sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mês de setembro será comemorado com Pedalada Ecológica

Dia da arvore e inicio da primavera serão comemorados


O evento da 3º Pedalada Ecológica que seria realizado no feriado da Independência da Bahia 2 de julho, será prorrogado para setembro devido as chuvas intensas e em comemoração ao dia da arvore e inicio da primavera.
A Pedalada Ecológica também conta com a parceria de empresas e entidades, como a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), Sesc (Serviço Social do Comércio), Heineken, Yazaki, Associação Ecológica Buriti, Condema, SOS Rio Paraguaçu e Movimento Água e Vida. Serão sorteadas três bicicletas entre os participantes.
A perspectiva é de um público de 600 pessoas. Os participantes da 3ª Pedalada Ecológica farão um percurso pelas principais avenidas do centro da cidade. A saída será em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, às 8h. O evento é promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAN).
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também vão atuar durante o evento. As inscrições são feitas com um quilo de alimento não-perecível, óleo de cozinha usado ou garrafas pet. Os interessados devem se dirigir a sede da SEMMAN, na Rua Leonilda Barcelar, 222, Kalilândia. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 14h às 17h, pelo telefone (75) 3322-9319 ou pelo e-mail deameioambiente@gmail.com.


terça-feira, 26 de junho de 2012

Secretaria de Meio Ambiente já fiscalizou cerca de 40% das obras no municipio


O engenheiro agrônomo e diretor do departamento de licenciamento e fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), Lucilio Epifânio de Souza Flores comunicou oficialmente ao Secretário de Meio Ambiente Antonio Carlos Coelho na manhã de hoje (26), que já foram inspecionadas cerca de 40% dos conjuntos habitacionais em construção em Feira de Santana que foram licenciados pela mesma secretaria.

“Mais de 80% dos conjuntos fiscalizados foram notificados pela falta de cumprimento de condicionantes, principalmente de arborização, esgotamento sanitário e destino final do lixo. As empresas que estão construindo estes condomínios foram notificadas e estabelecidos prazos para conclusão da solicitação”, afirma Lucilio Souza.

A fiscalização teve inicio no dia 18 de junho até o dia 22 do mesmo mês. Reiniciou no dia 25 e ira ate o dia 29 de junho, retornando no dia 03 ao dia 06 de julho, quando serão suspensas as fiscalizações para um balanço de tudo que foi feito e onde técnicos retornarão ao processo de licenciamento normal da secretaria, onde esta suspensa desde o inicio da fiscalização.

Segundo o secretario Antonio Carlos Coelho, nova data será marcada para dar continuidade para que esses condomínios possam ser entregues aos usuários em perfeito estado e com as condicionantes estabelecidas no licenciamento devidamente cumpridas, mesmo porque, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), que fornece a Certidão do Habite-se (documento que atesta que o imóvel foi construído seguindo as exigências estabelecidas pela prefeitura para a aprovação de projetos), receberá ainda o relatório, pois este documento só é concedida somente após o relatório ambiental da SEMMAM.

Conselho Municipal em Defesa do Meio Ambiente aprova licença ambiental para empresa



Em reunião ordinária hoje (26) pela manhã no auditório do Hotel Acalanto, situado na Rua Torres, 77 Centro, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) aprovou a licença ambiental referente ao processo de número 017868/2012 para operação da empresa Porímero Tecnologia em Termoplásticos Ltda, que teve como relator Ozeny Jose de Moraes Cerqueira.

A advogada Juliana Maria Rios Lopes Alvim que representa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subsecção de Feira de Santana, foi eleita vice-presidente do órgão. A próxima reunião do CONDEMA será realizada na última terça feira do mês de julho dia 31, ás 08:00 hrs no mesmo local.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A RIO+20 também divulga arte em garrafas pet

O fotografo Fábio Rodrigues Pozzebom tirou essas belíssimas fotos no evento RIO+20, nas areias de Botafogo, onde o artista platico sutilizou garrafas pet de água mineral, para executar a obra de arte.
FONTE: AGENCIA BRASIL



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Projeto de Educação Ambiental move crianças em escola municipal

A Escola Municipal Vereador Antonio Carlos Coelho finalizou hoje (15) o Projeto Meio Ambiente IN FOCO, onde alunos e professores explanavam e exemplificavam de forma criativa diversas áreas da preservação do meio ambiente.


