quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Associação Cristã Nacional recebe doações da Pedalda da Primavera




 A 1º Pedalada da Primavera promoveu também a ação social arrecadando 251 kg de alimentos não perecíveis que foram doados hoje (26)para a Associação Cristã Nacional. A entrega foi feita pelo Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).
“As doações são frutos da mobilização do dia 23 de setembro de 2012, com a realização da 1º Pedalada da Primavera, resultantes das contribuições dos participantes do evento. Sendo assim, o evento contou com a interação socioambiental”, declara Millena Carvalho Guedes, diretora do departamento. Além dos alimentos, foram arrecadados também vários pacotes de biscoitos e bolachas para os internos da associação.

Segundo Telma Carneiro, diretora da instituição, todas doações são bem vindas. “Roupas, sapatos, alimentos e brinquedos são aceitas de bom grado pelos internos. Para eles fazem muita diferença ter um sapato novo, mesmo que seja usado”,afirma. A associação recebe doações também de empresas privadas, auxiliando na manutenção e reforma. “ Planejamos realizar uma área de profissionalismo onde serão dados cursos de garçom, costureira industrial, cuidador de idosos, manicure e escovista, tudo para que eles possam obter uma profissão enquanto estudam”, declara a diretora.
A Associação Cristã Nacional admite crianças e jovens encaminhados pela Vara da Infância e Adolescência que foram entregues a justiça por causa do uso de drogas, negligência ou desistência da família. Atualmente existem internos de 06 a 29 anos, dentre eles 08 são deficientes que mantém atendimento junto com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Alguns jovens foram encaminhados para o mercado de trabalho e outros deles foram contemplados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, pois não tinha onde morar ao completar idade máxima de adoção ou perderam vínculo familiar.

Desde 2006, os alunos foram matriculados na rede municipal e estadual de ensino. Além disso, participavam também de aulas de dança, teatro e música. A instituição possui uma horta onde também auxilia na manutenção. A partir de 1 de outubro, a associação receberá mulheres com dependência química, mesmo com filhos onde todos receberão atendimento profissionais de diversas áreas da saúde.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Empresas pneumaticas terão reunião com a SEMMAM


No próximo dia 02 de outubro, as 08 horas no Auditório do  Hotel Acalanto situada na Rua Torres , 77 Centro, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), estará promovendo uma reunião com empresários do ramo pneumático, considerando como fundamental para o controle da dengue no município de Feira de Santana.
Esta reunião vai solicitar adequação e destinação de pneumáticos inservíveis para uso de veículos automotores e bicicletas para a resolução CONDAMA, numero 301 de 30 de março de 2012, a qual estabelece responsabilidades as empresas fabricantes e importadoras desses pneumáticos a coleta desses materiais, pois a adequação e destinação desses resíduos está diretamente ligada ao meio ambiente.
Deste modo a prefeitura municipal de Feira de Santana está empenhada numa eficaz estratégia na gestão de resíduos pneumáticos, considerando a necessidade de articulação do poder público municipal e iniciativa privada para as ações fundamentais relacionadas a adequação ambiental. As empresas participantes serão:
PIRRELI PNEUS Ltda
ALLIANZA PNEUS- Comércio e Reforma Ltda
Alexandre Castro - PNEUS CASTRO Ltda
Tinho revenda de pneus Ltda
Raimundo Rodrigues revenda de pneus Ltda
Raimundo Nonato revenda de pneus Ltda
Antonio João Souza – Revenda de pneus Ltda
Irmãos Inacio – Comercio de pneus Ltda
Gilvan Oliveira revenda de pneus Ltda
Florencio Gomes revenda de pneus Ltda
Borracharia Maracanã
Borrachas VIPAL DO NORDESTE S/A
COMANSUL. Comércio de Pneus Ltda
HC Pneus S/A
Almeida Souza Comercio de Pneus Ltda
Gillian Araujo
RODOBENS
Pneus Amazonas

REUNIÃO DO CONDEMA


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) convoca para uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), os conselheiros e interessados no dia 25 de setembro de 2012, ás 08 horas, tendo como local o Hotel Acalanto.

