quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Premiação Guardiões do Meio Ambiente


 Fonte: Jornal Noite e Dia

Mais 28 pessoas e instituições foram reconhecidas pelos trabalhos desenvolvidos em prol das questões ambientais no Município de Feira de Santana, na terça-feira (20). O titulo de Guardiões do Meio Ambiente foi concedido pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).

O comandante do 1º Batalhão da Policia Militar de Feira de Santana (1º BPM, coronel Martinho Antonio Nunes, Movimento Água é Vida, Serviço Social de Comercio (Sesc) e a Guarda  Civil Municipal tiveram suas ações e atividades de preservação ambiental reconhecidas. Durante a solenidade de entrega dos títulos, o secretário de Meio Ambiente Antonio Carlos Coelho destacou o trabalho desenvolvido pelos servidores do órgão e assegurou que a secretaria irá se empenhar ainda mais na questão da preservação do meio ambiente. “A SEMMAM tem uma equipe que vem colaborando e desenvolvendo uma política ambiental como o propósito de oferecer melhor qualidade de vida”, ressaltou.

O coordenador do programa e diretor do Departamento de Educação Ambiente do Município, Horacio Amorim medrado, falou sobre a importância dos Guardiões do Meio Ambiente. “Essa premiação é uma forma de chamar a atenção de toda sociedade para que siga o mesmo exemplo. Feira de Santana é a única cidade do Nordeste que tem um programa de educação ambiental em plena atividade e que tem produzido resultados bastante significativos”, afirmou.

Dentre as ações desenvolvidas pela SEMMAM foram destacadas: O programa Quartas Ambientais, a realização de palestras, exposições itinerantes, visitas técnicas, seminários, caminhadas ecológicas, caravanas ecológica, oficinas, desfiles ecológicos, mini-curso- de educação ambiental, exposição de vídeos e plantio de árvores.

O prefeito Tarcízio Pimenta, por sua vez, parabenizou aos trabalhos dos servidores da SEMMAM e ressaltou a importância da iniciativa com a finalidade de estimular a preservação do meio ambiente. “È uma secretaria que a cada dia avança no seu compromisso e que ganhou a visibilidade da sociedade de uma forma bastante positiva. A SEMMAM hoje promove projetos importantes e assumiu uma postura bastante corajosa, que é a luta em defesa da preservação ambiental”, pontuou.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Natal sustentável com decoração reciclável



A decoração natalina na Praça da Kalilândia com materiais recicláveis foi ornamentada de forma criativa com garrafas pets. A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, pretende conscientizar a todos sobre a importância da reutilização daquilo que seria descartado e foi reaproveitado como objeto de decoração na cidade.

Antonio Carlos Coelho, secretário de Meio Ambiente, disse que em media cerca de 500 toneladas de lixo são recolhidos por dia em Feira de Santana, destes 40% são plásticos, papeis e vidros que poderia ser reciclados e reaproveitados, portanto, “seremos os formigões das reciclagens, iremos tentar implantar esta consciência”, disse o secretário.

A coleta seletiva, além de cuidar a preservação do meio ambiente, ajuda a melhorar a qualidade de vida de famílias que trabalham na reciclagem.

Secretaria de Meio Ambiente será ampliada



A secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Feira de Santana criada pelo projeto de Lei 2.846 de março de 2008 e inaugurada há pouco mais de um ano, em 18 de outubro de 20010, vai ser ampliada. Um anexo será criado e novos funcionários serão contratados mediante a aprovação em concurso público, que teve prazo de inscrição prorrogado até a próxima sexta-feira (23).

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho, o número de servidores que atuam na secretaria é insuficiente para atender á demanda. “Atualmente, trabalhamos com 72 funcionários, mas precisamos de outros para que o trabalho desempenhado pela SEMMAM seja realizado com maior eficiência e celeridade”, afirmou o secretario.

Segundo o secretário, a contratação desses novos profissionais torna-se relevante por serem ligados a áreas especificas de total necessidade da Secretaria (engenharias agrônoma e ambiental e da área biológica). “Com a contratação de engenheiro agrônomos, engenheiros ambientais e biólogos ocorrerá um aumento no setor produtivo. As novas contratações dos serviços públicos irão aumentar as atividades da SEMMAM”, ressaltou.

A Câmara de Vereadores, em 13 de dezembro, aprovou por unanimidade o projeto de Lei Complementar (PLC) de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a alteração na estrutura da Secretaria de Meio Ambiente. Com a aprovação do PLC, a Secretaria se prepara para acolher os novos profissionais, que só poderão atuar a partir de 2012.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Premiação Guardiões do Meio Ambiente



Mais 28 pessoas e instituições foram reconhecidas pelos trabalhos desenvolvidos em prol das questões ambientais no Município de Feira de Santana, na noite desta terça-feira (20). O título de Guardiões do Meio Ambiente foi concedido pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), durante solenidade realizada na Gelateria Italiana.

O evento contou com as presenças do prefeito Tarcízio Pimenta, secretários municipais José Raimundo Pereira de Azevedo (Educação); Wagner Gonçalves (Fazenda); Flailton Frankles (Transportes e Trânsito), ambientalistas e professores. Entre os homenageados com o título de Guardiões do Meio Ambiente, escolas municipais (7), estaduais (2) e particulares (2), representantes de organizações não governamentais, órgãos públicos e imprensa. 

O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar de Feira de Santana (1º BPM), coronel Martinho Antônio Nunes, Movimento Água é Vida, Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Guarda Civil Municipal também tiveram suas ações e atividades de preservação ambiental reconhecidas.