“É interessante notar como os alunos tem a sensibilidade de por em prática todas as informações passadas pelos professores. Até o nosso jardim que era apenas terra, hoje está bem florido e cuidado”, informou Eliane Marques Borges, diretora. O projeto deu sua iniciativa em maio, quando professores de todas as disciplinas promoveram atividades ligadas ao meio ambiente, preservação de animais e limpeza pluviais, colocando em prática os ensinamentos compreendidos em sala de aula, contudo divido em diversas áreas e temas.

CIRCO SEM BICHO

O Ministério de Meio Ambiente, IBAMA e ONG’s em defesa dos animais reforçam o posicionamento contra a utilização de qualquer espécie em circos, pois os órgãos afirmam que existem maus-tratos, inclusive de forma desumanas como choques, chicotes e bastões. Além disso, os animais criados em circo utilizam espaços pequenos e transportes inadequados quando trocam de cidade para apresentações. A exposição dos mesmos pode provocar riscos aos humanos, provocando acidentes, e transmitem doenças.Alguns estados no Brasil já proibiram o uso de animais como por exemplo: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

“Geralmente nos circos as crianças ficam encantadas com os bichos, mas não sabem que os animais são mal tratados e engaiolados, então resolvemos fazer um circo diferente, ao invés de tirar coelho da cartola, tiramos rosas e oferecemos preservação para a plateia”,afirmou Joana Santos, professora do Grupo 4. O evento com os alunos prove também a importância da profissão das pessoas que vivem do circo.



DESCOBRINDO A AMAZÔNIA

A maior parte da Floresta Amazônica está situada no território brasileiro, mais precisamente nos estados do Amazonas, Rondônia, Amapá, Acre, Roraima e Pará e possui uma rica biodiversidade, com muita multiplicidade de espécies de plantas e animais, e todo esse ecossistema em perfeito equilíbrio. Em relação a toda essa diversificação em seu ecossistema, a Floresta Amazônica vem sendo alvo de contrabandistas, cientistas estrangeiros, madeireiros e fazendeiros da região que em hipótese alguma estão preocupados com o desequilíbrio ambiental que suas ações podem causar. Ações como desmatamento de arvores nobres e queimadas ilegais, (biopirataria) contrabando de espécies de animais e plantas nativas da floresta.

“Os rios Negro e Solimões, que fazem parte do Rio Amazonas que se encontram, mas não se misturam, fazem parte da nossa floresta e encantam as pessoas, pena que elas não preservam o peixe boi e o boto cor de rosa”, declara Sabrina Santos de 5 anos.



VIDA DE BICHO


Os animais foram os destaques do evento com a participação de vários deles em exposição através de fotos e máscaras. Alguns animais de estimação dos alunos também participaram. “Eu aprendi que os caçadores querem ganhar dinheiro com a venda da pele da onça, o canto da arara- azul e a venda indevida de animais em mercados e feiras. Já falei para meus amiguinhos para não comprar nenhum desses animais se não eles não vão mais existir no mundo”,indagou Rebeca Santos de Lima, 6 anos. Todos os alunos do 1º ano compartilharam suas experiências de aprendizados com os convidados. Há muito tempo a Floresta Amazônica, juntamente com sua fauna e flora, está cada vez mais ameaçada de extinção, devido à intervenção humana.

CUIDADNDO DO NOSSO JARDIM

A professora Ivanildes Rodrigues de Cerqueira fez diferente. A mesma ensinou para os alunos todos o processo de tratamento do solo, plantio e cuidado com o jardim dentro da sala, ainda levando á pratica plantando varias patas- de –vaca no jardim da escola, onde na área principal da mesma já se encontra verde e colorida. “ Antes aqui só era terra, hoje percebemos que os próprios alunos cuidam de tudo”,afirma.

“Prepara o solo é mais importante do que plantar.”Comenta Lucas Souza Silva, 8 anos, aluno. As crianças visitaram o Parque da Cidade para ampliar os conhecimento antes do plantio da área da escola.

ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

O tema sugestivo foi bastante explorado pelos alunos do 3º ano da escola. “A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos.” Afirma Jihoney Oliveira dos Santos, 10 anos, falando seu texto com responsabilidade e dominio do assunto, próximo ao “rio transparente “ na sala de aula.

A poluição de águas nos países ricos é resultado da forma como a sociedade consumista está organizada para produzir e desfrutar de sua riqueza, progresso material e bem-estar. Já nos países pobres, a poluição é resultado da pobreza e da ausência de educação de seus habitantes, que, assim, não têm base para exigir os seus direitos de cidadãos, o que só tende a prejudicá-los, pois esta omissão na reivindicação de seus direitos leva à impunidade às indústrias, que poluem cada vez mais, e aos governantes, que também se aproveitam da ausência da educação do povo e, em geral, fecham os olhos para a questão, como se tal poluição não atingisse também a eles. A Educação Ambiental vem justamente resgatar a cidadania para que o povo tome consciência da necessidade da preservação do meio ambiente, que influi diretamente na manutenção da sua qualidade de vida.

LIXO É COISA SÉRIA



Com o tema “Lixo é Luxo”, os alunos do 4º ano tambem deram sua contribuição no projeto com versos e prosas sendo recitados por alunos e professores da instuição além de contar com exposição de materiais reciclaveis. No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento. No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.



A NATUREZA QUER VIVER

Uma consequência da desflorestação é o desaparecimento de absorventes de dióxido de carbono, reduzindo-se a capacidade do meio ambiente em absorver as enormes quantidades deste causador do efeito estufa, e agravando o problema do aquecimento global. No Brasil monitora a cobertura florestal da Amazônia com imagens do satélite Landsat desde o final da década de 1970.O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) conduz o mapeamento das áreas desmatadas na Amazônia através do projeto monitoramento da Floresta Amazônica por Satélite e gera estimativas de taxa de desflorestação anual para a Amazônia. A informação sobre a taxa de desflorestação é importante para planejar ações de combate à desflorestação em escala regional. Contudo, apenas informações sobre a taxa de desflorestação são insuficientes para o monitoramentoe controle da desflorestação em escala local - é também necessário saber onde a conversão florestal ocorreu e acompanhar as tendências da desflorestação.

O lixo eletrônico também foi debatido pelos alunos, em especial Davi Nunes Andrade, que explicou perfeitamente como o solo se degrada com o despecho desse tipo de material.

Teatro Musical encanta público infantil

Mágia, encanto e aprendizado marcaram o dia de hoje (14) através da Cia de Teatro Q- Trem (MG), que apresentou a peça musical infantil “A Fantástica Floresta” no CUCA, para crianças do infantil ao 5º ano de escolas particulares de Feira de Santana com o objetivo de mostrar de forma lúdica como preservar o meio ambiente.


A Cia CUCA de Teatro tem executado o Projeto Fantasia, um Caminho para Educação este mês de junho que visa realizar apresentações específicas em celebração ao mês do meio ambiente. “Nós percebemos que existe a problemática de aprendizado teórico nas escolas e com o teatro as crianças entendem de uma forma lúdica a refletir e preservar a natureza como todo, tornado-se responsáveis pelo próprio futuro”, comenta Elizete Desttéfani, coordenadora da Cia CUCA de Teatro. “Foi bem interessante entender como o avô ensina para seu neto a preservar a natureza, como meu pai faz comigo” informou Maria Eduarda, 7 anos, estudante do 3º ano da Escola Prisma, que levou ao teatro cerca de 130 crianças para assistirem ao espetáculo. Segundo a professora do 4º ano Arlete Rios da Silva, os alunos vinculam aprendizados de outro projeto criado pela escola chamado Meio Ambiente Minha Casa, que induz os alunos a preservarem a natureza de forma prática dentro de casa com o auxílio dos pais e comunidade.


A Escola 5 Amiguinhos que recebe em seu estabelecimento crianças especiais como forma de inclusão social, também esteve presente. Valdicelma da Cruz Ferreira, estudante do 3º ano, indagou a importância de preservar a natureza e cuidar da fauna para encontrar animais que hoje estão em extinção, ainda vivos futuramente.


