sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SEMMAM prestigia chegada da primavera




A estação mais florida do ano começou hoje (23), e para comemorar a chegada da primavera a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) irá realizar um evento na Escola Municipal Antonio Carlos Coelho, no bairro do Santo Antonio dos Prazeres uma atividade para prestigiar a chegada da estação.
No dia 30/09 ás 9 horas haverá o hasteamento da bandeira onde o prefeito Tarcízio Pimenta e os secretários Antonio Carlos Coelho estarão prestigiando o evento, e para abrilhantar o acontecimento a banda do 1° BPM (Batalhão da policia Militar) tocará os devidos hinos.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho, ocorrerá o plantio de árvores nas dependências da escola e vídeos ecológicos que serão ministrados pelo diretor do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental (DPEA), Horacio Amorim. “Ás 14 horas os alunos deverão fazer um passeio no Parque da Cidade com professores e coordenadores da escola citada”, informa.

As secretárias da cidade estão aderindo à consciência ecológica



Em reunião com o prefeito Trcízio Pimenta o secretário de meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho propôs que as secretarias da cidade utilizassem papel reciclado em todos os seus departamentos. A proposta foi enviada a Secretaria de Administração que autorizou a compra desses papeis.
A reciclagem de papel é de extrema importância para o meio ambiente, quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. ”Não podemos esquecer também, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel”, avalia Antonio Carlos Coelho, secretário de Meio Ambiente do município.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fotos do Dia da Àrvore


SEMMAM comemora Dia da Árvore plantando 150 mudas por toda a cidade

As comemorações pelo Dia da Árvore em Feira de Santana foram marcadas pelo inicio da I Gincana Ecológica e o plantio de 150 árvores em todos os bairros da cidade, o grupo de fanfarra do Dispensário Santana participou do evento tocando o Hino Nacional e a Feira de Santana. Na oportunidade o prefeito e os diretores da empresa Scoppel Leonardo Bucatti e Jorge Amilton Helito plantaram árvores nas mediações da sede da Semmam. 
 “Essas mudas são cedidas pela Semmam e os moradores do bairro assumirão o compromisso de dar manutenção a essas árvores para que elas de desenvolvam”, explica Antonio Carlos Coelho. O secretário ressalta que o plantio das árvores é feito a partir de parcerias entre a Semmam e a iniciativa privada.
“Todas as árvores que plantamos recebem um gradio, que é um material doado pelas empresas parceiras e que cumprem compensação ambiental, e tem a função de proteger as mudas. São ações executadas dentro do projeto Guardiões do Meio Ambiente, desenvolvido com alunos da rede municipal e estadual”, frisou Coelho.
O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância das parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada em prol do meio ambiente. “A classe empresarial é fundamental no desenvolvimento da cidade. E quando existem parcerias como essa quem ganha é a sociedade. Promover o verde, fazer com que o nosso ar fique mais puro é algo fundamental. Serão duas mil árvores plantadas na cidade até 2012”, destacou Tarcízio.

Scoppel doa 500 mudas de árvore para a SEMMAM

Mais de duas mil árvores deverão ser plantadas em Feira de Santana até 2012. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Antonio Carlos Coelho, na manhã desta quarta-feira (21), durante o evento que marcou as comemorações pelo Dia da Árvore. Por conta desse pronunciamento os representantes da empresa SCOLPEL doaram 500 mudas de planta para ajudar no projeto.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho, a medida se plantar árvores na cidade tem um valor inestimável para a secretaria principalmente porque quem cuida das árvores plantadas são as pessoas da comunidade. “O DPEA (Departamento de Planejamento e Educação Ambiental) faz um brilhante trabalho de educação ambiental nas comunidades dessa maneira podemos viabilizar o plantio dessas espécies dando à sociedade a missão de cuidar e preservas o que estaremos plantando’, salienta.
Os representantes da empresa SCOLPEL, Leonardo Ducatti e Jorge Amilton, avaliam a iniciativa da secretaria como muito importante para uma cidade do porte de Feira de Santana. “A secretaria de Meio Ambiente está de parabéns no que diz respeito a trabalhos de educação ambiental com a comunidade, essa iniciativa de plantar árvores para que a sociedade cuide das mesmas não faria efeito algum se o trabalho de conscientização não estivesse sendo trabalhado com as pessoas”, avalia.
“A secretária de Meio Ambiente plantou algumas árvores no meu bairro para que a comunidade cuidasse e hoje está completando um ano desse plantio. O trabalho que a SEMMAM desenvolve está contribuído grandemente com a consciência ecológica dos moradores do local”, destaca Ana Carla Santos, moradora  do bairro Jardim Cruzeiro.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

. Feira de Santana poderá receber uma escola verde



Na ultima feira ecológica realizada na cidade de Camaçari no período de 31 a 07 de setembro, o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho e o diretor do Departamento de Educação Ambiental, Horacio Amorim poderam visitar a feira e conhecer além de  1° escola construída ecologicamente do mundo.

