segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aterro da Viva Ambiental segue normas legais

Não há qualquer irregularidade quanto às normas previstas nas legislações Municipal, Estadual e Federal na construção do novo aterro sanitário em Feira de Santana, de responsabilidade da empresa Viva Ambiental. Quem garante é o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Antônio Carlos Daltro Coelho.
De acordo com o secretário, a implantação do equipamento, no bairro Nova Esperança, não somente atende às exigências legais, como tem sido monitorada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). O licenciamento ambiental foi concedido em 15 de julho deste ano, em conformidade com a Lei 41/2009.
Ainda segundo Antônio Carlos Coelho, o processo ocorreu em consenso com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema). “Não existe nada de errado. A equipe da Semmam tem o cuidado e a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento de todos os critérios exigidos por lei”, destaca.
Dentre as exigências à empresa construtora do aterro estão o monitoramento do lençol freático, das águas superficiais e da emissão de poluentes atmosféricos, instalação de dispositivos de drenagem do chorume, evitando infiltração e livre escoamento do líquido para cursos d’água, dentre outras.
Quanto à competência para emissão da licença ambiental, o secretário lembra que desde 2009 o município e o estado aderiram ao sistema de Gestão Ambiental Compartilhada. Com a municipalização, o serviço se tornou mais ágil, desburocratizando o sistema e reduzindo de até dois anos para no máximo um mês o prazo para conclusão do processo.

Quartas Ambientais chama atenção para mudanças climáticas

 
“Desenvolvimento e Natureza: Um alerta verde em Feira de Santana” foi o tema da 12ª edição do Projeto Quartas Ambientais, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (26) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O evento é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), através do Projeto Guardiões do Futuro.
Durante o encontro, a professora titular do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana, Marjorie Nolasco, chamou a atenção dos participantes para a responsabilidade local quanto às mudanças relativas ao clima nas cidades.
"O processo de verticalização que vem sofrendo as cidades promovem barreiras físicas para o vento. Isso modifica o processo de circulação do ar, o que vai resultar no aquecimento”, destacou.
Houve também mesa redonda com os temas: Agrotóxico e Saúde; Os desafios dos resíduos sólidos, Caminhos e Parcerias abordados pelos palestrantes Flavia Ferreira, da Universidade Federal da Bahia; Aurea Chateubriand da equipe de Educação Ambiental (UEFS) e Eduardo Macário, da Secretaria de Meio Ambiente, respectivamente.
Participaram do evento representantes do Serviço Nacional da Indústria (Senai), Corpo de Bombeiros, 35 BI, além das faculdades UNISA, FTC, Anhanguera (UNIDERB), Uniasselv, FAN e Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Escola Maria Antônia da Costa foi a grande vencedora da Gincana Ecológica




A vencedora da 1ª edição da Gincana Ecológica foi definida na tarde desta sexta-feira (21). A Escola Maria Antonia da Costa foi a grande campeã da competição ambiental, enquanto a Escola Erasmo Braga foi a segunda colocada. O encerramento do evento reuniu estudantes das sete escolas municipais e estaduais que participaram da competição no Ginásio Municipal de Esportes Joselito Amorim.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental, Horácio Amorim, acredita que o objetivo da gincana foi alcançado. “Temos muito a celebrar com a realização desta grande aula de Meio Ambiente. Através destas atividades os estudantes começaram a criar uma consciência ambiental, por isso o resultado esperado foi amplamente obtido”, comemora.

Os estudantes da escola Maria Antonio da Costa, campeã da competição ambiental, foram premiados com uma viagem a Salvador para visitar o Zoológico e Museu da Eletricidade. Para a vice campeã, a Escola Erasmo Braga, também será proporcionada uma viagem ao Zoológico.
As demais escolas realizarão visitas educativas a pontos turísticos de Feira de Santana, como o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, Museu Parque do Saber, Observatório Antares, dentre outros. 

Iniciada no dia 21 de setembro, a Gincana Ecológica realizou diversas provas, dentre elas o recolhimento de 120 mil garrafas pet, 257 litros de óleo de cozinha e plantação de 200 mudas de árvores.

As garrafas foram encaminhadas à Associação Ecológica Buriti, e serão utilizadas na construção de uma casa sustentável, enquanto o óleo usado será destinado Projeto Água é vida, que possui uma parceria com a Petrobras.
 

SEMMAM notifica empresa que esteve transportando material de maneira irregular na cidade




Uma explosão aconteceu no fim da manhã de ontem na Avenida Eduardo Fróes da Mota, Avenida de Contorno, nas proximidades do bairro Tomba: um caminhão carregado de produtos inflamáveis estava transportando o material de maneira irregular fora das normas brasileira da segurança do trabalho. 

Os riscos à saúde para quem estava presente ou nas proximidades do local são, a princípio, insuficiência respiratória e ardência nos olhos. A carga estava indo pra Recife e o motorista do caminhão não estava presente, mas foi informado do caso e não quis falar sobre o assunto.

O diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Roberto Dias, falou das medidas que seriam tomadas. “O que nós vamos fazer é remediar. Nós estamos fiscalizando a área pra que a empresa retire o material, que está contaminando o solo, e o leve pra uma empresa adequada e faça o tratamento desses produtos. Esse material não pode continuar aqui, ele tem que ser colocado em local fechado e feito o tratamento dele”, afirmou.

