quinta-feira, 31 de maio de 2012

Educadores encantam-se na primeira Quarta Ambiental do ano

Realizado ontem (30) no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a abertura das quartas ambientais do ano do ano de 2012, promovida pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, que abordou o tema “A Educação Infantil e a Natureza”, com a presença de todos os segmentos da sociedade, professores da rede pública e particular, além de ONG’s (Organizações Não-governamentais).

As Quartas Ambientais teve seu início no ano de 2010, sendo uma idealização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Ambientais (SEMMAM), com o objetivo de propor uma reflexão a respeito do modo pelo qual o olhar e as ações da sociedade feirense se apresentam frente ás questões ambientais locais e globais. O objetivo geral do projeto é promover educação ambiental nas escolas e em comunidades de Feira de Santana, buscando a construção de uma cidade sustentável com a meta de atingir cerca de 40 encontros na última quarta de cada mês, constituído de palestras e seminários com temas sócio-ambientais e culturais gratuitamente, além de caravanas,mini-cursos, cartilhas e visitas técnicas. O programa vem contribuindo para a democratização do conhecimento na área ambiental e é avaliado de forma semestral, quando os representantes dos órgãos e/ou entidades parceiras se reunirão com este fim.
 
A abertura contou com a presença de Milena Campos, diretora interina do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que indagou que a consciência ambiental deve ser estimulada na infância. O evento continuou com a participação da palestrante Raphaela Dany Gonçalves, participante do núcleo de Educação Infantil, que indagou a importância do meio ambiente nas escolas. “Sem educação ambiental dificilmente se terá uma educação sustentável que é a base para qualquer educador começar a ensinar, incluindo família e comunidades. Organizações não- governamentais, igrejas, empresas e a família, devem complementar a educação ambiental, pois a mesma não pode ser fragmentada. Devemos então usar os 7 Rs: reduzir, reusar,reparar,reciclar,respeitar,refletir,recusar ”declarou.

 
A Professora Laura Ribeiro da Silva, representante da Secretaria Municipal de Educação indagou que a educação ambiental deve ser divido em aspectos sociais e naturais mantendo o equilíbrio do ambiente. Este exemplo de educação ministrada pelo município para implantação da proposta de educação ambiental infantil nas escolas municipais, pois muitas escolas já executam este trabalho.


Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação de Luciene Vitória dos Santos, presidente do Instituto Recicla Zona Rural, residente no distrito de Maria Quitéria, que através da troca de informações, ilustrações e demonstrações na prática de como o local está sendo modificado, aumentando a renda de donas de casa sem emprego, com o auxílio da própria comunidade e escolas, além da parceria com a SEMMAM, fazendo reciclagem do lixo, alimentícia e produtos descartáveis. A instituição recebe também doação de vidro para reciclagem, transformando em outros objetos utilitários. Luciene representará a ONG no RIO +20 no próximo mês.
 
A escola particular João Paulo I, representada por Norma Sueli Guimarães comentou que na escola particular não tem tanta dificuldade em formar as crianças para a educação infantil ambiental. A interação família – escola é o foco da escola, com tarefas cotidianas e educativas, onde os alunos aprendem a fazer objetos com material descartáveis. “A criança percebe que realmente nada se perde, elas mesmas fizeram os presentes do dia das mães com embalagens de papelão transformando em porta retratos, e as mães adoraram”, finalizou Norma.

Mudas de cactos foram doados aos convidados da palestra com a participação dos estagiários da secretaria.


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Secretaria de Meio Ambiente distribui mudas de árvores para entidades


Atendendo solicitações de escola públicas e particulares, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, distribui muda de árvores para escolas de Feira de Santana e distritos, hoje (30).

O Colégio Dr Colbert Martins da Silva, situada na sede do distrito Jaguará recebeu 15 mudas de árvores sendo 10 ipês e 5 patas de vaca, que serão plantadas em áreas do referido colégio, no próximo dia 05 de junho, já o colégio Adventista de Feira de Santana, recebeu uma doação de 25 mudas de pata de vaca que irão plantar na avenida Adenil Falcão e ruas adjacentes da cidade, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Departamento de Manutenção em Áreas Verdes, pertencente a SESP (Secretaria de Serviços Públicos)também foi contemplada com 110 mudas de jacarandá mimoso e pata de vaca para plantio na cidade.  