A escola estadual Erich Walter está localizada na cidade de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi a 1° escola se outras 40 escolas a ser escolhida como a escola verde do país.
Apos esse momento o secretario de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho teve a iniciativa de mostrar essa proposta para o prefeito Tarcízio Pimenta, onde foi escolhidas algumas empresas para analisar o projeto de implantação de uma escola dessa na cidade.
Tendo em vista que Feira de Santana já precisa se enquadrar no meio de uma cidade sustentável, será de estrema importância para a sociedade que nosso projeto seja aceito e realizado.


A SEMMAM fará plantio de 160 mudas de planta em comemoração ao dia da árvore


 
Em razão da greve das escolas municipais de ensino na cidade de Feira de Santana, a Gincana Ecológica que aconteceria no dia 1° de setembro foi adiada para dia 21. Por conta disso a primeira tarefa a ser realizada será o plantio de 160 mudas de árvore em escolas da rede municipal e em mediações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 O evento contará com a presença do secretário Municipal de meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho e do Prefeito Tarcízio pimenta, para ampliar os festejos em homenagem ao dia da árvore, a Fanfarra do Dispensário Santana se apresentará no inicio das comemorações.
“O dia da árvore é uma data muito importante, pois despertar a consciência da preservação e cuidado com as espécies da cidade, podendo assim despertar a consciência tanto dos jovens quanto para os adultos”, salienta Antonio Carlos Coelho.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Participe do festival e ainda ajude o meio ambiente


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o objetivo de sensibilizar crianças e adultos para a adoção de praticas sustentáveis está apoiando a 4° edição do Fenatifs que chega a cidade com o intuito de cultivar a alegria das crianças com espetáculos nacionais, shows, atividades formativas e de estimulo a reflexão critica do fazer teatral. Além disso, o evento conta com a participação de espetáculos do Circuito Belgo Bekaert Nordeste.
INGRESSOS:
Espetáculo Mostra Nacional e Interior Nordeste:
♦ Público em geral: R$ 8,00 (Meia Promocional) + 1 garrafa pet (2L)
♦ Escolas Particulares: R$ 7,00 + 1 garrafa pet (2L) por aluno (mediante agendamento prévio)
♦ Escolas da Rede Pública: Entrada: 2 Garrafas pet por aluno (mediante aviso prévio)
♦ Teatro itinerante e de rua: Gratuitos para a comunidade
Espetáculos da Mostra Juvenil: 1 kg de alimento+2 pets (2L)
Espetáculos da Mostra Mirim: 1 muda de árvore da Mata Atlântica (vendas: Teatro do CUCA e Shopping Boulevard )
Shows: 1 Kg de alimento

Sustentabilidade: As mudas de árvores serão doadas ao Parque da Cidade e à Lagoa do Subaé, os materiais recicláveis à Fundação Buriti para a construção da sua Estação Ecológica, e os alimentos para instituições beneficentes.

Acesse o site e confira a programação completa: www.ciacucadeteatro.com.br


Apesar de cair em julho, desmatamento será maior este ano.


Em julho, a Amazônia perdeu 93 quilômetros quadrados (km²) de floresta, de acordo com levantamento do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Em relação a julho de 2010, quando os satélites observaram 155 km² de desmate, a redução foi 40%. Apesar do desmatamento menor em um mês considerado crítico, por ser o auge do período de seca (o que facilita a derrubada), a tendência é que a taxa anual seja maior este ano.

A área desmatada entre agosto de 2010 e julho de 2011 (período de doze meses do calendário oficial do desmatamento) ficou em 1.628 km², 9% maior que o total registrado no período de 12 meses imediatamente anterior (agosto/2009 a julho/2010), de 1.488 km². Os números da organização não governamental repetem a tendência apontada pelo sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que também registrou queda do ritmo de desmate em julho e aumento no acumulado dos últimos doze meses.

A taxa anual de desmate é calculada por outro sistema do Inpe, o Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que é mais preciso por avaliar áreas menores. No entanto, apesar da metodologia diferente, a avaliação do Deter costuma antecipar os resultados do Prodes. Em 2010, a área derrubada foi de 6.451 km², a menor registrada pelo Inpe desde o começo do monitoramento, em 1988.