O diretor falou ainda que a seguradora é quem tem que  arcar com toda remoção do produto do local. “A seguradora vai arcar com toda a remoção desse material para que ele seja incinerado. Já entramos em contato com a empresa e estamos aguardando a seguradora que vai fazer todo o procedimento de desobstrução do local, em respeito ao Meio Ambiente prevenindo riscos, e sem contar que nós estamos perto de um cilindro de gás. Temos que fazer a remoção desse produto imediatamente”, falou.
.
 De acordo com o coordenador de Planejamento Operacional da Defesa Civil, Luiz Américo Soares, os produtos eram altamente perigosos. “Nós recebemos um comunicado do Corpo de Bombeiros dizendo que havia acontecido uma explosão. Ao chegarmos ao local detectamos produtos altamente inflamáveis que estavam sendo transportados sem nenhuma segurança, totalmente fora das normas brasileiras de segurança do trabalho” contou.

SEMMAM combate a poluição sonora em parceria com órgãos da cidade



Seis condutores que infringiram o limite de decibéis em som deveículos foram encaminhados à 2ª Delegacia na noite deste sábado(22). Este foi o saldo da Operação “Sossego”deflagrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais(Semmam),Superintendência Municipal de Trânsito (SMT),   Polícia MilitarPolícia Civil, Ministério Público, 3ªCircunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e Guarda Municipal.

As infrações foram registradas nos bairros Jardim Sucupira,Kalilândia e BaraúnasNa mesma noite as equipes percorreram aQueimadinhaJardim Cruzeiro e conjunto Feira IX até a meia-noitedeste domingo (23). Na delegaciainforma o superintendente deTrânsitoDenílson Santiago, foi lavrado o termo circunstanciado e aSMT expediu a notificação.

“Se transformada em multasão descontados cinco pontos naCarteira Nacional de Habilitação (CNHmais o pagamento da multano valor de R$ 127”, explica o superintendenteacrescentando que“a operação tem a finalidade de tornar a cidade mais tranquila nosfinais de semana e à noite que toda população não suporta maiscom o som alto e sempre reclama”.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

http://horacioamorim.blogspot.com/2011/09/cippalencois-apreendeu-caminhao-com.html

Por Tenente PM Shannon Okazawa Alves Sanches


Após recebimento de denúncia, a Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis) apreendeu na madrugada de quinta-feira (08 de Setembro), às 03h30min, na localidade de Tanquinho, às margens da BR-242, em Lençóis, um caminhão com uma carga ilegal de madeira nativa. O motorista do caminhão não apresentou documento que comprovasse a idoneidade da madeira, por isso todos foram conduzidos para a Delegacia de Proteção ao Turista de Lençóis. Os atos também foram comunicados ao promotor de Meio Ambiente da região. A Operação que recebeu apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) foi iniciada às 18h00min.

COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - CIPPA/Lençóis

"Protegendo os Ecossistemas do Centro e do Oeste Baiano"

Fonte: Blog de Horacio Amorim

12ª Edição das Quartas Ambientais

Realizada 3° tarefa da Gincana Ecológica de Feira de Santana




Na manha do ultimo dia (14), foi realizada a 3° tarefa da Gincana Ecológica, onde os alunos das 7 escolas participantes tinham que arrecadar o maior número de óleo de cozinha usado. As escolas cumpriram a tarefa e conseguimos arrecadar aproximadamente 150 litros de óleo que foram encaminhados para o projeto Água e Vida com a finalidade de ser transformado em biocombustivel e emcaminhado a empresa Petrobras.

A professora Rita Adriana fala sobre a importância desse trabalho. “O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia causa entupimentos. Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada. Os alunos ficaram bem interessados com o trabalho apos saber os danos que eles podem causar ao meio ambiente praticando o descarte indevido”, avalia.

Eduardo Nascimento, aluno da 4° serie fala que todas as atividades que está sendo desenvolvida pela Gincana são bem importantes para os adultos e crianças saber como cuidar do Meio Ambiente. “Eu gostei muito de arrecadar garrafas porque vamos construir uma casa sustentável e o óleo é importante porque vai tirar do ambiente um produto prejudicial ao Meio Ambiente”, salienta.
As próximas tarefas da Gincana serão realizadas no Ginásio Municipal Joselito Amorim, onde de lá sairão os vencedores da I Ecogincana do município de Feira de Santana, realizado pela Secretaria Municipal de meio Ambiente.




sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Gincana Ecológica recolhe garrafas pet

Gabriel Santana, 9 anos

Na manha de ontem foi realizada a 2º tarefa da I Gincana Ecologia de Feira de Santana, promovida pela SEMMAM (Secretária Municipal de Feira de Santana), a tarefa do dia foi recolher todas as garrafas e latinhas arrecadadas pelas 7 escolas envolvidas no evento. Os alunos se encantaram ao saber que as garrafas arrecadadas serviriam para a construção de uma casa ecológica que será construída numa cidade próxima a São Gonçalo Dos Campos.
 Será usada na construção do projeto cerca de 80 a 120 mil garrafas pet e depois de finalizada, a Casa Ecológica deverá abrigar pessoas e entidades ligadas à educação ambiental no município.
A professora da escola Luis Alberto, Leia Borges, falou que a comunidade se envolveu grandiosamente na realização da tarefa. “os alunos estão muito feliz em participar da gincana, eles se envolveram mesmo para arrecadar as garrafas e creio que por isso so a nossa escola arrecadou cerca de 4000 garrafas”, informou.
 O estudante Gabriel de Santana, 9 anos, demonstrou-se sensibilizada quanto à questão do reaproveitamento de materiais. “Reciclar é importante tanto para o desenvolvimento da cidade quanto para o do mundo, não vou mais parar de reciclar porque ajuda também a cidade ficar limpa. Estou muito feliz por saber que essas garrafas irão ajudar na construção de uma casa”, disse.
.De acordo com Horácio Amorim, diretor do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Semmam, as sete escolas participantes da I Gincana Ecológica estão confeccionando brinquedos e vestimentas com produtos recicláveis como uma das provas também da competição.