 

Na pauta apreciaremos o pedido de licenciamento ambiental de operação da empresa ALMAK Aluguel de máquinas Ltda. O relator desse processo será o conselheiro Joedilson Machado de Freitas, em seguida o engenheiro agrônomo e assessor especial do gabinete do Secretário Municipal da SEMMAM, Eduardo José Albuquerque Macário, fará uma palestra sobre a indústria nuclear no Brasil (INB), em razão de um caminhão com produtos nuclear que estacionou no mês de agosto em Feira de Santana, pernoitando na sede no 1º Batalhão da Policia Militar, a empresa foi notificada pelo Departamento de Licenciamento e Fiscalização da SEMMAM.

domingo, 23 de setembro de 2012

PEDALADA DA PRIMAVERA ALEGRA MANHÃ DE DOMINGO

Muitas famílias, grupos de amigos e amantes da bicicleta participaram na manhã de hoje (23) da 1º Pedalada da Primavera promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM). O evento contou com cerca de 500 pessoas doando 1 kg de alimento não perecível, dada a largada no viaduto da Avenida Fraga Maia voltando pelo último contorno, completando o percurso de 2 km.

 
Segundo o secretário da SEMMAM Antonio Carlos Coelho, a população tem aderido a ideia do uso do veiculo na cidade. “Estamos sugerindo o exercício físico para viver em um meio ambiente mais saudável e o uso da bicicleta como meio de transporte”, afirma. O uso do transporte alternativo é uma das propostas da secretaria nos seus afazeres da população, retirando de circulação alguns carros que provocam poluição atmosférica dentro do perímetro urbano da cidade. “Não estamos afirmando para acabar com o carro, mas no momento que a maioria usa a bicicleta, melhoramos o trânsito e temos menos pessoas estressadas no horário de pique”, declara o secretario.
Logo cedo já haviam famílias inteiras reunidas com suas bicicletas coloridas e enfeitadas. Foi o exemplo de Manoela de Oliveira. “É importante reunir a família para eventos como esse, pois se torna uma atividade de diversão e ainda aproveito para queimar as calorias”, declarou a mãe que compareceu ao evento com marido Leonardo da Silva Cunha, além dos filhos Pedro Henrique 12 anos e Lavinha de Oliveira de 3 anos.
 
A contribuição de quase meia tonelada de alimentos será doada para uma instituição de caridade. Alunos de Biomedicina da Faculdade Nobre e colaboradores do IHEF fizeram aferição de pressão e orientação à saúde para os participantes. No fim do percurso os participantes puderam degustar do café da manhã com frutas, salgados e suco fornecidos pelos Biscoitos Italia, Pizzaria La Petitosa, Gelo Princessinha. No evento foram sorteados kits de seguranças e sete bicicletas com o apoio e parceria da Heineken, VIPAL, YAZAKI, SESC, PERERÊ, FOUR Camisetas, COCA-COLA, CIA da Malhação e Shopping Boulevard além das secretarias de Trânsito e Transporte (SMTT), Saúde (SMS) e Comunicação (SECOM) além da Policia Militar e Guarda Municipal.






 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DIA DA ARVORE E INICIO DA PRIMAVERA

Em homenagem ao dia da árvore e inicio da primavera, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) promoveram na manhã de hoje (21) o plantio de árvores no percurso da Avenida Fraga Maia. O evento também contou com a presença de crianças de escolas municipais.

O Fundo Municipal em Defesa do Meio Ambiente (FUNDEMA), adquiriu 400 mudas doadas ao Departamento de Manutenção em Áreas Verdes da SESP para plantar em toda cidade durante a primavera. No decorrer na avenida foram plantadas 62 arvores das espécies pau-brasil, pau-ferro, sibipiruna e braunhinha, reforçando a intenção de melhoria de arborização do local com telas para proteção. Segundo o secretário da SEMMAM, Antonio Carlos Coelho o evento tem como objetivo promover a climatização da cidade. “Esse plantio é a necessidade de Feira de Santana se tornar uma cidade mais climática e preservada”, afirma.
 “Nós como serviço público temos o dever de manter a cidade mais agradável e fazer esse trabalho de arborização de Feira de Santana com árvores adaptadas a zona urbana e ao clima semi árido. Espero que esse evento de continuidade nos próximos meses e anos”,declara Antonio Carlos Coelho.
 O Departamento de Educação Ambiental também esteve presente no evento. De acordo com a diretora Millena Carvalho, a data é importante pois se comemora o dia da árvore. “A arborização de áreas urbanas é de extrema importância por suas diversas funções como a manutenção do equilíbrio climático, regularizando a umidade atmosférica, a temperatura, além de constituir refugio para a fauna local”, disse.