A tarde a programação seguiu normalmente com a participação da Escola Municipal Judith Alencar, do bairro Campo Limpo,onde compareceu alunos do Grupo 5, que inclui crianças de 5 e 6 anos e a Escola Sabedoria Divina com crianças do infantil ao 4º ano.


Outro propósito inserido chamado Movimento Mirim pelo Meio Ambiente (MMMA) da Cia CUCA de Teatro, auxilia as crianças com aprendizado prático sobre reciclagem e preservação ambiental com a parceria de Ivamara Bastos bióloga e Millena Carvalho, diretora interina do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), que ensinam como fazer brinquedos e utensílios de garrafa pet e materiais recicláveis. “Quando se fala em valorização dos recicláveis, deve-se dar importância a coleta seletiva, pois se o lixo for segregado em sua fonte geradora, a matéria prima secundaria será mais alta, então a oficina de material reciclável é um instrumento de educação ambiental ” declara Millena. A Cia de Teatro CUCA conta com a parceria a relação escola-cultura-sociedade da SEMMAM em todos os eventos de conservação ambiental e recicláveis.














quarta-feira, 13 de junho de 2012

Formalização de processos administrativos no âmbito da SEMMAM


A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMMAM disponibiliza as atualizações da Formalização de Processos Administrativos pelas leis complementares de cada solicitação e atividade que apresentem suas especificidades, e exigem os documentos necessários a cada processo.

As resoluções visam formalizar as licenças especificas para extração ambiental, dispensa de licenças, certidões, licenças de publicidade, autorizações, análises de orientação prévia, bem como outras solicitações para pessoas físicas e jurídicas com suas devidas documentações e educação ambiental.

Os  processo de requerimentos ou solicitações serão formalizadas por pessoas físicas ou jurídicas, podendo se fazer representar legalmente, com poderes outorgados por instrumentos de procuração. Após a entrega de requerimento devidamente preenchido, será entregue ao requerente ou seu representante legal, o formulário de Analise Prévia, que contém a relação dos documentos necessários ao pleito, devendo ser preenchido por prepostos da SEMMAM do Departamento de Atendimento, Protocolo e Arquivo ou pelo Diretor de Departamento de Atendimento Protocolo e Arquivo.
Segue em anexo a documentação.


CUIDADO, ABAIXE O VOLUME!

Walkman, discman, Mp3 player, a evolução da tecnologia continua nos ajudando a ouvir nossas músicas preferidas, carregando-as de um lado para o outro. Mas todo cuidado é pouco, pois se você pretende apreçia-las por mais alguns anos, abaixe o volume.

As vendas de playres digitais saltou nos últimos anos, e cerca de 50 a 100 milhões de pessoas fazem uso dos produtos diariamente, especialistas e representantes da indústria vão criar juntos normas mais rigorosas para preservar a audição da população. Dados do grupo de Estudo de Zumbido do Hospital das Clinicas de São Paulo apontam que 35% dos casos diagnosticados de problemas auditivos se devem á exposição prolongadas a sons lesivos. A Sociedade Brasileira de Otologia realizou ano passado uma campanha para alertar sobre os perigos do sons alto dos MP3 playres. Com o slogan “Abaixe o volume ou diminua para sempre sua audição”, alertam que os equipamentos podem causar perda auditiva.


A Câmara de Deputados analisa o Projeto de Lei nº 4524- 08 de autoria do deputado Jefferson Campos (PTB-SP), que proíbe a venda de tocadores pessoais de música em formato digital- MP3 e MP4 playres- cujo volume máximo exceda o limite de 90 dB. Além disso, obriga a inscrição de alerta para riscos do uso prolongado em alto volume (superior a 85 dB)em todos os aparelhos.


Os tocadores de MP3 atuais são tão potentes, que podem atingir uma intensidade sonora de até 120dB, em seu volume máximo. Para se ter uma ideia, isto equivale á intensidade de uma turbina de avião durante a decolagem. Mas o ouvido humano sofre com isso e quando expostos a sons acima de 85 dB por tempo prolongado, que seria o barulho do trânsito numa avenida movimentada, já pode apresentar perdas auditivas.