Semana da Árvore será comemorado com Pedalada Ecológica

Devido a Independência da Bahia, 02 de julho, ser um feriado prolongado, e poucas inscrições efetuadas, a 3 º Pedalada Ecológica será realizada no mês de setembro em comemoração da Semana da Árvore,promovido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, com parceria da Secretaria de Meio Ambiente, com data ainda não definida. O evento contará com a parceria de empresas e entidades como a EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), SESC (Serviço Social do Comércio), Heineken, Yazaki, Associação Ecológica Buriti, Condema, SOS Rio Paraguaçu e Movimento Água e Vida.

Cerca de 600 participantes são esperados, onde farão um percurso pelas principais avenidas de Feira de Santana, com saída em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, ás 08h.
Os interessados devem se dirigir a sede da SEMMAM, na Rua Leonilda Bacelar, 222 Kalilândia,de segunda a sexta-feira das 08:00 ás 12h e das 14h ás 17h, levando 1kg de alimento não-perecível, óleo de cozinha usado ou garrafas pet, através do telefone (75) 3322-9319 ou pelo e-mail deameioambiente@gmail.com.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também atuarão no evento.

Secretario de Meio Ambiente convoca população para Seminário de Tecnologia em Resíduos


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, através do secretário Antonio Carlos Coelho, convoca toda população e quem interessar a participar do Seminário Municipal de Tecnologias em Resíduos. O encontro será no dia 05 de junho ás 09:00 com abertura realizada com o Prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, no Museu Parque do Saber. 

O tema abordado terá participação de várias secretarias do município para favorecer a troca de experiências entre os municípios na área de manejo,tratamento e destino final de resíduos.

"Contamos com a participação de todos para melhoria da nossa cidade e desenvolvimento sustentável" afirma Coelho.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Educação infantil e Natureza em discussão na 13 edição das Quartas Ambientais

Aliando educação e ecologia, o projeto Quartas Ambientais, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, será retomado este mês. A 13ª edição do evento acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na próxima quarta-feira (30), às 14h, e tem como tema específico a Educação Infantil e a Natureza.

As inscrições são gratuitas. O evento trará uma palestra com a pedagoga, especialista em educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Raphaela Dany Gonçalves, além de uma mesa de discussão.

Compondo a mesa, estarão Luciene Vitória, coordenadora do projeto “Recicla Zona Rural”, no distrito de Maria Quitéria; Norma Suely Guimarães, coordenadora pedagógica da educação infantil da Escola João Paulo I, e Laura Ribeiro da Silva, doutoranda em meio ambiente pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Secretaria de Meio Ambiente de Feira de Santana promove Seminário Municipal de Tecnologias em Resíduos

Será realizado no 05 de junho no Museu Parque do Saber,em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Seminário Municipal de Tecnologias em Resíduos com abertura ás 09:00  pelo Prefeito de Feira de Santana Tarcizio Pimenta. O evento terá a participação de várias secretarias da prefeitura, UEFS, autoridades e prefeitos das regiões que qualificará alunos de universidades públicas e particulares, ONG’s e a população em geral, que poderá participar do evento levando 1kg de alimento não perecível.

A programação segue com o Secretário de Serviços Públicos e engenheiro ambiental Alexandre Monteiro ás 09:30 que abordará o tema “A modernização da gestão municipal dos serviços de limpeza urbana”. Dando continuação, o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Aristóteles Rios abordará o tema “O modelo de Parque Tecnológico de FozIguaçu” seguindo com intervalo incluindo coffe brack.
 “A proposta do CTR- Centro Municipal de Transferência em Gestão de Resíduos” é o tema do professor Luiz Mário Queiroz Lima, abordará questões ambientais mais atualizadas e proporcionará novidades sobre o tema. O encerramento contará com a participação do Secretario de Meio Ambiente e Recursos Ambientais Antonio Carlos Coelho que afirma “que o objetivo do seminário é favorecer a troca de experiências dos municípios que faz o manejo de tratamento de resíduos”. 


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Câmara aprova a lei que proíbe som alto-falantes e similares em ônibus Feira de Santana

      Após várias denúncias feitas por populares, os passageiros de ônibus da cidade de Feira de Santana, aguarda o PrefeitoTarcizio Pimenta, sensível a mobilização dos mesmos junto com os vereadores, sancionar  a lei 1.612/2012 (Código do Meio Ambiente) que proíbe som alto-falante e similares no interior dos ônibus.

