secretário Municipal de Serviços Públicos, doutora Maricélia Maia de Lima, responsável técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Antonio Sérgio S. da Silva, Coordenador de Combate à Dengue do setor da Vigilância Epidemiológica, Kérssia Souza Leal Carneiro, representando o Secretário Municipal de Saúde,  Jamille Melo Adorno da Diretoria da Vigilância Sanitária de Saúde, Senhor Juan Alex Aiolfi, Cassiano Pelicioli, Flávia Querioz e Bruna Duarte representantes da Empresa Borrachas Vipal S/A, Reginaldo Silveira e Jucinei Carneiro Cordeiro representando a Empresa Pirelli Pneus Limitada, Gillian A. Maracajá representando a Empresa Bioenergia Natal, Senhora Vera Lúcia Maria da Cruz representando a Empresa Pneus Inácio Limitada, Juvan Oliveira Santos representando a Empresa Juvan Oliveira revenda de Pneus, Florencio Gomes e Senhor Antonio Santos Amorim Borracheiros com estabelecimentos na área urbana de Feira de Santana, Raimundo Nonato revendedor de pneus, Senhora Valdete dos Santos Oliveira, Senhora Rafaela Louzada Almeida representando a Empresa Rodobens Caminhões Bahia S/A, Senhor Joacy Souza Freitas da Empresa HC Pneus Limitada, Daniel Tozato representando a Empresa Allianza Pneus Comércio e Reforma Limitada, Antonio Gonçalves Junior e Alexandro Castro Coutinho representando a Empresa Comansul Comércio de Pneus Limitado, Luiz Peixoto representando a Amazonas Sport Car Limitada, Nurzio Almeida.

O Assessor Especial Do Gabinete do Secretário SEMMAM, senhor Eduardo Macário, explanou com base em suas informações, a constatação da necessidade de combater a dengue no município integrando a operação de recolhimento e destinação adequada de pneumáticos inservíveis (pneus velhos) como fundamental para evitar uma epidemia de dengue em Feira de Santana. A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA número 301/2002, estabelece responsabilidades para os fabricantes de pneumáticos na coleta e destinação adequada de seus produtos, incluindo ainda, distribuidores, revendedores, reformadores, consertadores e os consumidores finais de pneus, devendo haver uma articulação com o Poder Público no sentido de estabelecer uma adoação de procedimentos.

Maricelia Maia Lima, técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde ressaltou a gravidade da situação em Feira de Santana. “A cidade está com iminente possibilidade de epidemia de dengue tipo quatro, a qual não apresentou até o momento imunidade”, declara.

O secretário Alexandre Monteiro, explicou a necessidade de parceria entre Poder Público e iniciativa privada, pois o município sozinho não pode recolher e fiscalizar o destino final. “A efetua o recolhimento de aproximadamente 1,800 kg de pneus por semana, sendo esta quantidade aquém da demanda existente”, afirma. O Senhor Eduardo Macário sugeriu que a SEMMAM através do Departamento de Educação Ambiental elaborasse um programa ou plano, tendo em vista educação ambiental para as comunidades próximas a pontos indicados pela SESP onde ocorre um maior volume de destinação inadequada de pneus.

Senhor Jucinei Cordeiro , resaltou que a empresa CBL Comércio e Reciclagem de Borrachas Limitada é remunerada pelos diversos produtores de pneumáticos possibilitando receber pneus inservíveis no Município de Feira de Santana, de modo a aceitar qualquer demanda que lhe seja entregue. “A CBL existe em atendimento a Resolução 301/2002 do CONAMA , cujo os pneus inservíveis são fragmentados, embalados e enviados para a cidade Campo Formoso, onde é utilizado como combustível em equipamento (forno) de empresa do Grupo Votorantim”, declara.

O Senhor Giliam Maracajá da Empresa Bionergia Natal em fase de implantação no Município de Feira de Santana, cujo produto principal é produção de energia a partir queima controlada (monitorada) podendo fazer uso de pneus transformando resíduos em gás, energia elétrica e carvão.

Com a concordância de todos os presentes, pneus inservíveis são úteis para sociedade podendo ser utilizados como combustível para a produção de energia, faltando apenas o Município de Feira de Santana implantar a logística do transporte, levando os pneus inservíveis até a CBL ou outras unidades no futuro próximo em fase de implantação na cidade.

Senhor Juan Aiolfi representante da Empresa Vipal, indagou que questão dos pneumáticos é um problemas de todos nós, citando a Resolução 301/2002 que responsabiliza os fabricantes, importadores, comerciantes, utilizadores, reformadores, consertadores, Poder Público e consumidores finais que devem ser articular entre si e colaborar na adoção de procedimentos, visando programar a coleta dos pneus e contribuir para sua destinação adequada.