Objetivo geral do plantio segundo o Secretario da SESP Alexandre Monteiro, o programa deve plantar 60 mil arvores em Feira de Santana. “Esse programa foi deflagrado na semana do meio ambiente e iniciamos esse plantio na Avenida Eduardo Fróes da Motta e se expandiu por toda cidade”, disse. Quase 16 mil mudas já foram plantadas na cidade. “Nós estaremos plantando cinquenta mudas do pau Brasil que representa a figura principal do nosso país”, completa. A população teve uma boa recepção do evento abraçado à causa ambiental na cidade.

A coordenadora Francilene Argolo da Escola Municipal Dr Clovis Ramos Lima declarou a importância do evento para os alunos. “Conscientizar as crianças é muito importante para que eles tenham a prática da importância da natureza que hoje está tão esquecida. Essa semana inclusive, trabalhamos a preservação da arvore e os alunos participando desse evento trabalham com a oportunidade de melhoria de convivência ambiental”, completa. Stefani da Silva, 08 anos, aluna do 2º ano da Escola Municipal Dr. Clovis Ramos Lima comenta que “É bom plantar uma árvore por que eu conheço melhor o meio ambiente e também pretendo plantar uma no jardim da minha casa”. A Escola Municipal Demóstenes Alves de Brito também compareceu ao plantio, levando alunos da 5º serie.

O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Policia Militar e Secretaria de Educação.





quinta-feira, 20 de setembro de 2012

RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO DE LIXO

O meio ambiente foi o assunto principal da tarde de quarta-feira (19) no Centro Educacional Monteiro Lobato. Os alunos do sexto ano da escola participaram de uma oficina sobre reciclagem com exibição de vídeo educativo e debate. Durante a atividade, promovida pelo Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram realizados sorteios de brindes produzidos em outras oficinas de reciclagem, como porta-treco, cofrinho e jogo da velha.


A oficina foi ministrada pela estudante de geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Camila Tavares. Segundo ela, o objetivo principal da ação é levar o debate sobre a reciclagem para as salas de aula do município, contribuindo assim para formação indivíduos engajados na causa ambiental. “O vídeo é uma maneira lúdica de falarmos sobre a quantidade de lixo que cada um de nós produz e conscientizar às crianças e adolescentes sobre o reaproveitamento de materiais recicláveis que pode ser feito no dia-a-dia” acrescenta.

A atividade complementa os assuntos apresentados na grade curricular das disciplinas regulares, conforme explica a coordenadora pedagógica da escola Alexandra Martins. “Com a utilização dos multimeios, o aprendizado é facilitado, principalmente por conta da interatividade dos alunos com a palestrante, para discutir o assunto em questão, que é a reciclagem”, ressalta. O estudante Marlon Oliveira lembra que a reciclagem também é assunto das aulas de ciências e geografia. “A professora fala bastante e hoje nós estamos lembrando mais uma vez. É muito importante que, a partir destas atividades, possamos levar o assunto pra casa e passar adiante. Agindo desta forma estaremos colaborando para preservação do nosso meio ambiente”, afirma.
 
 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Brinquedos de material reciclado são doados


Durante toda a execução do projeto, estudantes, professores, funcionários e gestores da Escola Municipal Maria Antonia da Costa se engajaram em outra atividade magnífica: transformar material já utilizado em brinquedos que serão usados a crianças carentes. Com muita dedicação, empenho e criatividade, garrafas pets, tecidos reutilizados, embalagens de iogurte, biscoitos, tampas diversas e jornais viraram bonecas e carrinhos, entre outras peças.