Durante a solenidade de entrega dos títulos, o secretário de Meio Ambiente Antonio Carlos Coelho destacou o trabalho desenvolvido pelos servidores do órgão e assegurou que a Secretaria irá se empenhar ainda mais na questão da preservação do meio ambiente. “A SEMMAM tem uma equipe que vem colaborando e desenvolvendo uma política ambiental com o propósito de oferecer melhor qualidade de vida”, ressaltou. 

O coordenador do programa e diretor do Departamento de Educação Ambiental do Município, Horácio Amorim, falou sobre a importância dos Guardiões do Meio Ambiente. “Essa premiação é uma forma de chamar a atenção de toda a sociedade para que siga o mesmo exemplo. Feira de Santana é a única cidade do Nordeste que tem um programa de educação ambiental em plena atividade e que tem produzido resultados bastante significativos”, afirmou.

Dentre as ações desenvolvidas pela SEMMAM foram destacadas: o programa Quartas Ambientais, a realização de palestras, exposições itinerantes, visitas técnicas, seminários, caminhadas ecológicas, caravana ecológica, oficinas, desfile ecológico, mini-curso de educação ambiental, exibição de vídeos e plantio de árvores.

O prefeito Tarcízio Pimenta, por sua vez, parabenizou os trabalhos dos servidores da SEMMAM e ressaltou a importância da iniciativa com a finalidade de estimular a preservação do meio ambiente. “É uma Secretaria que a cada dia avança no seu compromisso e que ganhou a visibilidade da sociedade de uma forma bastante positiva. A SEMMAM hoje promove projetos importantes e assumiu uma postura bastante corajosa, que é a luta em defesa da preservação ambiental”, pontuou.







terça-feira, 20 de dezembro de 2011

III Conferência Municipal de Meio Ambiente promovida pela Semmam



stratégias em prol da causa ambiental, como ações de preservação, conscientização e educação foram discutidas, na quinta-feira (15), durante III Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento foi realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e contou com a participação de representantes da sociedade civil, ONGs, autoridades políticas e militares.

Durante solenidade de abertura da Conferência, realizada no auditório do Ceteb, na avenida Senhor dos Passos, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância do debate sobre a questão ambiental e parabenizou a equipe da Semmam pelo trabalho desenvolvido ao longo destes anos.

“Infelizmente muitos ainda tratam a questão ambiental como um empecilho para concretização de projetos. Mas, o Governo não pode avaliar esta questão com medo ou receio de desagradar. E sim agir e investir para garantir o bom equilíbrio do meio ambiente e, consequentemente, melhores condições de vida aos cidadãos”, destacou o prefeito.

Para o secretário municipal da Semmam, Antonio Carlos Coelho, a participação da sociedade é fundamental para o sucesso das ações realizadas para preservação da fauna e da flora, combate a todos os tipos de poluição, dentre outras. “A Secretaria tem atuado junto à sociedade, em escolas, empresas, para garantir o equilíbrio do meio ambiente. Esta Conferência é uma excelente oportunidade para que estes temas sejam debatidos”, afirmou.

A necessidade de criação de políticas públicas e o reforço das atividades educacionais foram enfatizados pelo diretor do Departamento de Planejamento e Educação da Semmam, Horácio Amorim. “O Governo Municipal está de parabéns pelo empenho em incentivar a consciência socioambiental. O meio ambiente deve ser discutido por todos os segmentos sociais para, que assim, possamos fazer valer que está previsto na Constituição Federal, que é um ambiente preservado, adequado para vivência e bem equilibrado”, enfatizou.

Na programação foram discutidos temas como “Fortalecimento da educação ambiental e do exercício da cidadania”; “Preservação, conservação e uso dos recursos naturais”; “Melhoria da Gestão e do acesso aos recursos naturais”; “Ampliação da oferta de serviços de saneamento básico”; e “Prevenção e enfrentamento às causas e efeitos das mudanças climáticas: desertificação, seca, riscos e desastres ambientais”, dentre outros.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Conferência do Meio Ambiente no dia 15



Levantar propostas para aprimorar as condições do meio ambiente em Feira de Santana. Este é o principal objetivo da Conferência Municipal do Meio Ambiente, a ser realizada no dia 15. O evento vai acontecer das 8h às 17h, nas instalações do Ceteb, situado na avenida Senhor dos Passos.

Na etapa municipal da III Conferência Estadual, a sociedade feirense vai levantar sugestões e encaminhá-las para a Conferência Territorial, que acontece em Feira de Santana no próximo ano.
"Será a oportunidades de os participantes darem sugestões para o Estado promover a conservação do meio ambiente", afirma o presidente da comissão organizadora da Conferência do Meio Ambiente, Horácio Amorim.

O encontro terá nove salas temáticas para discutir diferentes pontos, dentre eles a "Preservação, conservação e uso dos recursos naturais"; "Melhoria da Gestão e do acesso aos recursos naturais"; "Ampliação da oferta de serviços de saneamento básico"; e "Prevenção e enfrentamento às causas e efeitos das mudanças climáticas: desertificação, seca, riscos e desastres ambientais".

As outras cinco salas vão trazer discussões acerca do "Fortalecimento da educação ambiental e do exercício da cidadania"; "Elevar a capacidade institucional e estabelecer sistemas interativos de gestão e controle"; "Incentivos a estudos e pesquisas voltadas às práticas de uso sustentável dos recursos naturais"; "Discussões e perspectivas da Conferência Rio+20"; e "Controle e sustentabilidade ambiental rural".

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam). A comissão da Conferência é formada por representantes da Semmam, Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Centro das Indústrias de Feira de Santana (Cifs), Organização Não-Governamental (ONGs) ambientalistas e Câmara Municipal de Vereadores.