segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SEMMAM desenvolve trabalhos ambientais no verão do parque da Cidade

Promover opções de lazer aliadas a ações de saúde, prática de esportes e educação ambiental. Este é o propósito da quarta edição do Projeto Verão no Parque 2012, que teve início neste domingo (22) no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, instalado no conjunto Feira VII.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) em parceria com as secretarias de Saúde, Agricultura, Cultura, Transportes e Trânsito, Educação e Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).

Os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Planejamento e Educação Ambiental em prol da conservação e reciclagem de resíduos sólidos são as principais ferramentas da ação desenvolvida pelos educadores ambientais.

A promotora de beleza Ana Maria Brito elogiou a iniciativa. “Venho sempre com os meus filhos ao Parque da Cidade, que nos oferece opções de lazer sem custos. Hoje fiquei surpresa em me deparar com este trabalho”, afirmou.

A estudante Elisangela Alves aproveitou para medir o Índice de massa Corpórea (IMC) e levar a filha para brincar no parque infantil. “A minha casa fica próxima ao Parque e aproveito os finais de semana para trazer minha filha para passear e brincar aqui. Hoje aproveitei para fazer uma avaliação e conferir como está a saúde”, revelou.

Durante o Projeto Verão no Parque será realizado o concurso de redação com o tema “Feira Cresce, a Gente Cuida”. Podem participar estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º) com faixa etária entre 11 e 14 anos, das redes públicas (municipal e estadual) e particulares. Os trabalhos devem ser entregues na Secretaria de Educação até o dia 6 de fevereiro. A premiação acontece no encerramento do projeto, dia 12 de fevereiro, a partir das 10h.

Bonfim de Feira foi o primeiro distrito a ser comtemplado com plantio de 35 árvores





Distritos e povoados de Feira de Santana vão receber cerca de duas mil mudas de árvores durante este ano. O primeiro distrito a ser contemplado com o projeto de arborização foi Bonfim de Feira, nesta quinta-feira e sexta-feira (19 e 20). A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), através do Departamento de Educação Ambiental, em parceria com o Departamento de Manutenção de Áreas Verdes e a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos.
Somente em Bonfim de Feira serão plantadas 35 mudas de Jacarandá Mimoso, Sibipiruna, Pata de Vaca e Ipê. Das 35 mudas, 20 estarão distribuídas ao redor de um campo de futebol e 15 nas praças do distrito, entre elas a Praça da Jaqueira.
O próximo distrito a receber as mudas será Maria Quitéria, no mês de fevereiro. Após dar início ao projeto piloto, a Secretaria de Meio Ambiente vai realizar um trabalho de educação ambiental com a comunidade, no sentido de os moradores evitarem a presença de animais e fazer a molhação das mudas.







quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SEMMAM realiza II Seminário de Meio Ambiente em Feira de Santana



A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais em parceria com Departamento de Planejamento e Educação Ambiental irá iniciar contatos para realizar a II Seminário de Meio Ambiente na cidade, cujo tema abordado será: “Reciclagem de lixo produzido em Feira de Santana”.

Irão integrar a comissão organizadora do evento: Entidades representativas, sociedade civil, Centro das Indústrias de Feira de Santana, CIFS, Associação Comercial, Associação de bairros, ONGs que se dedicam ao Meio Ambiente.

Feira de Santana é uma cidade que produz cerca de 500 toneladas de lixo ao mês e dessa quantidade 40% pode ser reciclada. Esse é um dos principais motivos para a realização do seminário, pretendemos realizar um evento que contribua para o Meio Ambiente e que desperte na sociedade a idéia de que se cada um fizer a sua parte poderemos construir uma cidade sustentável.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho, esse seminário chega a Feira de Santana em um momento propicio para a evolução da cidade. “Todos os eventos que a secretaria esteve realizando ao longo de 2011 deram certo e em 2012 permanecerá, mesmo porque o tema abrange todos os eixos da sociedade. Vale ressaltar que o prefeito Tarcízio Pimenta vem dando todo o apoio a está secretaria o que favorece a preservação do Meio Ambiente”, conclui.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SEMA lança hotsit da Conferencia Estadual de Meio Ambiente