Estudos mostram que quatro em cada 10 pessoas expostas a ruídos de 90 decibéis(dB= unidade de medida de intensidade sonora) durante 40 anos tem chance de desenvolver perda auditiva. Pessoas mais sensíveis podem ter suas células sensoriais auditivas lesadas irreversivelmente por um único evento de som acima de 100 dB. Note que essa intensidade é facilmente atingida em cinemas, “baladas” e shows musicais. Além da perda auditiva, o som muito alto de tocadores de MP3, discotecas e shows, pode agredir o ouvido de outras formas, causando zumbido e dificuldade de entendimento. O grande problema é que este tipo de perda auditiva costuma ser irreversível. Uma única exposição a sons intensos pode prejudicar a audição para sempre, sendo a segunda causa de deficiência auditiva.

Jornal Noite e Dia, sexta-feira
Caderno referido de 08 a 14 de junho de 2012

Créditos: Jornal Noite e Dia

Biologa da SEMMAM oferta palestra sobre preservação de Meio Ambiente

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cícero Carvalho assistiram a uma aula de conservação e preservação do meio ambiente, na manhã desta terça-feira (12). Através de vídeos e atividades lúdicas, a bióloga do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), Ivamara Bastos, abordou a importância da preservação de rios e mares.
As atividades tiveram como foco a sustentabilidade e a preocupação com os recursos fluviais da região. “Conscientizar quanto a preservação da água como fonte de vida, através de atividades lúdicas e participativas, auxiliam os alunos a prestarem a atenção para o seu uso e consequentemente o seu futuro”, afirma Ivamara.

Ela observa que a ação tem um importante cunho social.  “Os alunos precisam entender de forma prática que a poluição e degradação do meio ambiente causam danos a sua vida, e podem acabar com animais como os peixes e outras espécies que servem de alimentos para as famílias”, declarou.
Segundo a professora do 2º ano, Maristela Santa Bárbara, esses processos educacionais transformam as crianças em multiplicadores do aprendizado adquirido em sala de aula. A Escola Cícero Carvalho integra o Projeto Idéias Sustentáveis, que tem o objetivo de abordar assuntos de cunho sustentáveis junto a sociedade, através de atividades culturais, como peças teatrais, músicas e artesanato.

Se depender dos alunos, todo o aprendizado será colocado em prática. “Se eu poluir os rios, não vou ter água para beber”, afirmou Isabelle Silva,9 anos, aluna do 2º ano. Já Vinicius Bezerra, 9 anos, sabe que o lixo deve ser descartado de maneira correta. “O melhor é deixar tudo limpo, para que a minha família possa viver com saúde”

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fiscalização intensa em Feira de Santana

O Jornal Tribuna Feirense destacou nesta sexta (5) o Dia Mundial do Meio Ambiente, através de matérias focadas nas ações realizadas pelas Secretárias Municipaias de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), Serviços Públicos (SESP), e Desenvolvimento Econômico.
“Vamos dar continuidade ás ações visando coibir o abuso e a perturbação do sossego públilco devido á poluição sonora. Este é um problema grave que precisa ser combatido”, declara o secretário Antonio Carlos Coelho. Com o forte comércio e uma economia pujante, Feira de Santana dispõe de inúmeras indústrias que estão localizadas na região conhecidas como CIS (Centro Industrial Subáe), onde a poluição ambiental e sonora estão no controle. “Fiscalizamos constantemente o CIS, bem como os postos de combustíveis para verificar o problema do lençol freático”, salienta.

A SESP também auxilia no meio ambiente com o projeto de tornar Feira de Santana mais verde, através de plantação de 60 mil árvores até o fim do ano. “O setor de limpeza pública vem fazendo bem o seu papel, tanto na limpeza como na pintura de meios-fios, mas falta algo mais. Nós identificamos o problema de falta de árvores, inclusive , os locais onde havia mais necessidades de plantio”, declarou Alexandre Monteiro, secretario.