Numa primeira etapa, as professoras Nelcilândia Arouca, Dulcelita Costa e Abelita Ribeiro aprenderam a confeccionar os brinquedos recicláveis. Tiveram aulas com um professor de São Paulo, através de um webcam. No segundo momento, empolgaram os alunos no recolhimento dos materiais. E ensinaram a eles a cada etapa da confecção dos brinquedos – passo a passo foram aprendendo a montar nécessaires, estojos e outras peças. O resultado são 115 bonecas produzidas com garrafas e outras 40, de pano, usando a técnica do fuxico, além de 50 carrinhos. Os próprios alunos se dedicaram a produzir os fuxicos e até mesmo a costurar.

Os brinquedos serão doados a Creche Tio Jonas situada no bairro Parque Brasil, que atende atualmente a crianças 537 crianças a partir dos dois anos de idade.
 

FONTE E CRÉDITO: JORNAL NOITE E DIA

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CONSCIÊNCIA ECOLOGICA ATRAVES DE TRILHA

Na manhã desta quinta-feira (13), jovens que participam do Projovem Adolescente no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Aviário tiveram a oportunidade de interagir na Trilha da Vida. A oficina de educação ambiental conta com a etapa com uma exposição de vídeo educativo e a passagem por uma trilha com espaços interativos.
 
A multiplicadora responsável pelo Trilha da Vida na Bahia, Marluce da Costa Feitosa, explica que o projeto é de autoria de um grupo de professores do Paraná, participantes da ONG Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI). A oficina apresenta um olhar crítico sobre o papel do homem enquanto agente atuante no meio ambiente. “O objetivo é passar a mensagem da conscientização adiante, principalmente através das experiências com os órgãos do sentido. Nós buscamos lembrar a todos que participam dessa atividade sobre os impactos da ação humana no meio ambiente, que costuma sempre deixar marcas de destruição” explica Marluce.
 
 
A estudante Juliana Pereira Gomes conta que já participou de outras atividades voltadas para a educação ambiental, como a gincana escolar, mas que a trilha é uma proposta bastante diferente. “Eu fiquei surpresa porque todo o percurso é feito no escuro total e a gente segue pegando, cheirando e ouvindo os sons das coisas. Para mim, um bicho ia aparecer a qualquer momento. O final é surpreendente” relata.
 
O CRAS e o Projovem Urbano funcionam no Centro Municipal de Formação Profissional Juiz Walter Ribeiro Costa Junior. Para Andrea Rios, coordenadora do Centro, o momento proporciona conscientização e um contato diferenciado com a natureza. “É uma oportunidade para falarmos do meio ambiente no nosso espaço” acrescenta.
 
 
 

SESC Nacional comemora 66 anos


Em comemoração aos 66 anos de SESC no Brasil, a Unidade Feira de Santana promoveu  ontem (13) ação social aberta à comunidade. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), Secretaria Municipal de Saúde (SMS),PSF  além de escolas de saúde e cursos.

“Comemorar os 66 anos de ação e compromisso com a qualidade de vida comerciaria e comunitário é um dever contemplado nas atividades gratuitas oferecidas” declara Maria Teresa Gomes Cerqueira, gerente da unidade Feira de Santana. Segundo Michael Andrei Miranda, orientador social da instituição, afirma que as atividades voltadas à educação e saúde, melhoram a expectativa de vida das pessoas e comerciários. “O SESC não é só lazer. Nós proporcionamos a comunidade vários eventos que auxiliam o ser humano como todo”, comenta.

Massagem corporal, teste de glicemia, corte de cabelo entre outras atividades, foram as atrações da integração entre comunidade e instituição. Equipes de enfermagem da SMS fizeram testes de glicemia e medindo pressão arterial com o objetivo de prevenir doenças. “A parceria de décadas com o SESC auxilia a comunidade em termo de prevenção de doenças principalmente com idosos, onde existe um alto patamar de riscos” relata Jonatan Barbosa, técnico de enfermagem da SMS. Além de orientação, os participantes do evento podem fazer testes glicêmicos e tipagem sanguínea. A população contou também com serviços gratuitos de depilação, massagem corporal, corte de cabelo e serviços de orientação ambiental. O evento aconteceu das 08 as 17:00 horas na unidade SESC Feira de Santana que fica na Rua Guraratatuba, s/n Tomba

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Crianças do CRAS fazem porta retratos de papel


Crianças do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Juiz Walter Ribeiro Costa Junior localizado no bairro do Aviário, transformaram jornais, papeis e revistas velhas em porta retratos no dia de hoje (12). O evento é resultado da Oficina de Reciclados, elaborado pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).