10.01.12 – Estimular o diálogo entre governos, sociedade civil e a integração de políticas públicas na área socioambiental. Este é o objetivo da 3° Conferencia Estadual de Meio Ambiente, que ocorrerá em junho de 2012, em Salvador. Para dar suporte ao evento, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) acaba de lançar um HOTSITE, que permitirá aos participantes colaborar virtualmente com a temática da Conferencia. O encontro reunirá representantes de poder público, organizações da sociedade civil, setor empresarial, redes e fóruns, entidades de apoio, colegiado e conselhos de meio ambiente.
Com o tema Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a previsão é que a Conferencia reúna cerca de 3 mil participantes em todas as etapas. De acordo com a secretaria executiva dos Colegiados Ambientais (secex), a Conferencia é um espaço voltado a participação da sociedade no processo de integração, promoção e consolidação de políticas ambientais. Uma das propostas é estimular a participação coletiva, envolvendo representantes dos diversos setores e do poder público.
A SEMA também inova ao implantar, nesta edição, a consulta Virtual Pré-Conferencia, que poderá ser feita até 30 de abril. A etapa é livre, de caráter consultivo, e não elege delegados. O objetivo deste espaço é ampliar a participação dos segmentos nas discussões relacionados aos temas da conferencia.
Informações sobre a 3° Conferencia Estadual de Meio Ambiente, a exemplo da programação e inscrições, podem ser obtidas no hotsite:  WWW.conferenciaestadualdemeioambiente.ba.gov.br.
Imail conferencia@sema.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3115-3800.

Fonte: Ascom/Sema

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SEMMAM combatendo a poluição sonora



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem através deste, informar a toda população de Feira de Santana que o bar e restaurante Freeway Grill foi devidamente advertido e notificado por esta causando transtornos causados a comunidade com seus excessos de som alto durante a semana.
Apos a empresa não atender ao ultimo auto de infração, foi multado em 10000, onde no dia 08/12/2011, o advogado Ivan Dorea da Silva entrou com uma defesa, cuja mesma encontra-se no Departamento de Licenciamento e Fiscalização para oferecer um parecer  técnico e em seguida ser encaminhado para o setor jurídico da SEMMAM.
Devemos esclarecer que a fiscal da SESP, Mariana Oliveira Brandão – em sua ultima inspeção, realizado no dia 18/12/11, constatou a ausência de poluição sonora, porém se o estabelecimento continua poluindo peço que entre em contato com nossa central de denuncias 156 e preste a sua reclamação.
Informamos também que todos os processos de poluição sonora estão a inteira disposição da comunidade para observação. Quem desejar  olhar o andamento do mesmo pode se dirigir a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais SEMMAM, situada na rua Leolinda Bacelar, n° 224, bairro Kalilândia. Telefone para contato: 33229314

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Poluição sonora em residencias será combatido pela SEMMAM



Está ficando cada vez mais difícil combater a poluição sonora em feira de Santana. Na noite do último dia 09, os moradores do bairro Queimadinha, mais precisamente da 1º travessa Ceara estavam bastante insatisfeito com o barulho feito por moradores das casas 30 e 35, que colocaram as caixas de som no meio da rua por todo o dia.

Apesar de contarmos com o apoio da Guarda municipal em nossas ações em bares, restaurantes e casas noturnas o impressionante é que hoje em dia esse tipo de poluição está presente nas casas residenciais, impossibilitando uma ação maior da Secretaria de Meio Ambiente, pois os fiscais não podem adentrar a uma residência sem mandato.

O secretario de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Antonio Carlos Coelho, declarou que o combate a poluição sonora em Feira de Santana em residências será combatido com a intervenção do Procurador Geral do Município e Ministério público. “Para se combater esse tipo de poluição é necessário um ordem judicial para poder entrar na casa de qualquer pessoa e a parti desse momento ficará mais fáceis se aplicar as devidas punições”.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Disque Verde será transferido para a central 156


Apos o Governo Municipal implantar uma central de atendimento 156, que está instalada na sede da SEPREV Secretaria de Prevenção a Violência e atualmente em pleno funcionamento. A Secretaria de meio Ambiente resolveu transferir para o local todas as chamadas do DISQUE VERDE, visando melhor atender a comunidade.

A parti do dia 1° de fevereiro a o número 33229306 será transferido para a central 156, onde funcionários da (SEMMAM) Secretaria Municipal de Meio Ambiente estarão recebendo todas as denuncias. Denuncias se tratando de poluição sonora, visual, atmosférica, hídrica e em fim tudo o que posa agredir o meio ambiente a comunidade poderá usar a linha 156.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Empresa de reciclagem será implantada em feira de Santana



Esteve em visita ao gabinete do secretario Municipal de Meio Ambiente, a senhora Ligia Costa, bióloga e diretora comercial da empresa WM que chega a cidade de Feira de Santana com o intuito de implantar na cidade uma empresa de reciclagem. 

Toda papelada para o licenciamento ambiental já está sendo providenciado para a implantação de uma propriedade que trará benefícios tanto para a comunidade quanto para o Meio Ambiente.

O secretário Antonio Carlos Coelho afirma que uma iniciativa como está chega a Feira de Santana em um momento propicio para o desenvolvimento da cidade. “A empresa será devidamente fiscalizada e após esse período  servirá para dar os fins cabíveis para os resíduos solidos descartados de maneira irregular pela comunidade"