“Para aqueles que perdem e fazem a sociedade perder igualmente tanto tempo em discussões vazias”, afirmou a jornalista Vera Schumann, especialista em educação ambiental. “Na seca, atenua os efeitos do calor e na chuva, ajuda na absorção do solo, retém as margens do rio, evitando a erosão e assoreamento do seu leito até secar”, afirmou.

O secretario Aristoteles Rios afirma que em Feira de Santana, convênios precisam ser firmados á alguma universidade. Empresas também podem auxiliar nessa proposta.

O aterro sanitário da cidade também esta passando por tratamentos para se transformar em um Centro de Tratamento em Resíduos (CTR).
 

Fiscalização ambiental será foco do mes de junho em Feira de Santana

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) vai realizar fiscalizações nos conjuntos residenciais licenciados pela Prefeitura de Feira de Santana, no período de 18 a 29 de junho. A medida visa verificar se os equipamentos estão cumprindo a condicionante que determina o plantio de árvores, prevista no licenciamento ambiental.

Além disso, a iniciativa visa também assegurar a execução do projeto Feira Mais Verde, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) através do Departamento de Manutenção e Áreas Verdes, que visa realizar o plantio de 60 mil mudas de árvores para até dezembro.

De acordo com o diretor de Licenciamento e Fiscalização da Semmam, Lucílio Flores, a fiscalização será vigorosa. “Vamos visitar os conjuntos habitacionais já concluídos ou em fase final de construção. Quem não estiver cumprindo a condicionante será autuado e penalizado de acordo com a legislação em vigor”, afirma.

Durante o período de fiscalização, as atividades de licenciamento ficarão suspensos.

Escolas comemoram Dia do Meio Ambiente


Em comemoração a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, muitas instituições de ensino públicos e particulares tem aproveitado o momento para aprimorar os conhecimentos adquiridos. Alunos e educadores executam projetos de educação ambiental , plantam árvores e incentivam a geração presente á manter o meio ambiente equilibrado.

                O Colégio Castro Alves por exemplo, tem realizado vários projetos, como “Os amigos do meio ambiente” que visa executar seminários para outras series do 2º ao 5º ano, com realização de palestras e demonstração de produtos reciclados feitos por aluno. “Eu já fiz um carrinho de garrafa pet, tentei fazer um castelo, mas não deu certo, vou tentar de novo,”afirma Bruna Silva Freitas,10 anos, estudante do 6º ano da escola. A professora Sanara Oliveira Cerqueira declara que os alunos se desenvolvem com experiências vividas nas suas residências. Em um dos projetos feitos foi constatado a redução de energia elétrica e separação de lixo. Guilherme Cardoso, 10 anos também recebe orientação em casa através dos exemplos de matérias orgânicos e não orgânicos. Na palestra organizada pelo Departamento de Educação Ambiental, vinculado a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), os alunos absorvem os conhecimentos passados pelos estagiários. “Estou muito feliz em saber que o lixo que eu produzo pode ser transformada em outras coisas,”finaliza Thamires Vieira, aluna de 10 anos.


A Escola Adventista também proporcionou bons exemplos na última terça- feira(5) com a plantação de novas arvores na Avenida Adenil Falcão, uma das principais ruas da cidade de Feira de Santana. Os alunos percorreram toda a extensão da avenida, dando explicações a condutores. “As pessoas precisam se conscientizar que é necessário cultivar para cuidar da natureza”, declara Elizangela Souza, mãe de aluno. A ação também acontece nas cidades de Jacobina, Juazeiro, Santo Antonio de Jesus e Valença. Segundo o diretor Luiz Penteado, o evento foi bastante produtivo e alcançou a meta desejada.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Prefeitura fará fiscalização ambiental intensiva nos próximos meses


A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) através do Departamento de Manutenção e Áreas Verdes em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM),estão comprometidos em plantar até o final do ano, 60 mil mudas de árvores, vinculadas a Campanha Feira Mais Verde. Desde modo, no período de 18 a 29 de junho, os conjuntos residências licenciados pela prefeitura, serão fiscalizados objetivando saber quem esta ou não cumprido a condicionante no licenciamento ambiental que determina o plantio de árvores.