Antonio Carlos Coelho, secretário de Meio Ambieinte e Recursos Naturais, criou um projeto complementar proibindo a ação dos chamados "DJ's do Buzú", que muitas vezes incomoda os usuários. O vereador Carlos Alberto Costa da Rocha, o Frei Cal (PMDB), tinha um pojeto similar na casa e afirmou que excluirá o documento, que até então permanecia em tramitação. "O cumprimento da lei é importante para a população, blitzs serão realizadas constantemente na cidade para coibir o uso de qualquer som dentro dos ônibus. As empresas terão prazo para colocar avisos dando conhecimento a comunidade", afirma Coelho. As multas para quem não cumprir a lei varia de R$ 500,00 a 3.500,00 para as empresas de ônibus e os mesmos poderam ter som ambiente dentro do padrão de 60 dB, de acordo com os parâmetros estabelecidos na legislação ambiental.

A população encontra-se satisfeita com a decisão de acordo com a ambulante Maria José. "É muito bom ter uma lei que proiba tirar o sossego alheio, ás vezes não pode sugerir que abaixe o som do celular que já tem briga, então agora fica mais fácil."

Créditos e Fonte: Jornal Folha do Estado


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Combate de Poluição Sonora é destaque na Folha do Estado

       
              Em entrevista cedida ontem (22), ao Jornal Folha do Estado, o Secretário de Meio Ambiente Antonio Carlos Coelho, comentou sobre o Projeto de Lei contemplando o combate á poluição sonora nos ônibus públicos da cidade de Feira de Santana, que visa impedir o uso indevido e indiscriminado de sons no transporte urbano.
              Segundo o Jornal, o abuso na utilização de aparelhos de som, telefones celulares e similares tem causado muito incômodo aos usuários. O projeto já foi autorizado pelo prefeito Tarcizio Pimenta e encaminhado para Câmara de Vereadores para que seja apresentado e votado. "O objetivo consiste em proibir definitivamente o uso de som dentro dos ônibus que pertence ao Sistema Integrado de Transporte (SIT). Já enviamos para a Diretoria de publicações e agora é esperar chegar a Câmara", informou o secretário.
               As empresas que não fiscalizarem os passageiros serão multados, com o valor estipulado entre R$ 500,00 e R$ 3.500,00. As multas serão aplicadas junto ao CPF do infrator e de acordo com as pesquisas realizadas no site do jornal Folha do Estado, 88,36% da população feirense ouvida, concorda que essa lei seja aplicada na cidade.


 
Fonte e Créditos: Jornal Folha do Estado
3ª Pedalada Ecológica em nova data

Evento será realizado no feriado da Independência da Bahia

A 3ª Pedalada Ecológica será realizada em uma nova data. O evento foi adiado para o dia 2 de julho, feriado da Independência da Bahia. Conforme os organizadores, a mudança aconteceu por conta das condições climáticas da cidade nos últimos dias. A iniciativa que marca as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente estava prevista para o próximo dia 3 de junho.
A perspectiva é de um público de 600 pessoas. Os participantes da 3ª Pedalada Ecológica farão um percurso pelas principais avenidas do centro da cidade. A saída será em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, às 8h. O evento é promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAN).
A Pedalada Ecológica também conta com a parceria de empresas e entidades, como a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), Sesc (Serviço Social do Comércio), Heineken, Yazaki, Associação Ecológica Buriti, Condema, SOS Rio Paraguaçu e Movimento Água e Vida. Serão sorteadas três bicicletas entre os participantes.
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também vão atuar durante o evento. As inscrições são feitas com um quilo de alimento não-perecível, óleo de cozinha usado ou garrafas pet. Os interessados devem se dirigir a sede da SEMMAN, na Rua Leonilda Barcelar, 222, Kalilândia. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 14h às 17h, pelo telefone (75) 3322-9319 ou pelo e-mail  deameioambiente@gmail.com .

terça-feira, 15 de maio de 2012

Combate à poluição sonora no centro

Lojas do centro comercial que insistem em praticar poluição sonora têm sido alvo de uma intensa fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam). Os trabalhos começaram na segunda-feira (7) e já resultaram na notificação de 14 lojas situadas na rua Marechal Deodoro.

De acordo com o secretário da Semmam, Antônio Carlos Coelho, muitos lojistas colocam som nas portas de seus estabelecimentos comerciais, o que é proibido conforme o artigo 17 da Lei Complementar 41/2009. “A secretaria determinou que todas as lojas notificadas sejam multadas em R$ 1.000,00 cada, como prevê o artigo 187 do Código do Meio Ambiente. Esta infração é leve e cabe defesa junto à Semmam”, explica Coelho.

Caso as empresas multadas não efetuem o pagamento da multa fixada, entrarão para a Dívida Ativa do Município, o que impede a emissão da Certidão Negativa.