quarta-feira, 28 de março de 2012

Prefeitura DE Feira de Santana promove seminário sobre Água



Como parte da programação alusiva ao Dia Mundial da Água ( 22 de Março) a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais promoveu hoje (22) no Museu Parque do Saber, o Seminário - Água: Dom da Natureza, Responsabilidade Humana, em parceria com a EMBASA, INEMA, Secretaria Municipal de Educação, Movimento Água é Vida, SOS Rio Paraguaçu, Associação Buriti, Fórum Ecológico (ECOFEIRA) e SESC. No período da manhã os presentes assistiram a um vídeo com o tema água, em seguida o Sr. Zoltan Romero Rodrigues (INEMA) proferiu palestra sobre o assunto.

Na parte da tarde ocorreu uma mesa redonda formada por representantes de órgãos públicos (EMBASA: Sr. Arídson Canário; SEMMAM: Sr. Eduardo Macário) e a das entidades representativas da sociedade civil ( ECOFEIRA: Sr. Carlos Romero; Movimento Água é Vida: Sr Carlos Souza), após às falas dos integrantes da mesa, deu-se início à etapa dos debates, oportunidade em que diversos participantes fizeram uso da palavra para emitir opiniões e fazerem questionamentos aos integrantes da mesa. Uma das entidades de muita atuação durante o debate, foi a Associação dos Produtores Rurais e Pescadores do Distrito de João Durval Carneiro ( Ipuaçu), senhores Jurandir Carvalho e João Dias.

O evento teve início desde ontem (21/03) com uma exposição organizada pela EMBASA, que desde a manhã de hoje (22) foi reforçada pelas Exposições fotográficas da SEMMAM e do Sr. Franzé H2 Olhem! Todo Cuiado é Pouco. O encerramento da II Semana em Defesa da Água ocorrerá amanhã (23) com uma visita educativa nas residências próximas ao Canal de Macro-Drenagem, saindo da Avenida São José (próximo ao Semáforo do bairro Baraúnas.





quinta-feira, 8 de março de 2012

Regulamentação de leis ambientais

As alterações na legislação ambiental na Bahia foram apresentadas na manhã desta quarta-feira (07/03/2012) em Feira de Santana. Durante a consulta pública, realizada no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), foram debatidos os principais pontos que precisam ser regulamentados para a criação de um novo decreto, que deverá ser publicado este semestre.

O encontro contou com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, prefeito Tarcízio Pimenta, secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, coordenador de unidades regionais do INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Francisco Neto, além de representantes do setor empresarial do Território Portal do Sertão.

A Lei nº 12.377/2011 foi elaborada pela Sema e aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em 20 de dezembro de 2011. A legislação já encontra-se em vigor. “É importante apresentar os principais pontos da lei que ainda precisam de detalhamentos e complementos, porque damos oportunidade para a população colocar suas sugestões”, considerou o secretário estadual Eugênio Spengler.

As propostas de alterações da Lei no 10.431, que dispõe sobre a Política de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade, e da Lei no 11.612, que trata sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, integraram a segunda etapa de reformulação do Sistema Estadual de Meio Ambiente.

Spengler explica ainda que as alterações representam a modernização da Lei. “Isso reforça a qualidade do controle ambiental e a intensificação da fiscalização, incluindo a possibilidade de firmar convênios com outros órgãos públicos”, salientou. O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância da discussão.

“O meio ambiente envolve várias questões como a água, o ar, a saúde, a limpeza pública. Aspectos que permeiam a vida de todos nós. Agradeço ao secretário por estar em nosso município, tratando dessas questões, e encontros como esses são sempre bastante produtivos”, declarou.

Informações da SECOM

quarta-feira, 7 de março de 2012

Meio ambiente será tema de colóquio entre a UEFS e universidade africana Meio ambiente será tema de colóquio entre a UEFS e universidade africana

Dentro do programa de internacionalização de atividades acadêmicas, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) co-organiza com a Université de Lubumbashi, na cidade de Lubumbashi, capital da República Democrática do Congo, no período de 8 a 10 de março de 2012, o Colóquio de Literatura e Meio Ambiente (Colloque Littérature  et Environnement).

O Colóquio debate temas como a desertificação, desmatamento e biodiversidade através da análise de discursos literários. No Comitê de organização do evento está presente como primeiro vice-presidente o professor doutor Washington da Rocha Franca (Assessoria Especial de Relações Institucionais) e no Comitê Científico os nomes dos professores doutores   Humberto Luiz Lima de Oliveira (Presidente do Comitê), Aleilton Fonseca (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural), Cláudio Cledson Novaes (Coordenador do Núcleo de Cinema) e Mávis Kaipper (Diretora do Departamento de Letras e Artes).

Dois professores da UEFS tiveram trabalhos aceitos para apresentação: o professor doutor Humberto Luiz Lima de Oliveira (Departamento de Letras) e professor doutor Riccardo Cappi (Departamento de Ciências Sociais Aplicadas). Desta forma, operacionalizando o Convênio internacional com a universidade africana, a UEFS dá mais um passo para marcar sua posição no cenário acadêmico mundial.

A UEFS também está disponibilizando o Caderno de Resumos dos trabalhos que serão apresentados no Colóquio Literatura e Meio Ambiente (em francês), de forma eletrônica (arquivo Pdf), para a comunidade acadêmica e pesquisadores da área.