Em julho, segundo os dados do Imazon, o estado que mais desmatou foi o Pará, com 38,5 km² a menos de floresta no período, seguido por Mato Grosso, com 21 km². Em Rondônia, os novos desmatamentos atingiram uma área total de 16,5 km² e, no Amazonas, 13 km². Amapá, Acre e Tocantins também registraram derrubadas.

Além do corte raso (desmatamento total), o levantamento do Imazon também mede a degradação florestal, que considera florestas intensamente exploradas por atividade madeireira ou atingidas por queimadas. Em julho, a degradação avançou 116 km². O estado com maior área degradada no período foi Mato Grosso, com quase 60% do total registrado.

Considerando o calendário oficial do desmatamento, a degradação florestal atingiu 6.389 km² de áreas nativas, aumento de 241% em relação ao período anterior (agosto de 2009 a julho de 2010), quando os desmatamentos destruiram 1.873 km² de cobertura florestal.

Professores participam de capacitação em educação Ambiental


Professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana estiverão participando de um Curso de Capacitação em Educação Ambiental, promovido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Via - Bahia, representada pela Ambiens.
 O evento teve início na manha da ultima Segunda-Feira (05) e foi encerrado na manha do dia  (06). O primeiro módulo abordou temas como: Boas Práticas Ambientais, que está dividido da seguinte forma: a) Panorama Ambiental Mundial; b) Panorama Ambiental Brasileiro; c) Questões Ambientais Atuais; d) Agenda 21; e) Cenário Ambiental Local; f) Saída de Campo/ aula prática (Visita à Lagoa Subaé).
O curso foi ministrado pela Dra. Ana Paula Giorgi e M. Sc. Patrícia Lopes, com participação do Prof. Horacio Amorim, do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da SEMMAM, sendo previstos  mais três módulos que deverão ser realizados provavelmente nos meses de Novembro de 2011, Fevereiro e Maio de 2012.
 De acordo com Horacio, um dos objetivos do evento é possibilitar a construção de novos conhecimentos sobre as questões socioambientais “esperamos que as reflexões construídas durante a capacitação sejam transbordadas tanto nas escolas como nas comunidades e que contribuam com a formação de sujeitos mais conscientes em relação à conservação dos nossos recursos naturais", destaca.
Nesta primeira etapa o curso conta com a participação de representantes de aproximadamente 25 escolas municipais e 08 (oito) membros de organizações não-governamentais, além da SEMMAM e da Secretaria Municipal de Educação.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Relatório Anual de Atividades Departamento de Licenciamento e Fiscalização Divisão de Fiscalização

  O CONDEMA (Conselho Municpal de Defesa do Meio Ambiente), desde 2009 até agosto de 2011 aprovou 42 pedidos de licenciamento ambiental, (Licença de Operações). Segue em anexo tabela de atuações.



Produtividade da
Divisão de fiscalização
Mês: Agosto 2011
Fiscal/Técnico
Denuncias/Aut./Par.
Lic Atendidas
Notificações
Expedidas
Auto de Infrações
Autorizações Diversas
Adriel Rolim
20
05
00
05
Cléa Gomes
97
24
19
15
Elizabeth Pirõpo
73
37
00
17
Jailma G
21
04
00
02
Mariana
50
09
02
04
Patrícia Teixeira
24
04
01
04
TOTAL GERAL
285
83
22
47

Resultado Mês a Mês
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
228
228
227
290
297
184
268
285

Acumulado do ano
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
288
456
683
973
1270
1454
1722
2007

SEMMAM irá apurar denuncia contra hospital Unimed


A secretaria municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), recebeu da coordenação do núcleo de fiscalização da (SESP) Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a denúncia de que Luiz Gama, funcionário da empresa Viva Ambiental foi cortado por resíduos hospitalares descartados de maneira irregular pelo hospital Unimed, situado na Avenida João Durval Carneiro, no bairro do caseb.
 O lixo hospitalar, sempre se constituiu um problema sério para os Administradores Hospitalares, devido principalmente a falta de informações o seu respeito, gerando danos aos servidores que precisam manusear esse tipo de lixo. Por conta disso a Viva Ambiental está tomando as providencias cabíveis para o problema.
O secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho, discorreu que esse tipo de denuncia deve ser analisada com o máximo de cuidado possível. “A SEMMAM está de olho em qualquer crime ambiental, e para isso ela está disponibilizando a sua equipe de fiscalização para apurar as denúncias, caso seja comprovada a irregularidade as medidas cabíveis deverão ser adotadas”, declara.