“A fiscalização vai agir rigorosamente nos conjuntos habitacionais já concluídos ou em fase de conclusão e que não estiver cumprindo a condicionante será autoado e penalizado de acordo com a legislação em vigor”, afirma Lucílio Flores, diretor de licenciamento e fiscalização do orgão. Em julho, os técnicos fiscalizarão os postos de gasolina que não estão licenciados.

“Os técnicos serão colocados em campo para fiscalizar e cumprir seriamente todo o processo”, declara Antonio Carlos Coelho, secretário da SEMMAM. Também no mesmo período, o Centro Industrial do Subáe (CIS) passará pelo mesmo processo. Os fiscais fiscarizarão o cumprimento das condicionantes estabelecidas das portarias de licenciamento ambiental.

Durante o período de fiscalização, as atividades de licenciamento ficarão suspensas.

Seminario marca comemoração ao Dia do Meio Ambiente

A transformação do aterro sanitário em centro de transferência em resíduos e espaço de aprendizado e formação de técnicos foi destacada pelo prefeito Tarcízio Pimenta durante a solenidade de abertura do Seminário Municipal de Tecnologias em Resíduos, nesta terça-feira (05), no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.
O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), faz parte das comemorações do Dia do Meio Ambiente e reúne estudantes, ambientalistas e profissionais envolvidos com as questões ambientais.

“Este projeto para utilização do aterro sanitário como centro de atividades nas áreas de educação, turismo, saúde, profissional, vai favorecer a realização de todas as atividades voltadas para preservação e manutenção do meio ambiente. Projetos como este são de extrema importância para que estejamos preparados para adotar medidas e tomar decisões acertadas com relação à questão ambiental”, avalia.
O crescimento da Semmam e a importância de suas ações para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento do Município também foram citados pelo gestor municipal. “Em nossa cidade, a Secretaria de Meio Ambiente foi instituída e cresceu. Este órgão tem sido chamado a assumir novas funções, responsabilidade e enfrentar novos desafios. E, graças ao trabalho destes técnicos, os investimentos e atividades têm surtido efeitos muito positivos”, afirmou.

Durante o evento foram ministradas as palestras “A modernização da gestão municipal dos serviços de limpeza urbana”, com o secretário municipal Alexandre Monteiro (Sesp). O modelo de Parque Tecnológico de Foz do Iguaçu foi tema da palestra do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Aristóteles Rios.


O professor Luiz Mário Lima proferiu a palestra “A proposta do CTR – Centro Municipal de Transferência em Gestão de Resíduos”. Durante o evento, o público pode conferir a exposição de objetos confeccionados durante oficinas promovidas pela Semmam com materiais recicláveis.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Distribuição de mudas em escolas marca a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente

Atendendo solicitações de escola públicas e particulares, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Ambientais, distribui muda de árvores para escolas de Feira de Santana e distritos.

O Colégio Dr Colbert Martins da Silva, situada na sede do distrito Jaguará recebeu 15 mudas de árvores sendo 10 ipês e 5 patas de vaca, que serão plantadas em áreas do referido colégio, no próximo dia 05 de junho, onde alunos estão envolvidos em projetos comunitários. Nunca plantei uma árvore, vai ser a primeira vez e cuidar bem dela” afirma Frederico Souza, aluno do 4º ano.

Em Feira de Santana, o Colégio Adventista faz parte de vários projetos que auxiliam a comunidade e um deles chama-se Feira te quero+verde onde recebeu uma doação de 25 mudas de pata de vaca da SEMMAM, que irão plantar na avenida Adenil Falcão e ruas adjacentes da cidade na mesma data, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Segundo o diretor Luiz Penteado, pais e alunos “adotarão” cada árvore plantada para que futuramente as mesmas não se deteriorem e a própria comunidade tenha cuidados especiais para as futuras gerações e no segundo semestre a instituição fará outros eventos para manutenção dos plantios.
O Departamento de Manutenção em Áreas Verdes, pertencente a SESP (Secretaria de Serviços Públicos) também foi contemplada com 110 mudas de jacarandá mimoso e pata de vaca para plantio na cidade.