De acordo com a coordenadora Andrea Rios Cerqueira, os alunos tem oportunidade de aprender várias atividades. “Devido a carência e vulnerabilidade dessas crianças, todo projeto é apoiado pela comunidade, ampliando horizontes de todos os ângulos e pessoas sendo favorecidas”, afirma. Cerca de 280 crianças entre 04 a 17 anos frequentam as oficinas entre aulas de violão, flauta, balé e percussão. As mães e acompanhantes que participam de outros projetos voltados ao artesanato e customização comparecem aos eventos e comemorações. “É muito importante essa interação, pois a comunidade interagi com a instituição”, declara a coordenadora.

Há mais de um ano, o Projeto Aprender Brincando oferece oficinas como arte, dança, música e no momento, a proposta do meio ambiente é implantado e adotado com oficinas de reciclagens para toda comunidade. O projeto faz parte do PROJOVEM Adolescente, que atende alunos filhos de beneficiados do Programa Bolsa Família desde março. Para Patrícia Alves, técnico de referencia do CRAS, esses eventos fazem a diferença na vida cotidiana dos alunos. “As aulas sócio educativas abrange temas ligados a juventude como drogas, sexo, saúde e meio ambiente. Além disso oferecemos aulas de orientação profissional.”afirma.

Um dos exemplos dessa parceria é o Rafael dos Santos, 19 que desde os 14 anos de idade participa do projeto e hoje exerce a profissão de auxiliar administrativo no próprio local. Os alunos também fazem seleção para órgãos como IFBA, SENAI e SENAC, obtendo êxito.



 

 

 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

COPA DE 2014 VAI EMITIR MAIS DE 11 MILHÕES DE TONELADAS DE GÁS, APONTA PESQUISA




A Copa do Mundo de Futebol de 2014 vai resultar na emissão de mais de 11 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente, de acordo com estudo divulgado ontem(10) pela consultoria Personal CO2Zero. Além do próprio evento esportivo, o estudo considera a etapa de preparação, incluindo a construção e reforma de estádios, a infraestrutura do entorno e o deslocamento internacional.

A quantidade equivale a 46.946 hectares de floresta para sequestro futuro de carbono, cerca de 34,5% do Pantanal, ou ao consumo de energia de 181.254 domicílios brasileiros pelo período de um ano. “Nós estamos falando aí de um terço do Pantanal”, destacou Daniel Machado, consultor responsável pelo estudo. De acordo com o estudo, entre as cidades mais emissoras estão São Paulo, Salvador, Natal e Rio de Janeiro. Juntas, elas respondem por 56,7% das emissões estimadas. A cidade que menos polui, de acordo com o relatório, é Recife.

Considerando somente os dias dos jogos no Brasil, os deslocamentos das delegações e do público dentro do país, as emissões alcançarão mais de 3 milhões de toneladas. Segundo o relatório, isso equivale a mais de 12 mil hectares de floresta ou a 9,3% do Pantanal. O estudo considera que as 3,6 milhões de pessoas esperadas para a Copa, das quais 3 milhões são brasileiros e 600 mil estrangeiros, provocarão emissões de mais de 5 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente.

“A nossa maior preocupação não é apenas citar que as emissões sejam dessa monta, mas, principalmente, auxiliar na busca de mitigação”, disse Machado, que pretende encaminhar o relatório ao Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014 e para o Ministério do Esporte. A sustentabilidade da Copa 2014 será debatida nos próximos dias 12 e 13, em Brasília, por representantes das 12 cidades-sede que apresentarão estudos de caso de sustentabilidade a partir das intervenções urbanas já em curso nos municípios.

De acordo com o relatório, a atividade da construção civil, por exemplo, englobando estádios, mobilidade urbana e infraestrutura em aeroportos, deverá responder pela emissão de mais de 5 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente. Isso significa 40,9% do total de emissões ou 0,3% durante o evento. Para mitigar esse impacto, o estudo propõe o uso de matéria-prima alternativa e a adoção de processos produtivos mais sustentáveis. “A busca por materiais em raio inferior a 800 quilômetros do estádio pode fazer diferença”, disse Machado.