A Senhora Flávia Queiroz, também representante da Empresa Vipal informou que faz uso de pneus triturados como material para uso em jardins substituindo cascas de pinho. Senhor Reginaldo Silveira representante da Pirelli ressaltou a necessidade da definição de locais e construção dos pontos de coletas para os pneus inservíveis, não havendo possibilidade de implantar eficientemente a logística da coleta, transporte e destinação, sugerindo então a seguinte proposta emergencial do momento. Segundo declarou o Senhor Alexandre Monteiro com definição de cinco Ecos Pontos em locais estratégicos da cidade onde existem hoje em Feira de Santana a CBL apta a receber os pneumáticos inservíveis bastando apenas um entendimento que possibilite a implantação desses Ecos Pontos, cabendo a ANIP se manifestar sobre a possibilidade de arcar com esses custos, incluindo disponibilizar um caminhão fechado para a coleta e transporte. A proposta deve ser oficializada através de ofício anexando os projetos relativos à implantação dos Ecos Pontos, assim como números que possibilitem dimensionar o porto do caminhão e planejar o seu trajeto. Senhora Kérssia Leal, coordenadora da Vigilância Sanitária, indagou sobre o trabalho da instituição durante as inspeções que antecedem a emissão de Alvará Sanitário, em que seu corpo técnico atua também como educadores ambientais conscientizando sobre a importância de comportamento relacionada a vários aspectos de natureza ambiental e higiene sanitária.

A data do próximo encontro será no dia 06 de novembro deste ano, com a presença das empresas Bristol e Continental.

GASES POLUENTES QUE PREJUDICAM A SAÚDE


Os motores dos veículos emitem uma serie de poluentes que prejudiciam a saúde atraves da combinação de material orgânico e substancias inorgânicas. Poeira, terra, ácidos, metais e químicos orgânicos são alguns dos componentes  que ficam suspensas no ar. O dióxido de nitrogênio, produzido quando o combustível é queimado em altas temperaturas, também pode trazer problemas em altas concentrações, prejudicando o funcionamento dos pulmões e causando dores no peito.
Os compostos orgânicos voláteis (mais conhecidas como COVs) também são encontrados na poluição do ar. Eles são conhecidos como “voláteis” por que evaporam facilmente em temperaturas ambientes. Alguns COVs como benzeno são cancerígenos conhecidos. Embora esses compostos sejam produzidos principalmente através de meios industriais, os veículos os liberam quando queimam o combustível. E há liberação de compostos orgânicos voláteis até mesmo no interior dos veículos.

FONTE E CRÉDITO: JORNAL NOITE E DIA , CADERNO SAÚDE, de 05 a 12 de outubro de 2012

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

QUARTAS AMBIENTAIS COM ÂMBITO RELIGIOSO


O Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) promoverá no próximo dia 24, a 15º edição das Quartas Ambientais. O evento será no Auditório da Secretaria de Saúde ás 14:00 horas.
Com o tema “O diálogo religioso e seus aspectos socioambientais”, o chefe do departamento de educação ambiental Marcelo Grassi Correa, afirma que o objetivo é fomentar o diálogo ambiental com a sociedade ligada aos aspectos religiosos e ambientais. “Existe uma interlocução dessa temática onde chegamos a um denominador comum e é isso que precisamos discutir”, salienta.
O evento terá como palestrante Clóvis Nunes, coordenador da Organização Não Governamental (ONG), MOVPAZ. A programação contará também com a mesa redonda formada por representantes de várias denominações religiosas que discutirá sobre como a natureza e a religião podem auxiliar na sociedade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do telefone (75) 33229319 ou pelo e-mail deameioambiente@gmail.com.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Como combater pneus usados



Revendedoras de pneus, produtores e representantes de fabricantes do produto devem criar uma associação ou contratar terceiros para recolher os pneus usados, dentro em breve. A solicitação foi feita à categoria pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) na manhã desta terça-feira (2), em reunião no auditório do Hotel Acalanto. 

Embora a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) recolha cerca de 1.800 quilos de pneus por semana em Feira de Santana, não é alcançada a grande demanda, como os pneus que estão em terrenos baldios e nas pequenas borracharias. Com isso, o número de casos da dengue tende a aumentar, segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a Resolução 301, de 21 de março de 2002, “para cada quatro pneus novos fabricados no País ou pneus importados, novos ou reformados, inclusive aqueles que acompanham os veículos importados, as empresas fabricantes e as importadoras deverão dar destinação final a um pneu inservível”.
“Essa destinação adequada passa pelo recolhimento, processamento e diversos usos que os pneus podem ter. Em Feira de Santana, parte do problema está resolvido com a criação da CBL, uma empresa mantida pelos produtores de pneus e instalada na cidade, que tem a obrigação de receber todos os pneumáticos”, informa o engenheiro agrônomo e assessor do secretário da Semmam, Eduardo Macário.

Depois que o material é encaminhado para a empresa, a CBL corta os pneus e os enviam para Campo Formoso. No município, os pneus são utilizados num forno da empresa Votorantim para a produção de energia. “Mas em Recife, por exemplo, há um processamento industrializado que separa o material de metal do pneu em tamanhos diferenciados e o pó da borracha, dando outros usos”, informa o engenheiro.
O evento contou com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Serviços Públicos. Dentre as autoridades presentes, estavam o secretário da Sesp, Alexandre Monteiro, e a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Kérssia Carneiro.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

AS FORMIGAS AFETAM O MEIO AMBIENTE LOCAL

Pesquisa da Universidade de Exeter revelou que as formigas têm um grande impacto no meio ambiente local, como resultado de suas atividades enquanto “engenheiras” do ecossistema e predadoras.