No caso dos transportes, o estudo aponta a utilização de biocombustíveis, em especial na aviação e, no longo prazo, investimentos no modal ferroviário. A previsão é que a área de transportes seja responsável pela emissão de 2 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente, o que corresponde a 42,9% das emissões totais ou a 67,1% das emissões durante os jogos. O relatório aponta ainda propostas na área da alimentação, como o fomento de alimentos orgânicos e locais. Na área de energia, o estudo defende o uso de fontes renováveis. “Quando a gente faz isso, a primeira preocupação é reduzir ao máximo possível essas emissões. O segundo passo é, sabendo quanto você emitiu ou está emitindo, neutralizar as emissões para tornar esta Copa um evento verdadeiramente sustentável. Ou sustentável com lastro”.

Outro dado levantado leva em consideração a vida útil dos estádios, considerando um período de 30 anos como parâmetro e o número de jogos que serão realizados no local. Nesse caso, o Castelão, em Fortaleza, com seis jogos, deverá ser o maior emissor da Copa, com 197,98 toneladas de gás carbônico equivalente. Já o estádio mais sustentável durante a Copa, de acordo com o relatório, será a Arena Pantanal, localizada em Cuiabá (MT). A previsão é de que sejam emitidos, neste caso, 37,70 toneladas de gás carbônico equivalente nos quatro jogos que sediará.

Por modais de transporte, o aéreo foi indicado como o maior agente de emissão durante a Copa, respondendo por 60% dos gases de efeito estufa. “Quando você considera as obras das arenas mais a infraestrutura, o transporte aéreo vai ser o segundo maior emissor, perdendo apenas para a construção civil”, ressaltou Machado.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PEDALADA DA PRIMAVERA INCENTIVA ATIVIDADE FISICA

Para chamar a atenção da sociedade sobre a importância do exercício físico e preservação do meio ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) vai promover a 1ª Pedalada da Primavera. O evento será realizado no dia 23 de setembro, às 8 horas, e sairá da avenida Francisco Fraga Maia.
 

Além de incentivar a atividade física, a proposta da pedalada é estimular a comunidade feirense a utilizar a bicicleta como meio de transporte e, consequentemente, evitar o congestionamento nas ruas. “Várias pessoas já passaram a se deslocar para o trabalho, colégio e centro da cidade de bicicleta, mas este número ainda precisa aumentar bastante”, considera o secretário da Semmam, Antônio Carlos Coelho. As pessoas interessadas em participar da pedalada podem efetuar a inscrição na sede da Semmam, localizada na rua Leolinda Bacelar, 222, Kalilândia, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. As inscrições também podem ser feitas através do telefone 3322 9319 ou através do e-mail pedaladadaprimavera@gmail.com.

Para participar da pedalada, basta doar um quilo de alimento não-perecível. Os mantimentos arrecadados serão entregues à Associação Cristã Nacional (ACN). A inscrição garante ao participante camisa, boné, numeração própria, mochila com lanche e café da manhã. Os ciclistas também vão concorrer a duas bicicletas e outros prêmios. A expectativa do secretário é que o evento conte com a participação de mais de 500 pessoas. “O percurso vai iniciar no viaduto Deputado Wilson Falcão, localizado no cruzamento com a avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), segue para o conjunto João Paulo e depois retorna para o viaduto. Este trajeto deve totalizar três quilômetros”, comenta.

A Pedalada da Primavera também conta com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Serviços Públicos (Sesp) e Transportes e Trânsito (SMTT), além da Guarda Civil Municipal e Policia Militar.
 
 
 

ANIMAIS EM EXTINÇÃO

As organizações ambientais estão realmente preocupadas, afinal, um grande número de animais esta correndo risco de desaparecer. Algumas espécies já são apontadas como em estágio de extinção e a luta para preserva-lá é intensa.

O Brasil tem uma das faunas mais ricas do mundo e certas espécies só residem neste território, onde são consideradas  endêmicas. Há um lista de agravantes para o processo de extinção, sendo que o principal deles é o aquecimento global. A alteração do clima do planeta vai comprometendo os habitats dos animais e assim eles não terão condições de manter a sobrevivência.