O estudo, publicado no Journal of Animal Ecology, descobriu que as formigas provocam dois diferentes efeitos sobre o meio ambiente local. Em primeiro lugar, elas afetam o nível de nutrientes do solo ao se movimentarem sobre e embaixo dele para construir ninhos e coletar comida. Isso pode impactar indiretamente as populações locais de muitos grupos de animais. E em segundo lugar, elas atacam uma ampla variedade de outros animais, incluindo presas maiores que podem ser atacadas por um grande número de formigas operárias.
 
Dirk Sanders, um dos autores do estudo disse: “As formigas são predadoras eficientes e que prosperam em um grande número. Elas também são muito agressivas quando o assunto é o próprio “território”. Tudo isso significa dizer que elas têm um forte influência sobre a área ao redor”.

A pesquisa estudou pela primeira vez o quão grande é esse impacto. Os pesquisadores descobriram que apesar de predadoras, a presença das formigas também pode levar a um aumento na densidade e diversidade de outros grupos de animais. Elas realmente desempenham um papel fundamental no meio ambiente local, tendo uma forte influência sobre a cadeia alimentar.

O estudo mostrou ainda que uma baixa densidade de formigas em uma determinada área aumentou a diversidade de outros animais no local, particularmente herbívoros e decompositores. Já a alta densidade de formigas não apresentou o efeito oposto. Isso significa dizer que o impacto das formigas sobre os níveis de nutrientes do solo têm um efeito positivo sobre outros grupos de animais em níveis baixo, mas quando há um aumento no número de formigas, o impacto predador das mesmas tem um efeito ainda maior.

FONTE: http://formigueiross.blogspot.com.br/2012/06/como-as-formigas-afetam-o-meio-ambiente.html

COMO FUNCIONAM OS ATERROS

Você acabou de comer em um restaurante fast food e vai jogar no lixo o resto de comida, as embalagens, os copos, os utensílios e os guardanapos. Na coleta de lixo diária no seu bairro, você leva o lixo para a calçada e os lixeiros jogam o conteúdo em um grande caminhão, que leva tudo embora. Talvez você tenha pensado, ao ver o caminhão de lixo partir, onde aquele lixo vai parar.
 
Os americanos produzem lixo a uma espantosa taxa de quase dois quilos por dia por pessoa, o que significa 600.000 toneladas por dia ou 210 milhões de toneladas por ano! Isso é quase o dobro de lixo produzido por pessoa na maioria dos outros grandes países. O que acontece com esse lixo? Uma parte é reciclada ou reutilizada e outra é incinerada, mas a maioria é enterrada. Neste artigo, vamos ver como um aterro é formado, o que acontece com o lixo lá, quais os problemas associados a um aterro e como eles são resolvidos.
No Brasil uma das grandes preocupações hoje é o crescimento da quantidade de lixo produzido no país - cerca de 180 mil toneladas por dia - média de quase 1 quilo de lixo por habitante. Qual seria a solução para acabar com os chamados lixões?
 
Alguns programas de resíduos sólidos então sendo elaborados pelo Ministério do Meio Ambiente juntamente com a FUNASA (Ação Resíduos Sólidos da Fundação Nacional de Saúde) e outros órgãos. O objetivo é acabar com os lixões e melhorar a qualidade ambiental. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o projeto prevê a implantação, ampliação ou melhoria do sistema de coleta em todos os Estados brasileiros.

Algumas cidades, especialmente nas regiões Sul e Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba), têm alcançado altos índices de produção de lixo, podendo chegar a 1,3 kg por habitante por dia, isso incluindo todos os resíduos manipulados pelo sistema de serviço de limpeza urbana (domiciliares, comerciais, de limpeza de logradouros, de serviços de saúde e entulhos). Outro fator relevante no Brasil é a participação de catadores na segregação informal do lixo.

A solução para o tratamento do lixo no Brasil tem sido a criação de algumas unidades de reciclagem. Elas utilizam tecnologias simples, realizando manualmente a seleção dos resíduos. Aos poucos estão surgindo usinas de incineração, principalmente em resíduos de serviços de saúde e de aeroportos, porém, em geral não atendem aos requisitos mínimos ambientais da legislação brasileira, para saber mais sobre a legislação ambiental brasileira consulte a Adequação da Legislação Ambiental Brasileira à Convenção Sobre Diversidade Biológica. Outras unidades de tratamento térmico desses resíduos, tais como autoclavagem, microondas e outros, vêm sendo instaladas com freqüência em algumas cidades brasileiras, mas os custos de investimento e operacionais ainda são muito altos. Para maiores informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos no país acesse o Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do Governo Federal do Brasil.
 
 
FONTE:http://ambiente.hsw.uol.com.br/aterros.htm