FONTE E CRÉDITO : JORNAL NOITE DIA  de 06 a 13 de setembro de 2012, página 04, caderno 2


BOTIJÃO DE GÁS FEITO DE FIBRA DE VIDRO É TESTADO POR BRASILEIROS

Cerca de 12 mil consumidores das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de São Paulo e Porto Alegre estão testando novas embalagens de botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP) feitas de fibra de vidro termoplástico e polietileno de alta densidade, mais leves que as tradicionais embalagens de aço. O produto é inédito no Brasil e foi trazido ao país pela Liquigás Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Os testes começaram a ser feitos em fevereiro.
 
De acordo com o diretor de GLP Envasado da Liquigás, Paolo Ditta, a nova embalagem, batizada pela empresa de LEV, é uma inovação no mercado brasileiro. O novo botijão já é sucesso nos mercados americano, europeu e asiático. Ele se destina, principalmente, ao consumidor residencial “e também a consumidores específicos, para os quais o peso, o material e as dimensões do vasilhame fazem diferença, como os usuários de trailers e embarcações”. Segundo Ditta, o produto é sustentável já que a cobertura rígida é confeccionada com material reciclável. Os botijões LEV foram importados da empresa Amtrol Alfa, maior fabricante de botijões do mundo, que responde pelo desenvolvimento e fabricação do produto em Portugal. O projeto está sendo conduzido no Brasil em parceria da Liquigás com a Amtrol Alfa e a Braskem.
 
A Liquigás informou que, após a avaliação dos resultados dos testes, será elaborado um relatório sobre a viabilidade da comercialização e a instalação de uma fábrica para produção das embalagens de fibra de vidro no país. A empresa informou também, por meio de sua assessoria, que a certificação do produto é dada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, segundo a subsidiária da Petrobras, os resultados dos testes serão encaminhados à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que regula o mercado de GLP quanto à armazenagem e distribuição. A avaliação da nova embalagem, porém, será feita pelos próprios consumidores, que irão constatar ou não a eficiência do novo botijão de fibra de vidro termoplástico.
 
Se aprovado pelos consumidores, o novo botijão poderá ser comercializado em todo o país. Sua adoção, entretanto, não será obrigatória pelas distribuidoras de GLP. O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de GLP (Sindigás), Sergio Bandeira de Mello, disse que, desde que foram introduzidos no país, há 75 anos, os botijões de aço vêm experimentando inovações contínuas, mudando inclusive de tamanho e volume.
 
 
Ele acredita que a adoção maciça do botijão de fibra de vidro vai depender muito mais do mercado. Mello disse não ver problema em relação aos botijões de aço, “que são muito seguros e amplamente utilizados no mercado mundial”. Para ele, a nova embalagem não substituirá o velho botijão de aço porque eles foram desenvolvidos “de forma tão eficiente, que são retornáveis e recicláveis ao final de sua vida útil”. As vantagens apontadas por Mello em relação ao botijão de fibra de vidro são a leveza e o fato de não enferrujarem, sujando o chão.


FONTE E CRÉDITO: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-09-05/consumidores-brasileiros-testam-botijao-de-gas-feito-de-fibra-de-vidro

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Estação da Primavera é recebida com eventos


Em comemoração ao dia da árvore, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) doará cerca de 400 mudas de árvores diversificadas ao departamento de Manutenção em Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

As mudas foram adquiridas com o recurso do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (FUNDEMA). No dia 19 de setembro será realizado o plantio de 20 árvores em média na Avenida Fraga Maia junto com professores e alunos da rede municipal. A ação é em homenagem também a chegada da estação da primavera. No dia 21 de setembro, será realizado outro plantio e finalizará com a Pedalada da Primavera na mesma avenida no domingo (23).

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PEDALADA DA PRIMAVERA

 
 
Inscrições Abertas, participem!!

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONDEMA

        A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) convoca para uma reunião extraordinaria do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), dia 11 de setembro de 2012, ás 08 horas, tendo como local  a sede da SEMMAM, localizada na Rua Leonilda Bacelar, 224 Kalilândia.
 
         Na pauta apreciaremos o pedido de licenciamento ambiental de Implantação da empresa Placo do Brasil, referente ao práocesso número 033685/12. O relator do processo será o conselheiro José Marcone Paulo de Souza.